Início » Brasil » Política » Ricardo Teixeira e as suas verdades
Polêmico

Ricardo Teixeira e as suas verdades

Há 22 anos na presidência da CBF, cartola não mede suas palavras para se defender de acusações

Ricardo Teixeira e as suas verdades
Teixeira: 'Em 2014, posso fazer a maldade que for' (Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Polêmico pelas suas afiadas declarações quando seu nome entra na berlinda, Ricardo Teixeira nunca escondeu que sua melhor defesa está na ponta da língua. Seja sobre o suposto lobby para trazer a próxima Copa do Mundo para o país, ou mesmo assuntos do passado, como o voo da muamba de 1994, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sempre usa a palavra certa para sair do foco destas e outras acusações.

Em entrevista à revista Piauí, o mineiro de nascença e carioca de coração, que trabalhava no mercado financeiro antes de ingressar no mundo do futebol, rebateu, com suas verdades, alguns ataques de cartolas e jornalistas. E prometeu ‘maldades’ para o Mundial que acontecerá no país daqui a três anos.

“Em 2014, posso fazer a maldade que for. A maldade mais elástica, mais impensável, mais maquiavélica. Não dar credencial, proibir acesso, mudar horário de jogo. E sabe o que vai acontecer? Nada. E sabe por quê? Porque eu saio em 2015. Aí, acabou”.

Confira outras respostas polêmicas de Teixeira na entrevista.

Sobre a acusação de David Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol, de que Teixeira lhe pediu dinheiro para que a Inglaterra sedie a Copa de 2018: “Este Triesman está tendo que se explicar na Justiça como gastou 50 milhões de dólares, sendo 15 do governo, na candidatura da Inglaterra. (…) É uma quantia absurda, não se explica. Nós gastamos 3 milhões de reais e levamos 2014. Eles não engolem isso, percebe?

Sobre a acusação do jornalista Andrew Jennings, do programa Panorama da BBC, de que Teixeira outros dirigentes da Fifa recebram 100 milhões de dólares, nos anos 90, de uma empresa de marketing esportivo para conceder transmissão de jogos: “Eu não era nem do Comitê Executivo nessa época, iam me subornar pra quê? (…) A BBC é estatal, é do governo, entende? É interesse do governo inglês anular a escolha da Rússia e tirar o Brasil do páreo, por que eles acham que podem nos substituir na última hora. É tudo orquestrado, percebe?”

Sobre o voo da muamba, de 1994 — Teixeira era acusado de pressionar funcionários da alfândega a liberar 17 toneladas de compras da Seleção que voltava da Copa nos EUA (o caso foi arquivado neste ano):“Falaram que eu tinha trazido material contrabandeado. Agora, sabe por que isso tudo aconteceu? Porque não deixei que a imprensa entrasse no avião, e porque o secretário da Receita, Osíris Lopes Filho, ia ser demitido. (…) Aí foi tudo armado. Descemos no aeroporto, o povo da Receita falou para deixarmos as bagagens, que eles iam guardar e dali a três dias devíamos voltar para pegar. A CBF pagaria todo o imposto, como pagou depois, mas o Osíris armou para mostrar serviço, posou de arauto da moralidade, a imprensa comprou a história e nós nos danamos”

Sobre a mudança de horário nos jogos da Seleção para às 19h45 quando a Globo exibia reportagens contra a CBF (como sobre a CPI da Nike, tema de um Globo Repórter em 2001): “Pegava duas novelas e o Jornal Nacional. Você sabe o que é isso?” (se referindo a perda de anúncios no horário nobre).

Sobre as reportagens contra ele exibidas pela Rede Record: “Quanto mais tomo pau da Record, fico com mais crédito na Globo”.

Sobre as críticas quanto às obras para a Copa de 2014: “Olha a merda que foi a Copa na França: a Seleção jogou em um estádio de 27 mil lugares, ficamos concentrados no meio do nada. E algum jornalista reclamou? Não, né? Afinal, estavam indo para Paris”.

Sobre a CPI da Nike, que investigava o contrato de patrocínio da CBF feito com a empresa: “Aquilo só aconteceu para abafar a CPI do Eduardo Jorge: ela estava pronta, mas aí inventaram essa do futebol que, obviamente, ofuscou a outra. (…) Até o Ronaldo teve que depor na CPI da Nike. E, no depoimento, um deputado ficou perguntando quem era o encarregado de marcar o Zidane. Isso é coisa para a CPI? (…) Reviraram tudo e não acharam nada. Foi tudo arquivado. E aí? O Ministério Público é incompetente, então?”

Sobre os processos contra o comentarista Juca Kfouri (ao todo, ele já o processou cinco vezes): “Dele, eu não deixo passar nada. Outro dia recebi um dinheiro dele. Mas eu doo para caridade. Na próxima que ganhar, vou publicar no site da CBF um agradecimento”

Sobre a imprensa brasileira: “A imprensa brasileira é muito vagabunda”.

Sobre todas as denúncias de corrupção: “Não ligo. Aliás, caguei. Caguei montão.”

Fontes:
Revista Piauí - O Presidente

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

9 Opiniões

  1. Markut disse:

    Está dificil acreditar na pureza desse desbocado.
    Seria necessário acreditar que tudo, mas tudo mesmo, do que se disse dele , ao longo de tanto tempo, fosse uma deslavada mentira.
    Vamos dar de barato que alguma coisa não seja verdade. Sobra porem uma montanha de malfeitos, não desmentidos e mais a ameaça de outros, ainda por fazer.

  2. edemar .o vaz disse:

    A TE QUANDO O BRASIL VAI ATURAR ESTE DITADOR DO FUTEBOL, COLOCANDO EM RISCO OS INVESTIMENTOS DO PAIS, E AINDA TEMOS QUE ATURAR ATE 2015 NAO E POSSIVEL, ACORDA BRASIL.

  3. Clodio Alves disse:

    ESPERAR O QUE DELE, TRAIU O PRÓPRIO SOGRO Dr.JOÃO HAVELANGE , NO FUTEBOL O QUE MAIS TEM E RICARDO TEIXEIRA.FUTEBOL QUEM TEM QUE DIRIGIR E QUEM JOGOU.SE ABRIR AS CORTINAS VAI DA REPORTAGENS

  4. Helo disse:

    As vezes fico com esperança que um falastrão quando réu resolva abrir a boca e contar todos os outros coniventes nos malfeitos. Roberto Jefferson desmascarou o mensalão e ex-mulheres derrubaram alguns líderes. Embora seja triste, penso que Toninho Barcelona poderia ser convocado para uma CPI. Este se falasse faria uma faxina monumental.

  5. valtemir disse:

    eu so gostaria de saber ate quando as nossas vão deixar este vagabundo a solta…
    mas tudo isso so acontece porque os nossos políticos tambem nãotem vergonha…

  6. Luis carlos disse:

    COMO ELE CONSEGUE INVERTER A VERDADE SOBRE SUAS MAZELAS – VENDO AS SUAS DECLARAÇOES ATÉ PARECE QUE ESTAMOS DIANTE DE UM ARAUTO DA IDONEIDADE?

    – DÁ ATÉ PARA CONCORRER COM O GANDHI, A MADRE THEREZA, O LUTHER KING – REALMENTE ELE ELE FALA MUITO E NAO EXPLICA “SOBRE O “NEXO”- AFINAL POR QUE ELE NUNCA SOFREU UMA CPI?
    – COMO ELE EXPLICA A QUASE UNANIMIDADE DE SUAS REELEIÇOES NA CBF? – AS FEDERAÇOES ESTADUAIS SERIAM PEQUENOS NÚCLEOS DE SUA PIRAMIDE “CBF”?

  7. Denise disse:

    Esse é outro que não tem o minimo de vergonha na cara e mais ainda quem serve a ele começando pela seleção e outros meios de comunicação descarado e larapio.

  8. Luis carlos disse:

    Existem alguns dizeres mais do que certo:
    – “Quem tem telhas de vidro não joga pedras no telhado alheio.”
    Concluo: – Por que muitos da mídia esportiva ou não, não vão a fundo nos seus objetivos como fizeram com o Collor de Mello?

    – Quem sabe responder?

  9. Luis carlos disse:

    Acho que cheguei onde queria com a minha ultima reflexão na opinião anterior:
    – Quem sabe responder?
    – SE OS INGLESES QUE QUEREM MUDAR O RUMO DA COPA PARA O SEU PAÍS (Em menos de 02 anos eles arrumam tudo porque já possuem estádios prontinhos)
    – Quem sabe se por isso os legisladores/magistrados nao quiséssem prejudicar 2014?
    – Quem sabe o Juca pode ter tal resposta?

    – Será que contrariaremos os yankees, alijando o Teixeira e conservando a copa cá entre nós?

    Acontecer assim seria um regalo Uruguaio. Hora da vingança para quem só pensa ser o primeiro, nunca competir com nobreza.

    OS BRASILEIROS, COMO EU QUE AMAM TANTO O FUTEBOL DEVIAM SE PREOCUPAR EM CONSERVAR ESSES VALORES… “POIS QUEM AMA PROTEGE”.

    Luis

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *