Início » Brasil » Política » Rio de Janeiro: confira os principais candidatos à prefeitura
Eleições municipais

Rio de Janeiro: confira os principais candidatos à prefeitura

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Acompanhe com o Opinião e Notícia as principais notícias sobre as eleições municipais 2008. Os cobiçados cargos políticos incluem vagas para prefeitos e vereadores. Os representantes do povo devem tomar importantes decisões acerca de temas como saúde, educação básica, conservação das ruas.

A disputa para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República só irá ocorrer no ano 2010. 

* O Opinião e Notícia selecionou os candidatos que tinham reais chances de ir para o segundo turno nas eleições municipais do Rio de Janeiro, com base em pesquisas de intenção de votos antes do primeiro turno.

Solange Amaral – DEM (ex-PFL)

Solange Amaral é psicóloga e ingressou na política em 1970, participando da fundação das primeiras creches comunitárias no Brasil. Sempre esteve ligada ao trabalho social, chegando a ser Superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA). Foi também Secretária Estadual de Trabalho e Ação Social e deputada estadual por dois mandatos, entre os anos de 1995 e 2002.

Durante a gestão de César Maia, atual prefeito do Rio, atuou como subprefeita e Secretária de Habitação. O programa social Favela-Bairro, coordenado por Solange Amaral, beneficiou 550 mil pessoas de 143 comunidades e foi elogiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa será o carro-chefe da campanha da candidata que, caso seja eleita, promete implantá-lo em 100 comunidades.

Solange aposta em acordos e parcerias com os governos Federal, Estadual, e de municípios vizinhos, para realizar suas propostas para a cidade. Ela pretende utilizar programas sociais, como a criação do Banco Carioca de Habitação, para construir 150 mil casas populares.

Estratégia: Desenvolver o Plano Municipal de Segurança Cidadã, promovendo o entrosamento da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O objetivo é ampliar as atribuições da Guarda Municipal para que ela iniba pequenos delitos, o que poderia gerar uma maior sensação de segurança para a população.

Eduardo PaesPMDB

Eduardo Paes teve sua primeira experiência política na subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá durante o primeiro mandato de César Maia. Ele ocupou os cargos de Secretário Municipal de Meio Ambiente e Secretário Estadual de Turismo, Esporte e Lazer. Em 1996 foi o vereador mais votado do país, além de também ter sido deputado federal, eleito nos anos de 1998 e 2002.

Paes já trocou de partido seis vezes em apenas 15 anos de vida política, passando pelo Partido Verde, duas vezes e pelo PFL (atual DEM), PTB, PSDB e PMDB.

O candidato quer transformar os Postos de Saúde em "Consultórios da Família", criar o Programa de Atendimento a Idosos em suas casas, o PADI, e centros de tratamento para doenças da mulher. Ele também se revela preocupado com a questão da habitação popular e, como Solange Amaral, pretende construir 100 mil casas populares.

Estratégia: Focar na saúde e na implantação de UPAs — Unidade de Pronto Atendimento –, programa do governo federal que já foi implantado em muitos bairros cariocas. Eduardo Paes quer usar o sucesso do projeto para angariar eleitores.

 

Jandira Feghali – PCdoB

Parlamentar por cinco mandatos, Jandira é médica e secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Município de Niterói.

Participante da vida política do país desde 1981, Jandira Feghali já soma inúmeros cargos e participações em comissões, além de ser representante do país em missões no exterior. A candidata criou a lei que garante a cobertura, por parte dos planos de saúde, de cirurgia reparadora de mama em casos de câncer, e da Emenda Constitucional que permite o duplo vínculo dos profissionais de saúde. Ela luta por questões como a defesa da mulher, a soberania nacional e as previdências públicas.

Em sua campanha, ressaltará sua atuação como profissional da saúde, além de prometer acabar com a aprovação automática dos alunos de escolas municipais. Jandira Feghali disse que não pretende atacar seus adversários políticos nas eleições deste ano para prefeito do Rio. O objetivo é suavizar sua imagem, já que Jandira é considerada, por muitos, agressiva e mal-educada.

Estratégia: Explorar a distribuição de votos que tem nas várias classes sociais, mostrando que poderá trabalhar pelo bem de todos.

 

Marcelo Crivella – PRB

Senador pelo PL, eleito em 2002, Crivella é formado em Engenharia Civil pela PUC-Rio e tornou-se conhecido por um projeto que realizou em um município da Bahia, onde transformou terras abandonadas pelo governo federal em áreas produtivas. A iniciativa trouxe o desenvolvimento agrícola e pecuário à região e foi inspirado nos modelos de irrigação que o candidato conheceu em suas viagens religiosas a Israel.

Crivella se candidatou em 2004 à prefeitura do Rio, mas não conseguiu chegar ao segundo turno em virtude das inúmeras denúncias de fraude em sua campanha. No ano seguinte, uniu-se a outros políticos para criar o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Em 2006 foi candidato na disputa ao governo do estado com apoio do presidente Lula.

O candidato promete, caso seja eleito, não permitir a intolerância religiosa, reprimir a homofobia, apoiar o carnaval e não contratar parentes ou membros da Igreja Universal para trabalhar em sua equipe. Assim como os demais candidatos, Marcelo Crivella propõe inúmeros projetos para resolver o caos na saúde pública e no saneamento básico.

Estratégia: O Senador desvinculou-se recentemente do cargo de bispo que ocupava na Igreja Universal do reino de Deus, fundada por Edir Macedo, seu primo. O objetivo é diminuir a rejeição causada por sua religião.

Escândalos: Crivella está sendo investigado pelo Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado. Ele é suspeito de ter enviado dinheiro ilegalmente a paraísos fiscais por meio das empresas Unimetro e Cremo, ligadas à Igreja Universal e à Rede Record.

O Senador também esteve envolvido no episódio do Morro da Providência, onde tenentes do exército entregaram jovens aos traficantes do Morro da Mineira. O exército ocupava o morro em função das obras do projeto Cimento Legal, criado por Crivella. A Justiça Eleitoral chegou a embargar as obras por considerar que o projeto tinha finalidades eleitorais.

 

Fernando Gabeira – PV

Fernando Gabeira destacou-se por seu trabalho no Jornal do Brasil entre os anos de 1964 e 1968. Ele atuou como um importante ativista contra a ditadura militar de 64, participando do seqüestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil Charles Elbrick. Foi preso por este episódio e depois mandado para o exílio.

Em 1985 ele foi preso novamente em uma sessão do filme "Je vous salue, Marie", de Jean-Luc Godard, censurado pelo Governo Sarney. Neste mesmo ano, Gabeira já liderava o movimento ecológico e pacifista no Brasil, que deu origem ao Partido Verde.

Ele foi candidato ao governo do estado em 1986, quando inaugurou uma nova forma de militância política, que falava de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, direito das minorias e democratização das comunicações. Em 1989 candidatou-se à presidência e em 1994 elegeu-se deputado federal.

A grande preocupação de Gabeira, em sua plataforma política para as eleições municipais 2008, será com o meio ambiente, com as emergências de hospitais e com a reforma urbana. O candidato pretende também fazer acordos com empresários para trazer mais empregos para o Rio de Janeiro. O candidato está pessimista com relação aos cofres públicos da cidade, e por isso, não pretende realizar muitas obras no início do mandato, uma vez eleito.

Confira aqui os candidatos a vereador do Rio de Janeiro.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

20 Opiniões

  1. Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz disse:

    A meu ver, Fernando Gabeira é quem melhor representa os anseios o Rio de Janeiro, uma cidade que muito necessita de qualidade de vida em todos os sentidos.

  2. Rayssa Galvão disse:

    As propostas dos candidatos são boas, mas percebi a falta de preocupação com a Educação. Apenas uma candidata tocou no assunto, e em um ponto muito delicado, que é a aprovação automática.
    É claro que eu percebo que há, no Rio de Janeiro,um caos gerado por problemas mais aparentes, como a violência, mas foi por negligenciar as bases de um país, nos governos anteriores, que cehgamos ao ponto em que estamos, então o mais certo a se fazer seria conciliar um plano de melhoria na educação do estado com uma melhora no policiamento e maior urbanização, e não apenas atentar para os problemas mais aparentes, adiando infinitamente questões importantes que trariam, a longo prazo, melhoras muito mais ocnsideráveis. O grande problema desses políticos é, por quererem agradar ao povo, se preocuparem apenas com resultados imediatos, deixando de lado muito que poderia ser feito para melhorar realmente a condição do estado.

  3. Dilma disse:

    Percebam que o único que tem escândalos no currículo é o que aparece em primeiro lugar nas pesquisas… Oh meu Brasil!

  4. sérgio henrique disse:

    espero que o candidato que ganhe cumpra o que prometeu, só isso.

  5. Andréa Silva disse:

    Precisamos ficar atentos a todas as propostas ditas, visto que, todo ano eleitoral os candidatos aparecem com os mesmos discurso, é necessário fazer o que realmente o povo precisa, estamos carentes de pessoas que realmente estão dispostas a mudar nossa cidade. Temos que ter a consciência que a união faz a força e que só teremos um Estado melhor se soubermos escolher o candidato que mais se aproxima da nossa realidade, sabendo que o município tem sua competência limitada pela constituição federal e questões básicas com habitação, saúde e educação são comuns a todas esferas de governo. Por isso prezados candidatos coloquem os pés no chão e percebam que estamos no mesmo barco, vocês também fazem parte da população do Estado do Rio de Janeiro, a melhoria no Estado se refletirá em todos nós.

  6. Carlos alberto quirino disse:

    Sou funcionário da prefeitura do Rio e só vota no candidato do atual prefeito quem for maluco não conheço pior prefeito para funcionário,Crivela só vai fazer para quem for de sua igreja universal,Eduardo paiz ligado a elite,com certeza nesses não devemos votar!

  7. alvaro dias de jesus disse:

    Rio, 07 de agosto de 2008.

    Beco sem saída

    Tenho 31 anos de Rio, nunca vi o Rio desta forma todo meu investimento fiz em uma VAN era o sustento da casa, nessa sexta feira 01 de agosto levaram ela na minha porta e agora como levar minhas compras pra casa, tenho 2 meninas lindas uma de 01 ano e quatro meses e a outra de 9 anos todos os dias minha esposa chora, não durmo deste sábado, sempre levanto vou correndo pra janela na esperança de vê-la. Registrei queixa na delegacia 17º sétima em São Cristóvão, voltei no dia 06 para procurar saber como está a investigação, pedir para chamar o policia RAUL ele me complementou e perguntou e aí tem alguma noticia? Era a pergunta que eu ia fazer e falar que eu tinha suspeita falei do mecânico, do motorista simplesmente ele mandou passar no sábado porque aquela hora estava correndo atrás de um furto importante,minha esposa falou: no sábado a VAN já estar toda desmontada o mesmo não falou nada.
    Estou ficando maluco por favor alguém me ajude. Qualquer informação ligue meu telefone é: 3860-5841 Cel: 8161-5498 a placa LOJ 5550 PEUGEOT BOX BRANCA DO RIO DE JANEIRO. Sem mas ALVARO DIAS DE JESUS FIQUEM COM DEUS.

  8. Gilson Oliveira disse:

    E-mail enviado ao candidato Crivella

    Caro Crivella

    só nos falta agora sua aliança com quem você, em passado recente, chamou de "semente do mal", quando se referia aos administradores atuais da cidade do Rio.

    Quem tem jimmy pereira como vice, não precisa de oposição. Fique sabendo que se tivéssemos mais seriedade neste país, seu vice estaria com problemas que poderiam, inclusive, comprometer sua candidatura. Está surpreso?

    Por outro lado, não podemos esquecer que a família pereira, que quer "arrumar o Rio" fez parte de todas as coligações que trouxeram o rio à situação atual.

    No segundo turno, "pra ficar legal", se alie aos DEMoniocráticos e complete a decepção dos seus "irmãos".

    Gilson Oliveira

  9. MELQUISEDEQUE DUARTE GONÇALVES disse:

    SENHORES EDITORES,QUE PEDIR QUE FIZESSEM MENOS CRITICAS A PESSOA CRIVELLA E APRESENTASSE SEUS PROJETOS,POIS TENHO ACOMPANHADO O CANDIDATO E, AO MEU VER,SEUS PROJETOS SÃO OS MELHORES PARA O NOSSO RIO.SABEMOS QUE AS MAIORES NAÇÕES DO MUNDO SÃO GOVERNADAS POR HOMENS QUE TEM COMPROMISSO COM DEUS,COMO EUA, HOLANDA, ALEMANHA, ETC.

    OBRIGADO PELO ESPAÇO DEMOCRATICO ABERTO À VOZ DO CIDADÃO.

  10. Melquisedeque Duarte disse:

    Ao meu ver, o melhor candidato a prefeito do Rio é o candidato família Crivella.

    Acredito na realização de seus projetos pois como já foi citado acima suas realizações na Bahia entre outros, mostrando que não somente promete mas cumpre.

    Obrigado pelo espaço.

  11. Come disse:

    Ninguém falou em HABITAÇÃO

    A insegurança (violência) pública se combate com habitação. Com casas e bairros dignos de gente, acabando com os campos de refugiados, que são as favelas. PARANDO DE INVESTIR EM FÁBRICAS DE BANDIDOS, DE CORRUPTOS E EM CURRAIS ELEITORAIS!

    A educação é muita coisa (é esportes, é cultura, é ofícios, é artes… E com tudo isso se economiza na saúde, nunca na violência. Com estudos só vamos capacitar ou dá mais conhecimentos aos bandidos criados em favelas…), Mas a habitação digna é muito mais: é educação, é valorização pessoal, é orgulho… Uma casa digna tem, no mínimo, um quarto para cada grupo de duas crianças, um quarto para o casal de responsáveis, uma sala, uma cozinha, um banheiro, uma área de serviço, um quintalzinho para o jardim ou para a piscina mesmo de plástico, uma varanda e uma garagem; água potável, energia, telefone, tevê, rádios e internet com preço justo, dentro do orçamento familiar. Um bairro digno inclui as pessoas e, principalmente, as crianças à cidadania; tem ruas (não becos), tem rede de esgotos (não valas), tem rede de água potável (não poços e mulheres e crianças com latas nas cabeças, mendigando aqui e ali um pouquinho de água), tem redes de energia, de telefones e de internet; Tem escolas completas (estadual, para o curso médio e profissionalizante, e municipal, para o ensino fundamental), tem postos de saúde (pra vacinar e orientar, no campo da saúde, os moradores), tem áreas de lazer, se possível um Centro de Atividade para Adolescentes e outro para a Terceira Idade (em forma de clube ou de playground, onde abrigarão as festas e outras atividades sociais), comércio e transportes, tudo fiscalizado por um Centro de Administração Comunitária onde uma comissão de representantes dos moradores (associação de moradores) ainda poderá prestar alguns serviços, fazendo alguma manutenção e passando informações e orientações diversas… Este bairro pode até ter sua guarda comunitária, sem dispensar um posto da Guarda Municipal e ou uma Delegacia de Polícia Civil e ou da PM, se for o desejo do Estado.

    O QUE TEM UMA FAVELA?

  12. MANOEL JORGE disse:

    Com todo respeito, confesso que estou muito desacreditado com a classe política.
    Que Deus possa conduzir a minha escolha e todo o processo eleitoral.

  13. MANOEL JORGE disse:

    Com todo respeito, confesso que estou muito desacreditado com a classe política.
    Que Deus possa conduzir a minha escolha e todo o processo eleitoral.

  14. francisco de assis disse:

    na minha opnião nenhum deles merecem a prefeitura do rio, e muito menos o candidato crivela, que durante muitos anos e até hoje, usa a fé das pessoas para se aproveitar e ganhar muito dinheiro, ha alguns anos atraz saiu uma reportagem do bispo macedo ensinando os pastores a enganar as pessoas para ganhar dinheiro, e quem estava lá pegando um monte de dolares de dentro de um saco preto em uma igreja nos Estados unidos, CRIVELA, isso mesmo, e com um grande sorriso, pois o mesmo já sabia que dali em diante seu futura era certo e garantido, trabalhando na empresa IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, hoje em dia, os mesmo, CRIVELA, CILAS MALAFAIA E MACEDO, ESTÃO MILHONARIOS, MACEDO COMPROU A REDE RECORD, MALAFAIA É DONO DE UMA OUTRA CONGREGAÇÃO E DISPUTA A ATENÇÃO DOS BURROS EM UMA OUTRA EMISSORA DE TV, ISSO DEPOIS QUE FOI ESPULSSO DA LIGA DOS CALHIORDAS, POIS QUERIA ROBAR MAIS QUE O DONO DA EMPRESA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, E CRIVELA DEPOIS QUE FEZ SEU PÉ DE MEIA, AGORA TENTA CHEGAR A PREFEITURA DO RIO E UM DIA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA, NÃO SÓ PRA CONTINUAR USUFLUINDO DO DINHEIRO DA POPULAÇÃO, MAS COMO TAMBÉM, CRIAR LEIS ESTUPIDAS E PRECONCEITUOSAS CONTRA NEGROS, HOMOSSEXUAIS E OUTRAS RELIGIÕES QUE NÃO SEJAM AQUELAS ALIADAS A UNIVERSAL, POIS O DINHEIRO QUE AS OUTRAS CONSEGUEM NÃO VÃO PARA O CACHA DA EMPRESA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. ESSA É A OPNIÃO DE UM CIDADÃO, QUE NÃO ESTA A FAVOR DE NENHUM CANDIDATO, TANTO PARA PREFEITO OU VEREADOR, E NEM AO MENOS VENHO A DEFESA DE QUALQUER RELIGIÃO, COR OU ORIENTAÇÃO SEXUAL, SOU APENAS UMA PESSOA QUE ESTA CANSADO DE VER MUITOS COMO O CRIVELA, QUE USA A FÉ DAS PESSOAS PARA SE CANDIDATAREM A CARGOS PÚBLICOS, SEJA DA UNIVERSAL, ASSEMBLEIA DE DEUS, UBANDISTA OU CATOLICA. QUER GANHAR DINHEIRO VÃO TRABALHAR, POIS ESSE TIPO DE GENTE É CORRUPTO DUAS VEZES, A PRIMEIRA JÁ É POR SER UMA PESSOA QUE USA A RELIGIÃO PRA SOBREVIVER AS CUSTAS DOS OUTROS, E A SEGUNDA É POR SE TORNAR UMA POLITICO, POIS EM 27 ANOS DE VIDA EU NUNCA OUVI FALAR OU CHEGUEI A VER UM POLITICO QUE NÃO FOSSE CORRUPTO! OBRIGADO.

  15. francisco de assis disse:

    SE ALGUEM TIVER INTERESSE EM VER A VERDADE SOBRE O QUE EU DISSE A RESPEITO DO VIDEO DO CRIVELA E DO MACEDO, É SÓ PROCURAR NO YOUTUBI!

  16. figueredo disse:

    UM PASTOR DA IGREJA UNIVERSAL NA PREFEITUA??????NÃ PODEMOS MISTURAR RELIGIÃO COM POLITICA CADA COISA É UMA COISA!!!LOGICO QUE ELE NÃO VAI SER IMPARCIAL ??MESMO PORQUE ELE TEM COMPROMISOS C/ A IGREJA, VOU DE PAIS POS É O MENOS PIOR!!!

  17. izabel kirschten disse:

    NINGUÉM FALA EM PROJETO COM CABEÇA, TRONCO E MEMBRO, Para governar a cidade. É tudo "genérico". Sem contar que, acreditando na amnésia dos eleitores analfabetos (coitados!), prometem coisas que jamais cumprirão. está na hora de mostrar o "PASSADO" de cada um dos candidatos. Quem foi vagabundo e corrupto no passado, não pode ser bom agora.

  18. joseph santilho disse:

    O candidato GABEIRA teve a coragem moral para colocar prá fora o "SIVIRINO" da camara dos deputados. Com isso, provou que não tem rabo preso. VOTO NELE.

  19. figueredo disse:

    para prefeitua Eduardo Paes ja votei nele p/veriado e deputado , eu DETESTO ESTA FORMA DE VOTAR , VOTO NO MENOS PIOR E MEU VOTO ELEGE UM BANDIDO

  20. eliane disse:

    na minha opinião não tem nem um candidato que eu possa votar pq procuro onestidade,vamos ver quem mente melho dizento que vai fazer e acontecer ,gente votar é uma coisa seria, nao adianta eu prometer mundos e fundos e não fazer nada,pois como tem o diser que o mundo é dos esperto eles vão fazer de tudo pra cosegui a prefeitura e sempre agente coloca no trono o que mente mas é um absurdo vaos apri os olhos aonde o melhor presidente é o lula mas o povo diz né fazer o que/ja votei umas 4 vezes e ja estou cansada de ver tanta inpunidade e onde tem mas é no senado,isso é um absurdo deixo aqui o meu protesto…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *