Início » Brasil » Política » Rio de Janeiro é campeão em crimes eleitorais
Polícia Federal

Rio de Janeiro é campeão em crimes eleitorais

O Distrito Federal é um dos estados que registraram menos crimes

Rio de Janeiro é campeão em crimes eleitorais
Rio de Janeiro registrou 16,8% dos inquéritos de crimes eleitorais

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um levantamento feito pela Polícia Federal (PF) mostrou que o Rio de Janeiro é o estado campeão em crimes eleitorais. O relatório demonstrou que, entre 2006 e 2009, dos 20.179 inquéritos criados para investigação, 3.409 são do Rio de Janeiro – o equivalente a 16,89%. O objetivo do estudo é ajudar a Justiça a montar um sistema de fiscalização e repressão mais eficaz no país.

Minas Gerais ficou com o segundo lugar, registrando 9,48% dos casos, com 1.912 inquéritos. São Paulo apareceu em terceiro lugar na lista, com 7,7% do total, retendo um terço do eleitorado do país. Na sequência apareceram: Rio Grande do Norte, com 1.529 inquéritos policiais, Paraíba (1.217) e Maranhão (1.195).

Os inquéritos resultaram em 1.035 indiciados e em cerca de cem casos de mandatos cassados ou registros candidaturas anuladas.

Distrito Federal é um dos estados que registraram menos crimes

Na outra ponta da lista estão os estados que registraram o menor números de inquéritos por crimes eleitorais. São eles: Amapá (165), Roraima (197) e ironicamente o Distrito Federal (231), que foi palco recentemente da operação Caixa de Pandora, que resultou na prisão e cassação de José Roberto Arruda, indiciando mais 30 pessoas.

O levantamento levou em conta as modalidades de crimes eleitorais mais comuns: fraudes em títulos eleitorais; compra ou venda de voto por dinheiro ou vantagem; fraudes contra o exercício do voto no dia da eleição, incluindo boca de urna, corrupção eleitoral e abuso do poder econômico.

Leia mais:
Veja lista de candidatos ‘fichas-sujas’

Supremo pode decidir validade da Lei da Ficha Limpa

Fontes:
Yahoo Notícias - Rio é o campeão em crimes eleitorais, aponta PF

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *