Início » Brasil » Política » Salvador: confira os principais candidatos à prefeitura
Eleições municipais

Salvador: confira os principais candidatos à prefeitura

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Acompanhe com o Opinião e Notícia as principais notícias sobre as eleições municipais 2008. Os cobiçados cargos políticos incluem vagas para prefeitos e vereadores. Os representantes do povo devem tomar importantes decisões acerca de temas como saúde, educação básica e conservação das ruas.

A disputa para deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da República só irá ocorrer no ano 2010.

* O Opinião e Notícia selecionou os candidatos que tinham reais chances de ir para o segundo turno nas eleições municipais de Salvador, com base em pesquisas de intenção de votos antes do primeiro turno.

 

Antônio Imbassahy (PSDB)

Antônio José Imbassahy da Silva tem 60 anos, foi governador da Bahia e prefeito de Salvador. Filiado ao PFL (atual DEM) do Estado da Bahia, ele cumpriu seu mandato de deputado estadual de 1991 a 1994, onde exerceu a Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de 1993-1994. Nesta condição, assumiu o Governo do Estado, credenciando-se a disputar, pelo grupo de Antônio Carlos Magalhães, a Prefeitura da capital, governando Salvador por dois mandatos consecutivos, entre 1997 até 2004, dos quais concluiu o mandato com bons índices de aprovação popular.

Em 2005, Imbassahy filiou-se ao PSDB da Bahia. No ano seguinte, em 2006, ele foi candidato ao Senado federal pelo PSDB.

Estratégias:

O candidato afirma que vai ampliar o horário de atendimento nos postos de saúde, colocando postos 24 horas à disposição do público em algumas regiões. Um dos objetivos do candidato é constituir um transporte público eficiente e manter a limpeza da cidade.

Segundo Antônio Imbassahy, a educação receberá atenção especial durante sua gestão. Caso seja eleito, ele implantará um projeto destinado à mobilização, escolarização, capacitação e profissionalização dos residentes de Salvador, uma idéia que envolve universidades, centros de ciência e tecnologia, poder público e organizações não-governamentais.

 

Antônio Carlos Magalhães Neto – DEM (ex-PFL)

O neto de Antônio Carlos Magalhães, de apenas 29 anos, iniciou sua vida política durante a adolescência, na militância estudantil. Em 2002 foi eleito deputado federal, sendo o candidato mais votado da Bahia pelo PFL (atual DEM). Ele cumpriu seu primeiro mandato no início de 2003, na Câmara Federal, reelegendo-se como deputado federal nas eleições de 2006.

Estratégias:

Continuará lutando contra a violência e a criminalidade e implementará um 3º Centro de Salvador, com o objetivo de combater o desemprego. A proposta, que deve ser aplicada em uma região carente de serviços básicos, sugere o deslocamento da rodoviária para o novo Centro da Cidade, como uma forma de gerar emprego e renda para os trabalhadores locais.

Escândalos:

Na época em que foi assessor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de 1999 a 2002, O candidato sofreu acusações de utilização da máquina pública para fins eleitoreiros, descuidando do real interesse da comunidade.

 

João Henrique Carneiro (PMDB)

João Henrique de Barradas Carneiro tem 49 anos e, desde 2005, é prefeito de Salvador. Foi vereador da capital baiana de 1989 a 1995 e deputado estadual de 1995 a 2004. Ele tentará, pela segunda vez, o cargo de prefeito do Estado.

Em seu exercício como prefeito, João Henrique implantou a operação "Faxinaço", que promoveu a limpeza pública de bairros periféricos e de praias, promovendo melhorias no serviço Salvamar. Também estavam incluídas no programa emergencial de limpeza a reposição de luminárias, limpeza de canais e reconstrução do asfalto.

Estratégias:

Anunciou a criação de duas secretarias. A primeira, a Secretaria de Economia, Emprego e Renda, será voltada para a formação e capacitação do micro-empreendedor. A segunda, a Secretaria de Relações Internacionais, será destinada a canalização de recursos e para o desenvolvimento de Salvador.

Escândalos:

João Henrique de Barradas Carneiro utilizou, em sua campanha atual, o Diário Oficial do Município para fazer propaganda eleitoral antes da sua liberação, contrariando a legislação eleitoral.

 

Walter Pinheiro (PT)

Walter Pinheiro tem 46 anos, é técnico em telecomunicações e atualmente cumpre mandato como deputado federal. Sua trajetória política teve início no movimento estudantil, no final dos anos 70, quando estudou na Escola Técnica Federal da Bahia. Em 1982, Pinheiro filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e dez anos depois, foi eleito vereador de Salvador, assumindo na época, a liderança da bancada.

No início de 1997, abdicou de seu exercício como vereador para assumir, pela primeira vez, a vaga de deputado federal. em 1999 foi reeleito deputado federal, cargo que exerceu até 2002, e se tornou líder do PT na Câmara dos Deputados.

Atualmente, Walter Pinheiro é membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia e de Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Estratégias:

Quer implantar o "ProUni municipal" em Salvador. O programa foi inspirado no Programa Universidade para Todos, do governo federal, que concede bolsas de estudo aos estudantes selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), em faculdades públicas e particulares de todo o país.

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. Evandro Correia disse:

    Para mim político é tudo ladrão!

  2. JOSE GILSON PEREIRA DE JESUS disse:

    Bom Dia! Minha opinião é que quando nos se omitimos de nossos dever de Cidadão,de estar cobrando transparencia no gerenciamentos das verbas Públicas ,ai temos os Politicos que merecemos! minha opinião e que nos podemos mudar esta forma de pensar, com mais participação e mobilização em todos os seguimentos da Sociedades organizadas, e digo ninguen nos roubarar se ficamos atentos com os nossos bens,

  3. ágata disse:

    tenho fé ne pinheiro e que ele vai ganhar vamos votar consciente é 13 na cabeça e no coração.
    essa vitoria é sua pinheiro

  4. débora disse:

    acredito na transparencia do governo de João Henrique, na sua seriedade e na vontade de cumprir sua obrigação. lamento apenas que muitos daqueles que atacam seu governo, abdicarão do direito de votar, seja nele ou em qualquer outro candidato.

  5. elisabete Peixoto disse:

    A opinião que eu quero dar é que quando um eleitor solicita algo para uma pessoa tera de ser atendido foi o que aconteceu a mais de 4 anos estamos solicitando um conteinner (de lixo) grande para o nosso conjunto Recanto Verde Avn Cardeal Avelar Brandão Villela,1057 Rua E bloco 63 salvador bahia cep 412196600 e até hoje nunca fomos atendidos poa é bairro de pobre não é sera quese fosse Costa Azul voces atenderiam ,hem.Pos estamos esperando aresposta ate hoje.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *