Início » Brasil » Política » Sem perdão
Política

Sem perdão

Confira o artigo de J.R. Guzzo publicado na revista Veja

Sem perdão
O que não se perdoa ao ex-presidente é o seu sucesso, afirma autor

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso poderia ter feito de tão ruim assim em sua vida, pública ou particular, para ser tão malquisto nessa escura nebulosa que é o mundo político brasileiro? O fato é conhecido já faz bom tempo, mas tende a ficar mais evidente em épocas de campanha eleitoral. Seus adversários, no PT e no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tentam demonstrar diariamente que Fernando Henrique continua sendo, oito anos após deixar a Presidência, o inimigo número 1 do povo brasileiro.

Quase todos os que deveriam estar do seu lado fazem tudo o que podem para esconder que têm, ou tiveram, alguma coisa em comum com ele, qualquer que seja. Por que isso? A hipótese mais provável é talvez a mais simples: o que não se perdoa ao ex-presidente é o seu sucesso. O Brasil, por força de teimosa tradição, em geral não convive bem com o êxito; na célebre defi nição do compositor Tom Jobim, sucesso, por aqui, é “insulto pessoal”, tanto para inimigos como para amigos de ocasião. Em vez de admiração, provoca ressentimento. Em vez de afeto, atrai inimizades. Produz inveja, despeito, rancor, mesquinharia – enfim, põe em modo operacional toda uma coleção de traços que estão entre os menos atraentes da personalidade humana.

Falar mal de Fernando Henrique Cardoso tornou-se, ao longo dos últimos anos, um esporte nacional, sobretudo entre o que se chama de “elite brasileira”. É um dos passatempos preferidos da maioria dos nossos mais lustrosos capitães de indústria (ou de comércio, ou de finanças), fornecedores do estado ou empreiteiros de obras públicas – algo que transparece, aliás, nas doações de quase 45 milhões de reais feitas entre janeiro e julho para a candidatura oficial, mais do que o dobro do que se deu à oposição. A popularidade do ex-presidente é igualmente baixa entre os colossos do nosso mundo político, a começar pelos que têm as quilometragens mais longas, e os prontuários mais grossos, nesse tipo de ocupação.

Não gostam dele, de modo geral, professores universitários, cientistas políticos, analistas da imprensa, economistas, grandes vultos da cultura nacional – e possivelmente, como diria a socialite-celebridade Eleonora Rosset, o resto da intelligentsia brasileira, “de Marilena Chaui a Hebe Camargo”. O desapreço por Fernando Henrique, enfim, acabou se tornando um fenômeno interpartidário. Começou com o PT e o “fora FHC”, por questões de estratégia e marquetagem política – era preciso “desconstruí-lo”, pois era ele o inimigo a abater. Com o tempo, os seus próprios aliados passaram a acreditar no que dizia o PT – e, por questões de estratégia e marquetagem política, decidiram afastar-se dele, convencidos de que “FHC custa votos”. Resulta que estamos na terceira campanha eleitoral seguida em que a prioridade do PSDB é fazer de conta que não tem nada a ver com Fernando Henrique. Ele foi o único presidente que o partido elegeu até hoje – já no primeiro turno, por sinal, das duas eleições que disputou. Mas desde janeiro de 2003 não serve mais; tornou-se, politicamente, uma espécie de portador de doença contagiosa.

Os pecados dos quais Fernando Henrique é acusado pelos que sempre foram seus inimigos políticos e pelos que deixaram de ser amigos são numerosos demais para caber numa mera página de revista. Há alguma coisa errada no Brasil? Deu problema? Está com defeito? A culpa é dele, e ainda não deu tempo para consertar. Entende-se melhor o espírito da coisa quando se verifica que a acusação talvez mais repetida descreve o ex-presidente como “arrogante” ou “vaidoso” – uma escolha realmente infeliz de palavras, pois comparado ao seu sucessor nesse quesito, justo nesse, o homem chega a parecer um monge trapista.

Mais que tudo, porém, foi vendida e comprada a lenda segundo a qual ele deixou o país “em ruínas” e passou uma “herança maldita” para o presidente atual. Mas o que aconteceu no mundo dos fatos foi exatamente o contrário. A verdade é que pouco do que existe de positivo no Brasil de hoje não está ligado, de alguma forma, aos dois períodos de Fernando Henrique na Presidência. Não é preciso complicar as coisas. Foi seu governo que finalmente encarou e venceu a inflação no Brasil – ou teria sido algum outro?

Em cima desse alicerce, no qual não se mexeu em nada, foi construída a casa que está de pé até hoje, a começar pelos aumentos reais de renda que tiraram milhões de brasileiros da pobreza e que agora são descritos como a maior conquista da história nacional.

Para isso não há perdão.

Fontes:
Veja - Sem perdão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

57 Opiniões

  1. Carlos U. Pozzobon disse:

    Eu não acho que o FHC tenha sido um mau governo. Bastaria ele ter apoiado Lula para passar na galeria dos bons por conta dele. Por exemplo, o governo Sarney e Collor foram bons governos para o lulismo porque estão de braços dados com o PT. E qual petista fala mal do governo Sarney?
    É preciso se ter claro que na mentalidade esquerdista (marxista, comunista, etc) a realidade é o que se diz dela e não o que aconteceu. Para justificar a inoperância e falta de iniciativa, este governo precisa combater o anterior, já que não tem nada para mostrar.
    Posso provar com apenas um fato: quando FHC privatizou as telecomunicações, a dívida da Telebrás era de 100 bilhões. Privatizada por 140 bi, o governo ficou com 40 e passou as dívidas para os compradores. Em dez (10) anos, o sistema privado forneceu 320 bilhões em impostos, distribuídos entre governo federal e estados. O que o governo federal fez com essa grana toda? Neca dulcineca. Recriou a Telebras, e pegou 180 bilhões do tesouro (bancos) com juros Selic (10,75) e repassou ao BNDES para distribuir entre os empresários amigos com juros de longo prazo de 6%. Naturalmente, não é preciso muitas cavilações para descobrir porque os empresários estão apoiando a Dilma. E muita gente mais….. Como eu disse lá atrás em julho, pode-se falar em democracia? Acho que a melhor expressão seria subornocracia…. uma hierarquia de propinas conforme o princípio marxista “a cada um segundo suas necessidades”.

  2. High Vitality disse:

    Falar mal de alguém que está por baixo é um movimento de manada,

    O PT fala mal primeiro pela lógica e tb porque só assim se convence que realizou algo, e não só administrou, às vezes bem mal, o que herdou,

    A oposição fala mal pontualmente para se manter colada nas esquerdas e conquistar ou ao menos não perder votos,

    Eu não falo mal de FHC, talvez porque eu leia muito.

  3. Silvio T Corrêa disse:

    É uma verdade. O sucesso é sempre um problema: para o outro!

    Nenhum ex-presidente foi um sucesso total ou um fracasso total. Até mesmo o Collor teve o “ponto forte” de acabar com a “reserva de mercado” e de chamar nossos automóveis de “carroças”.

    O que fica, na boca de uns e nos ouvidos de todos, são os casos de fracasso. Os de sucesso são “apagados”.

    Eu, pelo menos, não voto em legenda, voto no cidadão. Legenda, no Brasil, infelizmente “não existe”.

    Já o governo que está prestes a aportar nas nossas terras — ainda que a esperança seja a última que morre –, corre o risco de ser um fracasso total. É alguém que é ninguém, sem vontade própria e quando quiser cantar de galo, vai ter que dançar conforme a música que outro estará tocando. Bem, se é que me entendem.

    Continuo lamentando que o Aécio não esteja lá ( não como vice), para fazer diferença.

    Silvio T Corrêa

  4. Gelio Fregapani disse:

    Ele desnacionalizou o nosso País. Isto só poderia ser perdoado se ele mudasse de posicionamento. GF

  5. Jose Vicente Filho disse:

    Caro analista:Estou apreensivo com este seu comentario, será que entre toda população brasileira só voce está certo? Onde está o dinheiro das vendas das estatais? O que foi feito? O governo do FHC foi pior que o governo dos militares?

  6. Hans disse:

    O maior erro do PSDB e do proprio FHC é ter calado a boca e não contestado quando o PT começou as criticas. Está mais do que na hora do PSDB se manifestar.
    Passados 8 anos, e o PT ainda contunua culpando o FHC, isso tem sentido ?? Quando O Lula ( PT ) vai assumir seus erros ?

  7. Emmanuel Barbosa Gomes disse:

    Quem não gosta do FHC é na verdade o seu Partido. Se FHC tivesse sido realmente um bom Presidente para o Brasil o seu proprio Partido utilizaria sua imagem nestas duas campanhas para Presidente. O proprio PSDB foge de FHC como o cão foge da cruz.A culpa do PSDB não usar a imagem e os feitos da era FHC não é do PT. A midia paulista e carioca enaltece FHC como o melhor presidente do Brasil. Somente o seu Paertido não acredita neste feito. E não é culpa do PT. Pois a midia (a opinião publica) teve em FHC um excelente Presidente.

  8. alaides lirio disse:

    Talvez essa averçao ao ex presidente, seja pelo fato de ele ser conhecido como um predsidente elitista. Geralmente a massa nao ve cm bns olhos qm nao aprecia um pagode na lage. Ja o atual presidente, é do meio do povao, em um País tao populuso que a maioria é pobre um presidenciavel elitista nao tem chances de ter muitos adeptos.

  9. walderia disse:

    Quando uma mentira e dita varias vezes, ela passa a ser uma verdade, pois o próprio mentiroso que a criou não sabe mais se aquilo e mentira ou verdade, isso é um fato.
    Quanto a FHC teve erros sim! Mas muitos acertos, principalmente temos ao seu lado a mulher Ruth Cardoso, que foi avacalhada pelo PT(infelizmente é a única forma que o partido tem para fazer as coisas, corrupção, roubos, dossiês, grampos em telefones,quebra de sigilo fiscal) e tudo isso e bom, normal,natural, já analisar o governo de FHC , o qual o Lula permaneceu até com ex ministro do vírus FHC , não mudou a política econômica, nem as bolsas, dai não entendo o por que o santo Lula é bonzinho, e FHC malvadinho, bem no país dos arrumadinhos das doações (pra calar as barrigas esfomeadas, os sem dentes,sem tetos ), tudo pode ser, até invadir o planalto, destruir trabalhos de pesquisas das universidades. Enfim se ele é tão ruim assim , devia a turma do PT esquecer o cara e deixá-lo na santa indiferença, pois e isso que se faz , quando não damos importância a alguma coisa, faz de conta q não existe, se valorizamos o nome dele é porque ele realmente é bom, e tem doutorado, sabe falar La fora , não diz abobrinha e não me envergonha quanto brasileira. Assim como Lula fez a sua história chegar onde chegou, eu respeito ele por conseguir estar na Presidência da Republica isso é um fato!

  10. Claudio Gambine disse:

    Então o que de tão significativo o FHC fez em 8 anos? Que legado ele deixou? além das privatizações do malfadado plano de benese aos bancos privados e da privatária alguém tão capaz e culto um prestigiado sociologo não deixou herança capaz de coloca-lo na história.

  11. Dorival Silva disse:

    Claudio, FHC acabou com a inflação, que era uma praga terrível. Você deve ser jovem e não sabe disso. Além disso estabilizou as finanças, criou o bolsa família, que Lula copiou e mudou de nome, fez muita coisa boa. Toda a política econômica de Lula é continuação da de FHC.

  12. wander disse:

    Este pessoal do partido vermelho não conhece história mesmo, vixe!!!

    FHC foi responsável pela estabilização da nossa econômia. Se as telecomunicações não fossem privatizadas teríamos um péssimo serviço de telefonia e talvez nem banda larga de qualidade.

    Precisamos ser humildes e reconhecer as qualidades do próximo!

  13. Markut disse:

    Se apreciar pagode na lage fosse requisito para um bom desempenho, no cargo de primeiro mandatário do país e chefe supremo das forças armadas, então , de fato, FHC não foi um bom chefe de governo,como quer Alaides Lírio.

  14. eduardo kutudjian disse:

    Simplesmente perfeito! Seria interessante ressaltar também que, naquela época, o Ilustre Lula criticou veementemente as privatizações acertadamente levadas a cabo por FHC, as quais chamou de “entreguismo”. Cheguei a pagar 5.000,00 por uma linha telefônica; hoje são instaladas rapidamente, quantas linhas quisermos, o por aí vai…Veja se o Lula quis estatizar de novo as empresas privatizadas. Fala-se em criar algumas novas empresas estatais, para que se tornem novamente “cabides de emprego’ sem falar em outros aspectos …..

  15. Eu disse:

    O PT, seguindo a sua velha e imútável postura de, com extrema arrogância, debochar, achincalhar, difamar, desreipeitar os seus oponentes, além de lançar mão de todos os meios para alcançar seus objetivos, avocam para si, todos os méritos e conquistas do governo anterior. É curioso como uma frase mal colocada, sobretudo “na história deste país”, podem ser usadas, e pior, consideradas pela maioria ao pé da letra,dando-se mais valor à forma do que ao conteúdo. Assim, o PT não olvida destacar a infeliz frase de FHC pela qual “aposentados vagabundos”. Sem adentrar na índole dos seus autores,vale lembrar verdadeiras pérolas como as célebres frases “estupra mas não mata” de Paulo Maluf; ” o povo é apenas um detalhe” de Zélia; ” eu não tenho escrúpulos”,que destruiu Rubens Rícupero, ” o plano é imexível”, de um certo ministro, que felizmente já não me lembro o nome…

  16. severino disse:

    Realmente o o ex- presidente FHc venceu maldita infrção e estabilizou a economia deste país só os cegos não ver isso. Sem contar que superou várias crises internacionais.

  17. JOAO GOBBO FILHO disse:

    O Sr. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, FOI E SEMPRE SERA O MELHOR PRESIDENTE QUE GOVERNOU ESTE PAIS NOS ULTIMOS 50 ANOS . O TRABALHO DO PT E O QUE ELES SABEM FAZER, ROOOOOOOOOOOOOOOOOUBAR E ELE NÃO SABE DE NADA.

  18. Luiz Mourão disse:

    De minha parte foram duas coisas:
    primeiro, traiu sua origem de estudante e se locupletou com as elites dominantes e academicamente arrogantes; segundo, mexeu na aposentadoria do INSS, criando o maldito fator previdenciário, e não mexeu nos privilégios dos servidores públicos e suas aposentadorias integrais e paritárias.
    Isso não tem perdão, que estendo ao PSDB/PFL, que são a dupla de partidos que estão por trás..

  19. maria do carmo de sampaio lima disse:

    Concordo como este comentário ao ex-preidente FHC, os que saõ eclarecidos e porventura tem tem uma mente sadia, lembra sim dele com orgulho para todos nós que fazemos a democracia neste país, alinhada, descente com cultura saber e elegancia, representando bem o nosso querido país, que hoje estagnou sua cultura, a postura politica que hoje virou anarquia, os que nunca estudaram, nem mesmo para assianar e saber o que se passa, no andar de cima do palácio, manipulado pela midia paga até corroer a imaginação dos que acreditam, e esperam esmolas e não trabalho.PURA ENGANAÇÃO, tenho saudade do governo FHC.somente Deus para decidir os rumos do nosso PAÍS.Sr. Fernando Henrique, deixo aqui o meu maior respeito, minha eterna adimiração por voce, o unico presidente Brasileiro poliglota, sábio e sociólogo respeitado até hoje em todos os países do mundo.Parabéns pra vc,continue brilhando pois sua luz será eterna para muitos que estudaram, lutaram, para construir esta patria.Seu brilho ninguém apagará.

  20. Vilma disse:

    É impossivel acreditar que um povo tão criativo e inteligente possa estar hipnotizado com a “Magia PT = Lula Dilma e sua gorja de ladrões.
    Povo, acorda… daqui a alguns anos, vamos pagar um preço muito alto pelas ações do PT de hoje. Pensem nos filhos de hoje, da herança maldita que deixará as obras assistencialistas do PT.
    Que Deus na sua infinita misericórdia, estanda sua mão sobre nós, abrindo nossas mentes, melhorando nossas ações

  21. Beraldo Dabés Filho disse:

    FHC não tem perdão porque:

    . se apropriou do Plano Real do Presidente Itamar Franco;

    . comprou por R$milhões o instituto da reeleição;

    . privatizou grandes empresas estatais a preço de banana;

    . criou o PROER e entregou US$ 30 bilhões do dinheiro público a três bancos quebrados, sob o pretexto de salvar (como?) o sistema financeiro;

    . criou o “fator previdenciário”, redutor impiedoso do valor das aposentadorias, o maior crime cometido contra os trabalhadores em toda a história do Brasil;

    . sempre ficou em cima do muro quando os interesses do Brasil eram sacrificados, privilegiando os EEUU;

    . não expandiu as relações comerciais com alguns países, por mera divergência político-ideológica, sob orientação dos EEUU;

    . não criou programas sociais consistentes e efetivos, que resultassem numa melhor distribuição de renda;

    . não deu reajustes reais ao salário mínimo;

    . não deu reajustes reais aos aposentados;

    . chamou os aposentados de “VAGABUNDOS”;

    . outras coisinhas mais.

    Por estas e outras, repudiado por todos os seus correligionários, procurou abrigo em amizades espúrias com Joaquim Roriz e Orestes Quércia, ambos “fichas sujas”, cada um à sua época e a sua maneira.

  22. Fernando L. Silva disse:

    Prezados (as)
    Gostaria de deixar meu testemunho de que após a gestão do Sr. Dr. Fernando Henrique, pairava no pais a pior situação já vivida por nós cidadãos comuns. A insegurança, desapontamento, estagnação e falta de esperanças, foram fatores doloridos que colaboraram para que muitos optassem por mudanças mais radicais, culminando finalmente na eleição do nosso então candidato Lula.
    Inequivocamente os numeros oficiais e a auto estima dos brasileiros, demonstram que estávamos corretíssimos em mudar e espero que a maioria da população continue a apoiar o atual governo.

    Esta ficando vergonhoso para nós brasileiros termos uma “Classe A” que além de pouca habilidade de gestão e subserviência a interesses estrangeiros, persiste em se agarrar em calunias e emails falsos para tentar ofuscar o desempenho real dos governos Lula.

    Espero também que os saudosistas dos fantasiosos planos econômicos, abandonem seus melindres e melhor direcionem seu patrimônio intelectual a serviço da nossa Pátria, ombro a ombro com todas as demais classes sociais.

    As iniciativas sociais ditas paternalistas e populistas, causaram uma reestruturação na matriz econômica, que esta beneficiando a todos, inclusive os detentores dos meios de produção e serviços.

    Nós não tivemos “medo de ser feliz” como dizia o slogan . Venham ser felizes conosco, o Brasil é para todos e precisa de todos.

    Grande Abraço

  23. Zé da Silva disse:

    Na realidade o plano real teve início no governo FHC e se hoje é uma realidade é porque seu sucessor e equipe souberam administrar a economia e fazer o País crescer, crescer e crescer. Lembro também que o primeiro grande aumento do salário mínimo foi dado por FHC que determinou seu valor em U$ 100 (cem dolares), embora tenha deixado o governo sem atingir o valor por ele próprio estipulado.
    Hoje com o governo Lula o salário mínimo está está valendo U$ 300 (trezentos dolares) ou eu estou enganado? Lembro perfeitamente que quando FHC preparava mudanças para a aposentadoria, grosseiramente chamou os aposentados e quem estava prestas a se aposentar de preguiçosos e outras baboseiras, demostrando assim o seu pavor pela classe aposentada que na sua grande maioria alimentava parentes vítimas do maior desemprego da história do Brasil; Esqueceu ele de que também já era aposentado e que estaria conseguindo mais uma aposentadoria com valores fora da nossa realidade. Lembro também das privatizações… do stander brasileiro montado na feira de Hannover para vender os nossos produtos e que após gastar uma fábula nada foi vendido e se foi não foi divulgado.
    Lembro também que já no final do governo FHC, quando todas as pesquisas indicavam Lula como futuro presidente, comessaram a aparescer histórias de espionágens, de dossiês e etc. etc. etc… Isso e muitos outros fatos quando relembrados pelo povo brasileiro faz com que cheguemos a conclusão que FHC foi realmente prepotente e preconceituoso.
    Um outro aspecto que está deixando o povo muito esperto e o fato do partido de FHC ter tornado-se contumaz, já que todas as vezes que as pesquisas são contrárias aos seus candidatos, criam realmente FACTÓIDES tentando desestabili-
    zar os adversários e confundir a mente dos eleitores. Ocorre porém que esse fato já está manjado demais e o tiro novamente vai errar o alvo.

  24. Fernando L. Silva disse:

    hehe
    Espero que não esteja eu, sendo boicotado, deixado na geladeira ou censurado

  25. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os tempos estão mudando, os heróis, ídolos e ideologias tambem, talvez seja a disseminação da comunicação e do conhecimento a causa da quebra do encanto e decrédito do povo. Estará ai a falta de perdão.

  26. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os tempos estão mudando, os heróis, ídolos e ideologias tambem, talvez a disseminação das comunicações e conhecimento seja a causa da quebra de encanto e descrédito do povo. Estará ai a falta de perdão do povo.

  27. maria luiza Fernandes disse:

    Concordo em grande parte,mas para nos funcionarios aposentados e pensionistas,ele quase nos levou a loucura,porem O que hoje está, LULA, ainda consegui ser pior que ele, continuou com td que ele fez e ainda aprimorou,nos arrasando de vez.Quase vivemos na mendicancia,justo na velhice.E não temos direito as bolsas.Acredito que por causa dele FHC o SERRA está tendo essa rejeição,mas o mesmo não acontece com Dilma que tem por tras aquele que conseguiu ser pior do que FHC.O povo parace anestesiado.Pra nos até a saude piorou,So foi boa no tempo do SERRA(FHC)Agora é lixo.

  28. helo, Rio de janeiro disse:

    A inveja é terrível. Mesmo nos 8 anos no poder, a turma não ficou livre da inveja. Isso é até uma qualidade. Mostra que são inteligentes e sabem reconhecer o que é bom

  29. maria luiza Fernandes disse:

    REalmente ele falava do aposentado e pensionistacom muita crueldade os tratou por 8 anos com despresos mas dando aumento p/ militares reformados. Lula não foi melhor, ledo engano do aposentado e pensionista que acreditou,agora estamos 16 anos sem aumento.MAS como SERRA foi um GRANDE MINISTRO acredito que reveja essa injustiça que nos impuseram seus antecessores.Fala-se em aumentar bolsas, fazer mais casas p/ sem teto e o aposentado e pensionista cada dia comendo pior e sem dinheiro p/ pagar o IPTU da casa que comprou pelo BNH e quitou-ISSO É a mais injusta inverssão de valores. ACABARAM com nosso orgulho e com a dignidade de quem levou a mocidade e grande parte da maturidade trabalhando.Fomos Castigados por termos trabalhados:- Pelos dois, repito

  30. helo, Rio de janeiro disse:

    O poder de compra do salário mínimo não aumentou desde o governo passado. O dólar é que não é mais uma moeda forte. A Dilma disse que o Nordeste fica fora do Brasil, e está tendo todos os votos nordestinos. A estratégia é de tirar o chapéu. Já a turma por trás é da maior cara de pau.

  31. maria luiza Fernandes disse:

    Agora não posso negar que ele foi o percursor do plano REAL,quando Ministro do Itamar,e depois quando presidente…Talvez o povo que trasbalhou e aposentou por tempo de serviço a viuva pensionista Vendo seu padrão de vida ir ao chão,tenha uma trite recordaçõa dele.Mas lula tb nada fez,não criou plano real, absolutamente nada fez pelo aposentado e pensionista ,ate os precatorios não quer pagar.É o pior entrou dizendo-se do partido dos trabalhadores,defensor do trabalhador e foi uma decepção….UFA!

  32. J Santos disse:

    Obrigado pela reportagem. Uns constroem o alicerce e outros a casa. E o que tem de mal nisso? Por que tanta raiva e preconceito contra o PT? O que de mal eles fizeram para o país? Isso é uma briga simplesmente pelo poder. E a vantagem do Lula é que ele nunca teve rabo preso com pessoas da grande mídia brasileira e políticos da extrema direita como ACM, por isso o grande sucesso dele com o povo brasileiro, indo contra toda campanha rasteira que em toda eleição seus adversários fazem sem apresentar qualquer proposta de mudança que convença a população. Se não é a imprensa azul, também sem nenhuma vergonha de mostrar de que lado está, essa eleição já estava ganha.

  33. João Moura Queiroz disse:

    O FHC foi muito bem quisto no Brasil, quando pertencia ao quadro do PMDB, juntamente com o Covas, o Ulisses, o Brossard, o Pedro SImon e Waldir Pires – eram considerados os melhores oradores do país e respeitados. Alguns entraram no PSDB quando esse foi criado e era um partido sério. Depois o partido perdeu a moral. E ele se desqualificou com as privatizações, com que o povo não concordou, mas o que realmente prejudicou a sua imagem, foi a nomeação do Armínio Fraga como M<inistro – Um ex-funcionário de um agiota internacional, cujo um dos primeiros atos como Ministro foi uma suspeita desvalorização artificial do real em mais de 50%. Uma jogada altamente suspeita que deve ter sido feita em negociação com o ex patrão do Ministro Armínio Fraga que deve ter lucrado mundos e fundos com a jogada. Não sei swe o FHC participóu. Ficou a suspeita. Outro fato foi a venda da Vale do Rio Doce por valor ínfimo e quando lhe perguntaram porque ele vendeu tão barato, ele disse que foi o melhor preço que achou. Se ele tem explicações, ele fez pouco do povo e não deu maiores explicações, talvez devido ao orgulho, etc. O fato é que ele ficou como um privatizador e como desonesto.
    Mas, quem o queimou realmenbte foram os companheiros de política, que não defenderam quanto às acusações de tendências privatizacionistas, evitando falar no assunto e agora que o humilharam infinitamente, não tocando no seu nome durante dois meses de campanha. Um grande chefe renegado a não ter nenhuma importância ou pior ainda, a ser prejudicial à campanha. Até eu acho que o FHC não merecia isto. Essa traição foi imperdoável.

  34. José Maria Ricardo Amâncio disse:

    ÔPA: CADÊ O MINHA OPINIÃO QUE NÃO FOI COLOCADA AQUI? SERÁ QUE OS SENHORES TÊM MEDO DA VERDADE? REPITO: O SR. SERRA VIVE MALDIZENDO E SENDO MAL EDUCADO COM DILMA, POIS ESTÁ DESESPERADO, PORQUE IRÁ PERDER A ELEIÇÃO, COM A GRAÇA DE ” DEUS “! CONTINUE COM A FALTA DE EDUCAÇÃO QUE A DILMA NÃO PRECISARÁ DE SEGUNDO TURNO! MUITA ” LUZ ” PARA TODOS!

  35. CÉLIO MIRANDA disse:

    Vou ser bem direto!
    Quem na historia da republica teve 85% de popularidade na condição de presidente?
    FHC?

  36. Marco Antonio Rodrigues disse:

    Não me lembro quem foi este tal de fhc

  37. Sylvia disse:

    Nunca votei no FHC e passei os oito anos de seu mandato falando mal dele.Naquela época eu não acompanhava a política de perto.A minha opinião era em parte formada pelo o que eu ouvia e por “clichés ” tipo O FHC vendeu o Brasil porque privatizou empresas estatais.Eu achava que privatização era coisa ruim porque tdo mundo dizia isso.Depois de ter sido enganada pelo Lula ,comecei a seguir a política mais de perto e tentei me livrar dos “preconceitos ” das “ideologias” e idéias radicais..Comecei a ler vários jornais e revistas com diversas tendencias,me informar mais,comparar opiniões e analisar melhor as coisas antes de formar uma opinião. Afinal foi isso que os brilhantes profs de Filosofia da PUC me ensinaram( ao invés de me “doutrinarem”para um tipo de ideologia)Cheguei a conclusão que estava errada em relação ao FHC.Hoje acho que ele fez um bom governo,com defeitos, é claro, mas que nos trouxe a estabilidade.
    Faço um apelo a todos .Não se deixem levar pelo marketing , preconceitos , a “imagem” ou jogo de palavras dos candidatos.Leiam, se informem,façam pesquisa .Não acreditem naqueles emails tendenciosos que falam sobre os candidatos ,sem pesquisar se aquilo é verdade ou mentira. Não se esqueçam que o que o Lula faz hoje ,pode ser bom agora ,mas quais serão as consequencias no futuro ? Será que não teremos que pagar a conta mais tarde?No gov. militar náo tivemos o milagre economico? O Brasil era a oitava economia do mundo,só que aí eles sairam e deixaram a conta pra gente pagar.Desde então,ficamos pagando essa conta e o país só voltou a ter estabilidade, no governo FHC .Mta gente não sabe disso.Por isso ,se informem sb o passado através de fontes objetivas (e não sob o ponto de vista de um partido ) e pensem no futuro e na manutenção da nossa democracia.Sem ela ,a gente não estaria trocando idéias aqui agora.

  38. Daire campitelli disse:

    fhc melhor presidente do Brasil!

  39. Erivaldo Leite ROdrigues disse:

    Sr. Guzzo
    è impossível tampar o sol com a peneira. De empresário a trabalhador, de rico a desempregado, o povo inteiro sentiu na pele
    o mal governo do FHC. Nacional e Internacional
    a posição do Brasil hoje é inversamente distante do governo de FHC. Se os seus amigos
    os abandonaram como não poderiam seus inimigos.
    È impossível fazer uma boa defesa de um réu que
    a prova dos autos é inconteste. O senhor tem
    o direito de fazer, só não consegue inocentá-lo. Sds, Erivaldo.

  40. L Paes de Almeida disse:

    Minha gente, quem era o ministro da fazenda Do Itamar Franco que liderou o plano real? FHC.Deu certo, felizmente, apesar da falta de apoio do PT, que, no entanto, deu continuidade a ele e agora canta vantagem, diz ter acabado com a inflação e iniciado o desenvolvimento.
    Alguém se lembra do que era a super inflação? Quem não tinha acesso a bancos e overnight perdia 80% do salário no mês. É o pior dos mundos para o pobre. Poi é, acabou a superinflação (levou certamente uns 10 anos, 2 do Itamar e 8 do FHC) e a inflação está baixa. Sem ela o Brasil pode começar um processo virtuoso e até encarar as graves crises que abalaram o mundo ( Crise do México, Russia etc,).Além disso não se sai de uma hiperinflação como a nossa e começa a crescer. Leva tempo. E doi sim, requer sacrfícios de seus cidadãos, e por isso estamos todos de parabens, saimos dessa fase inteiros, felizmente.
    Já no governo Lula, sob a batuta do ministro da fazenda, continuando o modelo econômico da era FHC e, já dominada a inflação, o Brasil começou a crescer, o que é muito bom.
    Recentemente, a famosa marolinha econômica só não virou um Tsunami por causa do PROER, programa que o Lula ofereceu orgulhosamente ao Obama. Outro motivo, menos positivo, é que somos pouco globalizados e com isso o que se passa no mundo nos atinge menos do que, p. ex. a Portugal.
    E por aí vai.
    FHC foi demonizado, embora tenha feito um excelente governo. O correto é vermos como as coisas se realizam na história de um país, sem personalismos. Afinal, ninguém é perfeito, nem o super Lula. Chega de pensamento mágico.

  41. José Milton De Quevedo disse:

    Concordo em Genero Numero e Grau, pois infelizmente em nosso país ainda se cultua a
    Inveja.Não importa se é da classe mais abastada
    ou da mais baixa,tudo se resume em falar mal e,
    colocar a culpa nos outros.
    O que seria do país hoje sem FHC é so voltar um pouco no tempo e lembrar com andava a economia
    corrída pela inflacão galopante.
    Mas Historia o absolvera de tudo isso,todos querem colher os frutos e se abastecer, mas ninguém gosta de plantar.

  42. Afonso Schroeder disse:

    É pagina do passado o ex-presidente homem de muita personalidade, conseguiu colocar em baixo do tapete milhares de pequenos e micros. Empresários que vivem até hoje a margem pra não dizer em situação delicada tal atutude do então presidente foi louvavel para poucos, mas para grande maioria foi um fracasso total, pois o mesmo inviabilizou o trabalho de milhares para beneficiar uns poucos que nos dias atuais são contra o elogiavel governo que governa para toda sociedade, independente de classe social.
    Todos somos sabedores que nem em pensamento da para fazer comparação do ex-presidente com o atual governo “Lula”, mostranado que nos dias atuais não é mais aceitavel governar para classes, é fazendo comparativos com alguns governos internacionais, China, India e outros que vereficamos como um Estadista precisa em primeiro lugar no minimo ser politico e pluralita para conduzir um povo sofrido por muitos e muitos anos.
    Oxalá Deus de entendimento e tranquilidade para entender que “todos”tem o direito de viver no minimo razoavelmente,pois a minoria que é contra o governo Lula sabe que uns poucos ganham salários tão robustos (equivalente) num mes… E a grande maioria não ganha nem para sobreviver, eu pergunto é este o Brasil que pretendemos…

  43. Luiz Lage disse:

    Sucesso?!! Qual? onde? Para mim FHC é o presidente que deu prejuízo para o país, acho que privatizar em si pode ser uma coisa aceitável mas vender por preços muito abaixo do valor é um crime de lesa pátria, como no caso da Vale que foi vendida por cerca de 1 bilhão de dólares e hoje vale cerca de 100!
    A falta de patriotismo também é algo imperdóavel para mim, FHC aceitou os termos do consenso de Washington e era lacaio dos interesses europeus e americanos.
    Pra quem quiser ler, ele defende nos artigos dele, que um país como o Brasil não têm condições de se colocar de forma independente no cenário internacional, sendo têm que se alinhar com os interesses dos EUA ou a Europa, isso é um sucesso?!!!!!!
    E, depois de ser um vassalo, nem sequer conseguiu ser professor de Harvard como queria… (não serve ser professor convidado)
    E, para finalizar, aqui eu coloco meu comentário porque sei que vai aparecer, ao contrário da Veja.

  44. Luiz Lage disse:

    “Foi seu governo que finalmente encarou e venceu a inflação no Brasil – ou teria sido algum outro?”

    Pura inverdade histórica, o governo que venceu a inflação no Brasil foi o do Itamar Franco, FHC era o ministro da fazenda, mas nem na epóca e nem hoje o ministro é o chefe do governo…

  45. André Mota disse:

    Caramba, finalmente encontrei alguém que partilha do que penso. Estarei deixando meu 3º voto para a era Lula (sob o comando da Sra. Dilma), mas fico indignado com a falta de respeito com aquele que começou a tornar o país ‘governável’. Como pensar a era Lula sem o inegável legado do governo FHC? Pergunto-me como estaria hoje o Brasil se o Lula tivesse subido ao poder no Lugar do FHC.

  46. antônio helvécio de almeida disse:

    ESTA OPINIÃO ABSURDA SÓ PODE SEWR OBRA DE ENGENHARIA POLÍTICA DE UM TUCANO ROXO,OU UM MARQUETEIRO BEM PAGO PELO PSDB.fhc é herança maldita mesmo.será que o povo brasileiro quer voltar a pagar dívida externa?desemprego em massa,sucateamento da nossa economia,salário de miséria e fome,cruzes tucano bicudo…PSDB=PIOR SALÁRIO DO BRASIL.DILMA E HÉLIO COSTA,PATRUS, PIMENTEL neles!

  47. Beraldo Dabés Filho disse:

    Um Presidente que teve a coragem de garfar os aposentados, criando o fator previdenciário (aumento da idade e redução do valor) e ainda chamálos de bando de vagabundos, não merece respeito.

    A propósito, foi ele mesmo quem criou o fator previdenciário ou foi o seu Ministro da Previdência Social?

    Mais, foi ele quem criou o PROER (US$ 30 bilhões jogados no lixo) ou foi o seu Ministro da Fazenda?

    Claro que estas realizações de impacto (positivo ou negativo) são de responsabilidade direta do Presidente. Ele é o criador!

    Como então atribuir a ele a criação do Plano Real? O Presidente era o Itamar Franco.

  48. moacyr lopes da silva disse:

    MINHA OPINIÃO ?

    QUEM O DEFENDE DEVE SER AMIGO DELE, ASSIM COMO QUE O CONDENA, INIMIGO.

    NÃO SOU ADVOGADO DELE PARA DEFENDE-LO E NEM MP PARA DENUNCIÁ-LO !

    LOGO …

  49. helio, Rio de janeiro disse:

    Plano Real com Itamar e com os economistas do PSDB, muitos e brilhantes. O PROER, que o leitor condena, foi elogiado pelo Lula e oferecido ao Obama.PT votou contra o Real e contra a lei de responsabilidde fiscal. O telefone celular foi uma revolução. Lula colheu os frutos e expandiu o Bolsa do governo anterior. No mais foi farra. A propósito em 8 anos nehuma reforma previdenciária que só aumentou o seu déficit. Já a Dilma vai herdar a alta demanda e a falta de produção. Enfrentará inflação, ou maçiça importação. E aí não poderá culpar o antecessor como é a prática atual.

  50. Antonio disse:

    Ola
    Estou contigo e não abro, vc está correto o brasileiro não se lembra do passado, mesmo que este foi tão bom como foi quando FHC governou o Brasil. Não importa se quando o jogador fazia os gols para seu time e ele o aplaudia, mas se hoje não o faz, porque o momento do clube ou seu estado físico é outro ai vêm à reprovação e até insulto.
    Quem sabe enganar vai enganando e povo vai aplaudindo com se fosse tudo normal, quem propaga a verdade tem menos valor do que quem propaga a mentira. Vivemos no Brasil, onde o povo (eleitores) além de ser ingrato gosta de ser enganado.
    O Lula herdou do FHC, um carro zero quilometra e muito bom onde o que foi preciso fazer sómente as revisões baratas e este carro quase não deram manutenção e foram tudo as mil.
    Agora é que vem o pior, este carro já mais velho ira precisar de outras revisões caras e ira dar muita mais manutenção ai que são elas, não dará para vendê-lo, pois não se encontrará no mercado quem esteja disposto em comprá-lo. Esta comparação com o carro talvez não caiba aqui, mas ele apenas serve para tentar explicar os bons ventos que a economia vem demonstrando em nosso querido país.
    NÃO VAMOS QUE O POVO FIQUE CEGO PARA O VOTO.
    NÃO VAMOS DEIXAR QUE A MENTIRA VENÇA A VERDADE

  51. Carlos disse:

    FHC sucateou a educação publica, detonou com a saude publica, criminalizou os movimentos sociais, deu de bandeja grandes companhias estatais brasileiras ao capital estrageiro (veja a Vale); enfim, o pior capitalismo da face da terra; quer mais FHC?

    Lula sabe fazer capitalismo como ninguém, ele é o cara. É um contraste gigantesco, o Lula presidente possibilitou tal visão.

    Abrç

  52. Honório Tonial disse:

    As pessoas de bom censo, que sabem discernir o certo do errado deverão convir que Fernando Henrique Cardoso e Lula são dois constrastes: O administrador eficiente e o paranoico dono do mundo, acima do bem e do mal
    A história fará o devido registro.Na hora de chegar à Eternidade haverá o acerto de contas.
    Vovô Honório ( 84 anos de idade)

  53. Carlos Henrique Dercoles disse:

    O fato é que ele é todo o resto do seu partido, além de endividarem mais o Brasil na época de seu mandato, adotaram a política da “privatização”, vender tudo…, até as nossas riquezas naturais! Privatização só é bom para uma nação, quando ganhamos mais em impostos do investidores estrangeiros e geramos mais empregos para a nação!

  54. Sylvia disse:

    Caro Célio Miranda,

    O fato de um Presidente ter 85% de aprovação não quer dizer necessariamente que ele é um bom ou ótimo Presidente. Mtos lideres políticos tiveram altos indices de aprovação e mais tarde a Hist´ria revelou que eles não eram tão bons assim.

  55. helio, Rio de janeiro disse:

    O leitor Antonio se expressou muito bem.

  56. Beraldo Dabés Filho disse:

    O FHC identificado em alguns comentários deve ter sido Presidente em outro País.

    O que eu conheço deixou o Pais sucateado em todas as áreas.

    E como último ato, para fechar com “chave de ouro” o seu desgoverno, fez um empréstimo bilionário junto ao FMI, em Dezembro/2002, para não deixar um “Caixa” no vermelho para o Lula começar em Janeiro/2003.

    Aceitem!!

    “Os cães ladram e a caravana passa”.

  57. helio, Rio de janeiro disse:

    Dabés,
    Essa expressão dos cães e da caravana, foi usada na Revolução Francesa para descrever os nobres que seguiam altivos em suas carruagens douradas indiferentes aos protestos do povo. Fechavam as cortinas e não se incomodavam com o barulho. A caravana atual joga alguns brioches para os cães e segue blindada, seus vassalos a frente e atrás preparando o caminho para o castelo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *