Início » Economia » Internacional » Senado italiano começa processo de cassação de Silvio Berlusconi
Política na Itália

Senado italiano começa processo de cassação de Silvio Berlusconi

Após ser condenado por fraude fiscal, mas não ir para a cadeia, Berlusconi pode ter seu mandato de senador cassado

Senado italiano começa processo de cassação de Silvio Berlusconi
O ex-primeiro-ministro também foi condenado, em 2013 por abuso de poder e incitação à prostituição (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Uma comissão de senadores italianos iniciou nesta sexta-feira, 4, processo para cassar o mandato de senador do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi por causa da condenação a quatro anos de prisão por fraude fiscal.  A decisão definitiva é esperada para o fim do mês e pode definir o futuro político de Berlusconi.

O ex-primeiro-ministro faltou à audiência da comissão, mas denunciou o procedimento como uma manobra de seus inimigos políticos. “Não há possibilidade de defesa e não há razão para comparecer perante pessoas que já anunciaram por meio da imprensa qual decisão vão tomar”, disse Berlusconi, em um comunicado divulgado pelos advogados.

A expectativa é que a votação seja favorável à expulsão, pois o ex-primeiro-ministro conta apenas com oito votos na comissão que julga a cassação. Os outros 15 membros já manifestaram que são contra a permanência de Berlusconi no cargo. O resultado da comissão pode sair até sábado, 5. O plenário do Senado poderá ratificar essa decisão em duas semanas.

A Suprema Corte da Itália confirmou no início de agosto a condenação do ex-primeiro-ministro à pena de quatro anos de prisão e decidiu que a decisão que o proíbe de exercer funções públicas durante cinco anos fosse novamente julgada por um tribunal de apelação. O ministro foi condenado, mas por  ter 76 anos, não irá para a prisão.

Em junho, num julgamento separado, Berlusconi foi condenado a sete anos de prisão por incitação à prostituição de menores e por abuso de poder. Essa condenação está suspensa até que haja uma decisão sobre o recurso apresentado pelos advogados de Berlusconi.

Fontes:
Agência Brasil-Senado italiano começa processo de cassação de Silvio Berlusconi

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *