Início » Economia » Internacional » Sete curiosidades sobre o novo prefeito de Nova York
Política em NY

Sete curiosidades sobre o novo prefeito de Nova York

Bill de Blasio é casado com mulher negra, ativista LGBT e sua lua de mel foi em Cuba. Confira a seguir sete fatos interessantes sobre o novo prefeito de Nova York

Sete curiosidades sobre o novo prefeito de Nova York
Bill é o primeiro democrata eleito em 20 anos (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Os democratas venceram a eleição na última terça-feira, 05, e estão de volta no comando da prefeitura de Nova York após 20 anos. O novo prefeito, Bill de Blasio, foi militante de esquerda nos anos 80 e projeta um plano progressista para a cidade. Conheça sete fatos marcantes na trajetória do político:

Leia Mais: Nova York se despede de Michael Bloomberg
Leia Mais: Democrata Bill De Blasio é eleito prefeito de Nova York

1 – Pai comunista. Warren Wilhelm, pai de Bill de Blasio, sofreu um boicote dentro do Departamento de Comércio do governo norte-americano, onde trabalhava, por argumentar a favor do comunismo.

2 – Mudança de nome. Na verdade, o nome no registro de nascimento de Bill de Blasio era Warren Wilhelm, Jr., em homenagem ao pai, que perdeu a perna esquerda na Segunda Guerra Mundial. O pai se tornou alcoólatra e se divorciou de sua mãe. Após esse episódio, ainda no ensino médio, ele adotou o apelido de infância, Bill, como seu nome e o sobrenome italiano da mãe. O pai de Bill teria se suicidado após a descoberta de um câncer terminal.

3- Apoio ao movimento sandinista.  Bill apoiou o movimento Sandinista na Nicarágua, em 1988, que chegou a visitar. Na época, o governo do país enfrentava uma guerrilha apoiada pelo governo americano de Reagan. Após visitar o local e voltar para os EUA, ele continuou contribuindo com a Rede de Solidariedade com a Nicarágua, até declarar que estava desencantado pelo modo como o governo tratava a imprensa e os opositores.

4 – Trabalho com Hillary Clinton. Bill atuou na campanha de Hillary Clinton para presidente. Ele foi demitido por ser considerado “politicamente fraco”.

5 – Casado com mulher negra e ativista de direitos LGBT. Bill é casado há 19 anos com a poeta Chirlane McCray, de 58 anos, que atua na organização radical de feministas e lésbicas negras, a Combahee River Collective.

6 – Lua de mel em Cuba. Contrariando a legislação norte-americana, o casal de Blasio passou metade da lua de mel na Ilha. Os filhos herdaram a miscigenação da cor branca de Bill de Blasio e da cor negra de Chirlane McCray.

7 – Despejo em Nova York. Em 1983, graças a um problema contratual, Bill de Blasio foi despejado do apartamento onde morava. Ele citou o episódio várias vezes na sua defesa de uma política de moradia popular para nova-iorquinos. Uma de suas promessas é a construção de mais de 200 mil casas populares na cidade.

 

Fontes:
Pragmatismo Político- Sete curiosidades sobre o novo prefeito de Nova York

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Engraçado: no artigo da revista Veja sobre Bill de Blasio, é dito que sua mulher, Chirlane McCray, é “ex-lésbica”!… Eu achei, no mínimo, ‘inusitado’! Já no artigo acima é dito que ela é militante de uma organização radical de feministas e lésbicas negras (e não que ela tenha mudado sua orientação sexual…), que faz mais sentido!

    Na verdade, isso é absolutamente irrelevante para a capacidade administrativa do novo prefeito de Nova York! Mas, para ser franco, receio que esse novo prefeito — que é um tremendo ‘p@rra lôca!, vai acabar metendo os pés pelas mãos com ideias e projetos esquerdistas e mirabolantes! E cumprir adequadamente seu papel de ‘síndico da cidade’, que é bom…!!

    Ah!, quer saber? “Eles que são brancos, negros, hispânicos, gays, heteros, etc, etc… que se entendem” !!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *