Início » Notícia » Socialistas são favoritos para segundo turno na França
Hollande vs. Sarkozy

Socialistas são favoritos para segundo turno na França

Pesquisas realizadas logo após o fechamento das urnas no primeiro turno apontaram para uma vitória tranquila de François Hollande no segundo turno

Socialistas são favoritos para segundo turno na França
Sarkozy e Hollande vão disputar segundo turno (Fonte: Reprodução/BBC)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A esquerda tem chances reais de voltar ao poder na França após 17 anos ausente do Palácio do Eliseu, com a vitória do Partido Socialista francês no primeiro turno das presidenciais, realizado neste domingo, 22, e seu favoritismo para vencer o segundo turno apontado por pesquisas de intenção de voto.

François Hollande, do PS, teve 28,63% dos votos, seguido do atual presidente da França, Nicolas Sarkozy, que alcançou 27,18%. A extrema-direita teve votação expressiva, com Marine Le Pen ficando com a preferência de 17,9% do eleitorado francês. Foi o melhor resultado do partido Frente Nacional da história. Já o candidato da extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon, associado aos comunistas, obteve 11,11% dos votos.

Quase 80% de comparecimento às urnas

Três pesquisas realizadas logo após o fechamento das urnas no primeiro turno apontaram para uma vitória tranquila de François Hollande no segundo turno. A pesquisa do instituto Ifop, por exemplo, mostra Hollande vencendo Sarkozy por uma diferença de quase dez pontos percentuais: 54,5% dos votos contra 45,5%.

Chamou a atenção o alto índice de comparecimento às urnas na França nas eleições deste domingo: a taxa de participação do eleitorado foi de quase 80%. Outros fatos significativos foram que quase 30% dos eleitores franceses votaram na extrema direita ou na extrema esquerda e pela primeira vez em décadas um presidente que tenta a reeleição ficou em segundo lugar no primeiro turno.

Fontes:
BBC Brasil - Hollande vence 1º turno na França e larga na frente em pesquisas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *