Início » Brasil » Política » TCU deve fiscalizar obras da transposição do São Francisco
Evidências de abandono

TCU deve fiscalizar obras da transposição do São Francisco

Prejuízo pelas irregularidades no empreendimento já somam R$ 8,6 milhões

TCU deve fiscalizar obras da transposição do São Francisco
Obras foram deixadas pela metade em Pernambuco (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho enviou nesta terça-feira, 6, ao Tribunal de Contas da União um pedido para fiscalização das obras da transposição do Rio São Francisco.

Leia também: Governo divulga mais cara licitação para transposição
Leia também: A polêmica transposição do Rio São Francisco

O pedido aconteceu depois das evidências de abandono da obra em 2011. As obras da transposição foram cenário importante na propaganda eleitoral da presidente Dilma Rousseff e responsáveis por parcela expressiva de votos recebidos na região Nordeste. Em matéria publicada no último domingo, 4, o jornal O Estado de S. Paulo mostrou trechos da obra em Pernambuco em pleno estado de abandono. Lado a lado com a terra seca do sertão nordestino haviam estruturas de concreto estouradas e com rachaduras, vergalhões de aço abandonados, expostos ao sol e a chuva e obras deixadas pela metade.

De acordo com auditoria do TCU, o prejuízo pelas irregularidades no empreendimento já somam R$ 8,6 milhões. O ministro procurou pessoalmente o presidente do Tribunal de Contas, Benjamin Zymler, para pedir para que técnicos auxiliem a pasta na fiscalização da obra. Bezerra solicitou ainda que auditores do TCU avaliem em 30 dias se as medidas tomadas pelo Ministério foram suficientes para resolver os problemas do empreendimento.

Em comunicado, o Ministério assegurou que as orientações do TCU serão cumpridas integral e imediatamente: “Considerando a magnitude e a complexidade do projeto, o ministro destacou ser importante checar constantemente as rotinas de trabalho buscando aperfeiçoar as práticas de gestão”.

Fontes:
Estadão - Ministro da Integração Nacional pede ajuda ao TCU para fiscalização de obras

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. SID OLIVEIRA disse:

    ENQUANTO O BRASIL E SEU HUMILDE POVO ACREDITAR QUE O NORDESTE PODE MUDAR,O PARÁ PODE MUDAR A COISA VAI FICANDO CADA VEZ PIOR.SERAM DESVIOS E MAIS DESVIOS DE DINHEIRO, TUDO É SUPERFATURADO, E IMAGINEM UM É FUNDADOR DO PT, A OUTRA E EX COMBETENTE POLITICA E AS COISAS NO PAIS ESTÃO PIORES AGORA, POIS NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAIS SE VIU TANTOS ESCANDÁLOS.

  2. Marluizo Pires Cruz disse:

    Essa fotografia do canal do aquaduto destruido antes da passagem da água demonstra a magnitude da desqualificação que atingiu a execução desses projetos, a ponto da revelação dessa fotografia explicitar a má qualidade da obra mais que abandono para envergonhar uma engenharia cívil que era considerada das melhores do mundo. Com referência essas atitudes de fiscalizaçôes no Brasil temos vários orgãos que deve fiscalizar as obras, mas o dinheiro dos cofres público estão sempre em transposição para os cofres dos aliados privados.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *