Início » Economia » Internacional » Trump não participará de Fórum Econômico Mundial
ECONOMIA

Trump não participará de Fórum Econômico Mundial

Presidente americano cancelou sua viagem a Davos apontando como motivo o impasse referente ao orçamento dos EUA

Trump não participará de Fórum Econômico Mundial
Impasse desencadeou a paralisação parcial do governo americano (Foto: Donald J. Trump/Twitter)

O presidente americano Donald Trump cancelou nesta quinta-feira, 10, sua viagem a Davos, na Suíça. Ele participaria do Fórum Econômico Mundial, que ocorre entre os dias 22 e 25 de janeiro.

“Por causa da intransigência dos democratas sobre a segurança da fronteira e a grande importância da segurança para nossa nação, eu respeitosamente cancelo minha viagem muito importante a Davos”, anunciou Trump em sua conta no Twitter.

A falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o orçamento federal se transformou em uma parcial paralisação do governo, que é a segunda maior da história e já dura 20 dias. A paralisação deixou 800 mil funcionários do governo sem receber seus salários.

Na negociação do orçamento, Trump exige a aprovação de US$ 5,7 bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México. Democratas concordaram em pagar 1,3 bilhão de dólares, mas a contraproposta foi rejeitada pelo presidente.

Antes de cancelar sua ia para Davos, Trump relatou a jornalistas que a sua viagem dependia apenas de soluções sobre as crises políticas. “Foi muito bem-sucedido quando fui. Temos uma grande história a contar. Temos os melhores dados de emprego em muitos anos”, acrescentou o presidente, que já participou do fórum no ano passado, quando defendeu seu lema “America first“.

A Casa Branca tinha anunciado uma comitiva que acompanharia Trump até a Suíça. Dentre eles, estariam presentes os secretários de Tesouro, Steven Mnuchin, e de Estado, Mike Pompeo. A filha do presidente, Ivanka Trump, e seu marido, Jared Kushne, também faziam parte da comitiva. O governo ainda não declarou se a comitiva viajará para Suíça no intuito de representar Donald Trump.

Já o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, confirmou presença, segundo o anúncio do Palácio do Planalto. Esta será sua primeira viagem internacional desde que tomou posse.

A atual edição do Fórum Econômico Mundial discutirá a globalização na era da quarta revolução industrial, que é caracterizada através dos fenômenos da inteligência artificial, nanotecnologia e aceleração da indústria robótica.

Fontes:
DW-Trump cancela participação no Fórum Econômico Mundial

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *