Início » Economia » Internacional » União Europeia começa a negociar com Cuba
amizade europeia

União Europeia começa a negociar com Cuba

A UE é o maior parceiro comercial de Cuba depois da Venezuela, e vários países do bloco já tem acordos bilaterais com a ilha

União Europeia começa a negociar com Cuba
UE diz que busca incentivar a democracia e os direitos humanos (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A União Europeia concordou em iniciar negociações com Cuba destinadas a restabelecer as relações bilaterais completas com a ilha de governo comunista. As negociações, que poderiam começar já no próximo mês, vão tentar aumentar o comércio e o investimento, além de incluir um diálogo sobre os direitos humanos, disseram autoridades.

Desde 1996, a UE  tenta melhorar seus laços com Cuba para incentivar a democracia multipartidária e o progresso em matéria de direitos humanos. O bloco é o segundo maior parceiro comercial de Cuba , depois da Venezuela. Diversos países do bloco tem acordos bilaterais com a ilha.

A UE representa uma importante fonte de investimento, e centenas de milhares de turistas europeus visitam a ilha todos os anos.

O embaixador da UE em Havana, Herman Portocarero, disse que o objetivo é apoiar a mudança da Ilha. O anúncio vem após lançamento de um processo de reforma econômica e social lançada pelo presidente Raúl Castro. “É, até certo ponto, um voto de confiança nas reformas cubanas”, declarou Portocarero.

O movimento indica a mudança diplomática mais importante desde que a UE suspendeu as sanções contra Cuba , em 2008.  Portocarero ainda declarou que o objetivo da UE é “encorajar um processo de transição para uma democracia pluralista e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como a recuperação sustentável e a melhoria das condições de vida do povo cubano”.

 

Fontes:
BBC-EU agrees to launch negotiations with Cuba

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *