Início » Brasil » Política » União Europeia quer banir carros até 2050
Política verde

União Europeia quer banir carros até 2050

De acordo com Siim Kallas, comissário de transporte da UE, o plano não vai limitar a mobilidade ou reduzir a competitividade da Europa

União Europeia quer banir carros até 2050
Metade das viagens acima de 300 quilômetros deverá ser feita por trens (Fonte: The Telegraph)

A União Europeia (UE) pode banir os carros movidos a gasolina e a diesel até 2050. Esta é a proposta apresentada nesta segunda-feira, 28, pela Comissão Europeia, braço executivo do bloco.

De acordo com Siim Kallas, comissário de transporte da UE, a meta de cortar o uso de carros pela metade nos próximos 20 anos — antes da proibição total em 2050 — não vai limitar a mobilidade ou reduzir a competitividade econômica da Europa.

“Nós podemos quebrar a dependência do sistema de transporte baseado no petróleo sem sacrificar a eficiência e comprometer a mobilidade. Pode ser uma situação onde todos saiam ganhando”, explicou Kallas.

O plano revolucionário visa também por um fim aos voos baratos da Grã-Bretanha para o sul da Europa. A meta é obrigar que metade das viagens acima de 300 quilômetros seja feita por trens.

A Associação de Motoristas britânicos (BDA, na sigla em inglês) rejeitou a proposta, dizendo que ela é economicamente inviável e uma restrição “maluca” à mobilidade. “Se ele quer mergulhar em uma nova idade das trevas, ele está no caminho certo. Nós temos que manter as coisas em movimento”, afirmou o porta-voz da BDA, Hugh Bladon.

Leia mais:

Falta de água pode atingir 55% dos municípios

Alterações climáticas em preto e branco

Fontes:
The Telegraph - EU to ban cars from cities by 2050

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. João Cirino Gomes disse:

    Por ir com tanta sede ao pote, o ser que se diz humano, poderá ser obrigado a regredir no tempo!

    Depois de tanta ganância, corrupção, luxo e escravidão!

    Quem sabe, se do alto de seus pedestais, estes seres mesquinhos e gananciosos que estão se tornando os mais hipócritas do universo, não estejam fada-dos a voltar a andar de carruagem, ou de quatro patas, como os macacos!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *