Início » Brasil » Política » Vale tudo!
Opinião

Vale tudo!

Nossos políticos mostram que “Vale Tudo” por um mandato no mundo encantado em que vivem. E se você não gostar, o problema é seu. Por Claudio Schamis

Vale tudo!
Opinião e Notícia

Tim Maia cantou e encantou com seu vozeirão o seu “Vale Tudo” onde dizia que tudo estava valendo, menos dançar homem com homem nem mulher com mulher. Em 1988, a Rede Globo colocou no ar sua novela “Vale Tudo” onde lá também tudo valia, nesse caso para se dar bem na vida e que culminou com o assassinato mais famoso da televisão: Odete Roitman (Beatriz Segall). Sem deixar de lembrar que “Vale Tudo” é também um torneio de luta que está mais para sinônimo de violência pura, troglodita e sem nexo do que para ser considerado um esporte, mas que para alguns virou o próprio ganha pão. Vai entender!

E como dizem que a vida imita a arte, nossos políticos vieram e mostraram que é isso aí mesmo, “Vale Tudo” no mundo encantado em que vivem. E se você não gostar, o problema é seu. Não deles. E não se fala mais nisso. Como assim não se fala mais nisso? Comigo não.

A fome deles e o medo de ficar de fora da bocada fizeram com que eles aderissem de corpo, alma e sabe-se lá mais o que ao também movimento do “Vale Tudo”. Ainda mais agora em época de eleição. Isso é latente. E isso só fez corroborar o que já sabíamos: que para eles na política antes de qualquer outra coisa com certeza o “Vale Tudo” tem que estar valendo. E está.

O que é uma pena, pois todos nós perdemos. Nós, não eles. Nós perdemos a verdade, o objetivo, a proposta, as ideias, a cara limpa, a ficha limpa.

Na batalha para se eleger eles resolvem que é melhor atacar, e seja de que forma for não importando o tipo de arma que se vai usar. Mas eles procuram usar as mais sórdidas, as mais baixas. Pode ser um dossiê, pode ser também buscar o que se fez no verão passado, irão buscar falhas, falas, conversas, com quem um jantou, com quem o outro almoçou, o que jantou, o que bebeu, quem pagou, como pagou, por que pagou? Irão quebrar o sigilo fiscal de familiares. E tudo isso pra quê?

Para depois chegar descaradamente como fez Lula e dizer que isso tudo é invenção do adversário, pois ele está com medo. Medo? Com medo estou eu de que continue tudo como está. Com medo estou eu que as pessoas não vejam a verdade que está estampada na nossa cara através das manchetes de escândalos que foram produzidos ao longo da Era Lula. Basta que os deslumbrados e adoradores de Lula consigam deixar pelo menos por um instante a foto dele de lado ao ler uma crítica sobre seu governo e em alguns casos mais graves que retirem os “antolhos” metaforicamente falando, para que possam ter uma visão mais ampla do que acontece. E que consigam perceber que podemos ter razão em alguma coisa. Não estou dizendo que quem critica o governo tem 101% de razão. Não sou o dono da verdade. Sou simplesmente um pacato cidadão que está apenas cansado de ver tanta falta de respeito, descaso e afronte.

E de ser ainda obrigado a aguentar o deboche do presidente o que fica demais da conta. Um deboche que virou a marca registrada de alguns momentos de Lula Pop Star. A postura de Lula me incomoda. Não é postura de um presidente. Ele não tem isso. Ele pode ser carismático, idolatrado, adorado, mas isso não é sinônimo de que tenha as características fundamentais de um chefe de uma nação. Por vezes Lula falou o que não devia e não se lembrou que naquele momento ele estava me representando também. Querendo eu ou não. Mas é a vida, né?

Mas podemos mudar o rumo dessa prosa. O momento é esse. Podemos querer pegar outra estrada. Não sei qual estrada, mas não esse que estamos.

Basta de usar o “Vale Tudo” por um mandato. Por um gabinete ou por poder. A dignidade deve vir antes. É muito feia essa maneira que candidatos têm de tentar levar vantagem sobre o outro. Essa disputa deveria se limitar somente ao que cada um pretende e quer fazer. Eles deveriam se mostrar de corpo e alma. De forma honesta, clara e com transparência. Não deveriam também usar o passado de outro candidato e dizer que irão fazer o mesmo que fulano. Que coisa mais sem personalidade. Sem identidade. Sem alma.

É de um candidato com alma que precisamos. Que esteja somente preocupado em mostrar o que ele tem para oferecer. E mais nada. Só que isso é tudo. Mas eles se atrapalham e misturam o tudo com o nada. E o que acaba restando é o nada.

Salvem as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

37 Opiniões

  1. JOAO GOBBO FILHO disse:

    Eu acho que esta tudo ok. no que vc disse do Lula, porem vou acrescentar mais ele se mantem no poder trata os pobres com comida e os ricos com os juros esorbitante, ai nos que somos do mei astaamos expremidos e avdr navios.

  2. Markut disse:

    Pois é Schamis.É exatamente isso.”Vale Tudo”!. A tragédia é que os antolhos a que você se refere estão no grosso da massa dos eleitores deste país analfabetizado e anestesiado. A pequena minoria, capaz de perceber isso, e a dos que chegam a ler o seu comentário, não fará o necessário verão, como a única andorinha da feliz expressão.
    O único candidato com alma é, para mim, a Marina, que, infelizmente, não terá chances, ao menos desta vez.
    É de lascar a nossa real realidade!!

  3. Guilherme Vergueiro disse:

    Tá com medo? Procura a Regina Duarde. Ela é que entende disso.

  4. geraldo euclides disse:

    Claudio você como de hábito diz tudo o que queremos saber e é verdade, mas você dizer que esse presidente é: Idolatrado, adorado, (bajulado) merece uma correção; somente os que recebem as bolsas/esmolas=de-me seu voto é que assim pensam afinal dar esmola com o dinheiro alheio até eu seria o maior deste país. Tempo de eleições reaparecem estes indivíduos descarados “inocentes” falar das asneiras habituais, vota que se “iludem” pois a patifaria é geral embora algum sujeito tenha boas ideias, mas chegando neste congresso ou no senado ele é advertido que não é preciso apresentar projetos, citar leis enfim algo que favoreceria as multidões porque essas casas são loteadas (mais ou menos como heretidárias) e e tem os seus casiques Norte e Sul famílias que estão no poder há quase um século, por exemplo: no Maranhão a do zé ribamar araújo vulgo zé sarney do outro lado epitácio cafeteira, lobão e outros como o jackson(PDT) que foi cassado, mas está voltando com ficha limpa/suja de qualquer jeito está no páreo. Na Bahia a família ACM ainda está mandando (um neto lá) o Nelson Carneiro só saiu na maca,mas a sua filha está batalhando outra vez é dona Laura Carneiro esteve envolvida numas patifarias e povo “esqueceu” olha eu de volta! Aqui no Rio a dona Benedita fez um montão fezes na política mesmo sendo presenteada com uma pasta de ministra não sei de que, foi demitida e agora está expondo um sorriso bonita pedindo votos. (Há quase duzentos anos passados o escritor Eça de Queiroz disse: “Os políticos e as fraldas dos bebês devem ser trocadas pelos mesmos motivos” Viram só isso foi dito a dois séculos e verdade é clara, clara!.

  5. helio, Rio de janeiro disse:

    Terrível e inaceitável o presidente falar pela candidata sobre o grave crime eleitoral da Receita. Sua participação na campanha é vedada pela constituição. É o vale tudo. O agredido é processado, a candidata diz que é urgente investigar, e há 4 meses a responsável pelo computador nem foi interrogada. Será um processo tão lento quanto o da morte do Celso Daniel, tão obscuro etão inconclusivo.

  6. Gerson Celestino da Rocha disse:

    Vejo que os ditos opositores que nada tem feito para o povo, a não ser aumentar impostos quando estao no poder e quando viram minoria se dizem contrario pensam que o povo esquece quando chou o aposentado de vagabundo e tambem o professor. Bando de “pilantras” que venderam o patrimonio nacional. Chumbo nos “demonicratas” e “tucanatas”. Professor Gerson Celestino da Rocha – Rio de Janeiro.

  7. Emmanuel Barbosa Gomes disse:

    Pois é, “vale tudo”. Inclusive está no meio do furacão e dizer aos incautos que se encontra bem longe dele. O melhor para pegar um desavisado é se postar como um deles. Aristóteles há mais de dois mil anos atras disse que “todo homem é um animal político”. Mas, aqui parece que tem políticos e um bando de bestas. Pelo menos é esta a impressão que passa o “Vale Tudo”. Não é bem assim. Serra a todo custo pretende desviar a atenção do debate político para factoides. Amauri Ribeiro Junior em seu livro deixa claro a participação da filha de Serra nas Privatizações. O livro, foi publicado antes das invasões. O fato é que Serra, o PSDB/DEMO não querem a confrontação dos Programas de Governo. Pois a pretensão de Serra é verdadeiramente a continuidade do Governo de FHC e a de Dilma a continuidade do Governo de Lula. Nesta esquina “Vale Tudo”. Desviar a discussão. Desviar assunto é “vale tudo” para desviar o incauto, o desavisado de que “político” é desonesto. O empresário que corrompe não e desonesto. Desonesto é Funionário publico que recebeu proprina. Politico que engana, é desonesto. Mas Jornal que cria factoide para esconder as propostas dos politicos não são. Jornalista que escreve o que o patrão manda não é desonesto, mas o empresário que paga proprina ao politico para votar uma lei que lhe protege não é. Os valores são na verdade os dos interesses. A incuria, é na verdade um manto para esconder quem pensa que o povo é bobo. Pois saibam, são mais de 20.000.000 de homens e mulheres que não tem os vicios da classica classe média que se incorporou na vida do cotidiano da sociedade brasileira e estas pessoas não vão ser enganadas por nenhum jornalista à serviço dos empresários da midia. Tenham certeza disto.

  8. Haroldo Medeiros disse:

    O comentário somente encontra em LULA falhas que na realidade são pouco pertinentes. O redator deixa bem claro que só aceitou LULA como Presidente porque não tinha outra opção, diz ele: Mas é a vida né!
    Por que o senhor não diz que o salário mínimo pulou de U$60,00 para U$300,00? Por que o senhor não diz que a política de LULA tirou mais de 40.000.000 de pessoas da miséria absoluta? Enfim, o seu comentário é, me desculpe, muito tendencioso com umas arestas avantajadas de preconceito. Você está lembrando Regina Duarte!!!!!!!!!!!!!!!
    Obrigado,
    Prof. Haroldo Justino de Medeiros.
    São Mamede, PB.

  9. Téka Assunção disse:

    Olá Cláudio! Realmente, é de político com alma que precisamos. Mas uma alma boa, pura, branca, transparente; e a alma deles está tão enegrecida,tão mentirosa, é por isso que nós “povo” fugimos deles.Fico pensando, o que esses homens transmitem para os filhos deles.. os netos.. Coisas boas não hão de ser.
    porque já diz o dito popular: filho de peixe, peixinho é. Caso os filhos entrem para a política; vão mostrar o que? para o povo. As falcatruas? que o pai ensinou.Se tudo isso não mudar, torna-se um círculo vicioso. Esses homens precisariam transformar tudo isso, mas essa mudança teria que ser de dentro prá fora. Eles deveriam ser os primeiros a refletir..a avaliar todo esse desconforto, essa desconfiança causada por eles próprios.Só assim, quem sabe eles terão uma aura brilhante;iluminada,sobre todos os aspectos, e finalmente o tão sonhado voto popular.
    Sabemos que uma boa parcela da população é analfabeta, mas existem os meios de comunicação; o rádio, a TV; o “boca a boca”, e as notícias..(tanto as boas quanto as más),correm como rastilho de pólvora. O que se comenta no Rio Grande do Sul,ouve-se em Itapipoca. As pessoas não podem dizer que não sabiam de nada. E “pobre” daquele que se deixa levar por promessas..ilusões.. as mentiras desses políticos caras de pau; do olho de vidro; da cara de mau.
    Abços,
    Téka

  10. helio fernandes de lima disse:

    quantos aos comentários abaixo citados até hoje nunca vi um político que não seja mentiroso porque se mentir e prometer nada não ganha eleição esta a dura realidade do nosso pais infelismente.

  11. Marcia Regina disse:

    É isso ai Claudio, voce falou tudo. E é por isso e por mais coisas que eu ainda não sei sobre essas pessoas, que eu voto em Marina. E peço a Deus, em minhas orações para que as pessoas tirem suas viseiras e enxerguem um palmo á frente de seus narizes. Meus filhos merecem um País com Políticos,(tudo com “P” maiúsculo mesmo)melhores, bem melhores, meus filhos, seus filhos, nossos filhos…enfim os filhos desse Brasil.

  12. helio, Rio de janeiro disse:

    Gerson, Você é dos que se deixou convencer com o marketing milionário do governo. Nunca os impostos estiveram tão altos quanto agora, aumentaram muito. Se o seu tiro tivesse atingido o alvo não teríamos lei de responsbilidade fiscal, estabilidade do Real, saneamento financeiro, telefonia celular, todas medidas que o PT votou contra. Como Lula não é bobo chamou o tucano Meirelles para o banco Central. Se o seu tiro pega, não haveria nem segundo mandato do Lula. O Brasil melhorou graças a continuidade do Lula. Já o Rio não teve tanta sorte: perdeu os royalties, o metrô, a indústria naval, a sede da petrosal, sem verba para o porto, aeroporto, sem Varig, o núcleo econômico da Petrobrás indo para a Bahia. Lula é daqueles paulistas que odeiam o Rio. Dilma então…

  13. Clarissa disse:

    Pelo amor de Deus! Que esta eleição é uma palhaçada, tiração de onda equivocada, todo mundo já sabe. Mas para seu conhecimento, Vale Tudo é um esporte SIM, que envolve muita técnica, coragem e dedicação. Se os políticos estudassem metas e projetos com a disciplina que os atletas treinam o esporte, na certa o Brasil evoluia mais rápido, sem desvios de conduta.

  14. Osvaldo Gomes Bomfim disse:

    Vale Tudo mesmo!!!

    Os políticos acabaram com o “Princípio da Moralidade” – Coligações como a do Lula e Color de Mello, Prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira com Sérgio Zveiter, Lula e Jorge Roberto Silveira com Fidel Castro, Lula e Dilma com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad é tudo farinha do mesmo saco.

    Chega a dar nojo…

    Osvaldo da Maçã – http://www.praiadamaca.com.br

  15. Miriam Athayde Ferreira disse:

    Já tem um tempo que não comento nada. Mas claro que não deixo de ler a coluna de Schamis.

    Achei que caiu como uma luva o texto. É isso mesmo está valendo tudo. E diferentemente de muitos outros leitores e de comentários de outros textos, o Schamis pelo menos para mim, não deixou claro que ele é Serra.

    Será então que na cabeça pequena dos fanáticos por Lula e Dilma quem não vota na Dilma vota no Serra?

    E cadê seu Beraldo?? Defensor inveterado de Dilma e Lula! Por que se calou? Será que foi atingido por alguma verdade?

    Adorei a parte dos antolhos!!!

    E Haroldo, tudo bem o salário mínimo aumentou, parabéns, que bom. Mas e o número de desempregados que em 2009 subiu? E os analfabetos? E todos aqueles outros números que Dilma adora inflar? E nossa saúde? Acorda!

    Parabéns Schamis, Opinião e Notícia.

    E é com muita dor que acho que Schamis terá um ano cheio. Mas tenho certeza de que se outro candidato ganhar, Schamis não perderá seu olhar crítico, é claro que com a Dilma no poder, mais material vamos ter, isso é certeza.

  16. Beraldo Dabés Filho disse:

    A declaração mais ingênua e estúpida já dita por um político em toda a história do Brasil, ocorreu recentemente, de autoria do candidato José Serra:

    “Se eu não ganhar a eleição, o Lula não ganha nem para Deputado em 2014”.

    Que jogada mais fajuta de marketing! Utilizou novamente a tática do medo, ou seja, nós admiradores do “Presidente Lula”, temos de votar nele (Serra) agora, senão perderemos o “Lula Presidente” em 2014.

    Com esta, a “inteligência” da campanha do Serra, ultrapassou todos os limites toleráveis do direito de errar! Coitado do cara, pô!!

  17. Beraldo Dabés Filho disse:

    Estando tão acima nas pesquisas, os Lulo-petistas não estamos necessitando muito de nos manisfestar. As “favas estão contadas”.

    Só um improvável, mas possível,”golpe de estado” evitará mais 08 anos de Governo do PT.

    Os adversários políticos e os algozes avulsos do Presidente Lula, no desespero, perderam o rumo e já não sabem mais o que falam.

    Nunca antes na história deste País, o choro foi tão livre.

  18. Helio (rio de janeiro) disse:

    Miriam, seu Beraldo já está cuidando do netos. Já se dispensou da militância, gastando os últimos sorrisos com a política. O futuro é que lhe trará o silêncio, quando não lhe restar outra alternativa que afogar as mágoas com a mediocridade que se apresenta. Confesso que prefiria que ele pudesse ocupar um cargo no Estado por sua incansável luta. Mas a fila por emprego no Planalto parece que será infinita. Posição confortável só terá o Dirceu.

  19. Nelson João Teixeira disse:

    Hoje ser politico vale tudo. Todos querem uma boquinha para roubar e arrumar empregos para parentes e compadres. Alem de se aposentarem com dois mandatos, roubam o maximo possivel. Maranhão é do Sarney, Alagoas é do Color, e o restante do Brasil vai ser dividido com quem?

  20. Helio (rio de janeiro) disse:

    Beraldo,
    Ingenuidade do Serra. Lula não se elegerá deputado. Ele não gosta disso, quando ganhou, nunca compareceu. A intenção do Serra era dizer que seu governo seria infinitamente melhor que este. No que concordo. Dilma vai lutar para dar a Lula um comando, provavelmente no exterior. E como ele gosta do estrangeiro. Mas aí a Dilma fica sozinha? … O mais provável é que siga o caminho de Clinton, FHC, Mitterand, Perón, e se conforme com a aposentadoria. Afinal sua candidata alcançou uma votação que ele jamais conseguiu em toda a sua história.

  21. Beraldo Dabés Filho disse:

    Realmente vale tudo!

    O ódio não permite esquecimentos.

    Nunca antes neste País, tão poucos odiaram muitos.

    Alguns senhores da terceira idade, deveriam se orgulhar de terem netos, amá-los e curtí-los, sorrindo é claro.

    Pela forma depreciativa com que alguns se referem a esta espetacular fase da vida humana, parece que não conheceram os avós ou não possuem netos.

    Lamentável que uma simples divergência política leve uma das partes a manifestações tão estúpida quanto mesquinha.

    Coisa digna de anônimos, mascarados e encapuzados.

    A propósito, a candidata Dilma Roussef acaba de dar excelente exemplo (mais um) de como é importante ser avó(ô): paralizou sua campanha por dois dias só para curtir o netinho recém nascido.

    Menino sortudo, já nasceu neto de uma Presidenta.

    Salvo “golpe de estado”, desejo inconfessável dos opositores partidários e dos algozes avulsos do Presidente Lula.

  22. Helio (rio de janeiro) disse:

    “Nunca antes” é que é alimentado pela disputa com ódio. Considero a família muito importante e o maior prazer cuidar dela. Quando me referi aos sorrisos e empregos pensava não na família, mas na política que não nos legará nem a mim e nem incrivelmente ao Beraldo. Não sei se é sorte ser neto de presidente, sempre ocupado. A visita ao neto talvez seja o único bom exemplo conhecido da ministra responsável pelo apagão, Receita/Sarney, currículo falso, dossiês, rubrica, Norma Benguel etc. Talvez mais sorte tenha tido Erenice Guerra, cujo irmão ganhou 85 milhões fazendo lobby com a Anac.

  23. Helio (rio de janeiro) disse:

    Beraldo, complementando, o golpe de estado já foi dado pela turma, um só partido, desejo até confessado. Entretanto nem sempre o que é bom pra turma é bom para o Brasil. Não há sigilo ou lei que a contenha. Nisso são mascarados, encapuzados e mesquinhos. É verdade que muitas vezes fazem errado e mantêm a cara de pau. As ditaduras empurram para a clandestinidade muitas pessoas de bem. Para dizer o que penso, preservar a minha família, achei prudente. Você, Beraldo, se expõe, porque defende a turma, está a salvo e talvez até queira ser conhecido pelo poder.

  24. Beraldo Dabés Filho disse:

    Nunca antes neste País, os algozes de um Presidente destilaram tanto ódio contra ele, pelo simples fato de que tenha vindo de uma classe social pobre e ter obtido tanto sucesso como Governante. Criou outro Brasil, do qual todos os brasileiros, mesmo os que lhe são contrários, se orgulham.

    Ele não teve medo e, sem máscara, capuz ou pseudônimo, enfrentou de peito aberto, uma Ditadura Militar, que torturava e matava.

    Muitos outros, como Dilma Roussef, mais vulneráves aos horrores dos Generais, foram empurrados para a clandestinidade mas, pelo menos aquí permaneceram e resistiram, diferentemente de alguns covardes como FHC e José Serra, que se auto-exilaram.

    Depois de tamanhos exemplos de coragem, como entender que hoje, em plena Democracia, alguns se acovardem, sob o ridículo pretexto de que tem medo do Governo Atual, se escondam no anonimato. Medo de quê? Argumento não só ridículo, quanto hilário.

    Só um “golpe de estado” impedirá mais 08 anos de Governo do PT, sonho inconfessável dos algozes do Presidente Lula.

  25. radical disse:

    no vale tudo quem assume é o vice voce o conhece?
    pense bem em quem voce vai colocar para cuidar da casa brasileira…

  26. Tania Maria disse:

    Quais são as características de um chefe de nação? Qual o candidato de “alma” ? Qual a estrada? Qual? O quê ? Quem ? Depois de quase oito anos, Presidente Lula incomoda muita gente. Mesmo depois de ser elogiado, premiado, paparcado pelos ” grandes ” do mundo. E a maioria é que está errada. E viva a democracia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  27. Helio (rio de janeiro) disse:

    Tania,
    Presidente deve ser honesto.

  28. Beraldo Dabés Filho disse:

    Serra! Serra!

    Por que destes um terreno público de 12.000 m2, na região mais valorizada de São Paulo, no valor de R$ 11 milhões, à Rede Globo?

    Isto é desonesto.

    Cuidado, o Roriz vai ter de devolver R$ 7,7 milhões aos cofres públicos.

  29. Helio (rio de janeiro) disse:

    Mau humor é assim, não passa nem quando vencendo. Que feio. Se a luta é pelo bom uso do nosso dinheiro, porque não reivindicar dos poderosos a devolução dos milhões gastos só com a turma e com a campanha? A turma já possui não terrenos, mas várias redes de televisão. Só o que falta é competência. Qualidade exige ações mais verticais que horizontais.

  30. Dayane k disse:

    Não estou aqui para defender o PT, sei que o nosso presidente nao foi o um grande governo, mas so contra em dizer que nao fez nada ao contrario pra quem estava em um País alarmante e ainda por cima um governo que nao poderia opinar demos um grande ´salto´

    ´Dizer que nao fez nada é dizer que esta sendo alienado o que esta acotecendo´

  31. Eleutério Sousaa disse:

    Os tempos mudam! Quem lembra dos grandes discursos políticos, a oratória de tantos e tantos deputados e presidentes! E, agora? O linguajar baixou a níveis,digamos, de pouca classe. Mas uma coisa é certa. apesar de se procurar estirpar o FHC continua-se a usar as suas linhas mestras da economia que levaram à credibilidade do Brasil..Será que longe da mídia “eles” não teem assessores tucanos? Sim, porque eles ou não teem projeto ou teem medo dos banqueiros…Isso quer dizer que entregaram (FHC) o Brasil e “eles”continuam a fazer o mesmo!

  32. helio disse:

    Vergueiro, Será que Regina Duarte previu a privatização do Estado, o uso da máquina, os malfeitos, o “nunca dantes”? Talvez tenha tido a intuição própria do artista de que algo de podre havia no reino da Dinamarca.

  33. Beraldo Dabés Filho disse:

    O que vale mais: uma boa matéria ou um bom comentário?

    A julgar pelo O&N, alguns leitores estão ligadíssimos em comentários específicos.

    Lisonjeados, os mais comentados agradecemos.

    Nunca antes neste País, o choro foi tão livre!

    Só um “golpe de estado”, improvável mas possível, impedirá mais 08 anos de Governo do PT: sonho inconfessável dos poucos algozes do Presidente Lula.

    O recente caso de Honduras, onde por ordem dos EEUU foi deposto um Presidente eleito, é a luz no fim do túnel para esta minoria.

    “Os cães ladram e a caravana passa”.

  34. helio disse:

    Tenho horror a golpe. Golpe o Lula já deu. Não vou chorar se a Dilma ganhar. Ficaremos só mais longe de resolver as desigualdades. Se a imprensa for livre assistiremos a Erenices e Valdomiros todo dia. Não tenho temor dos americanos em declínio, voltados para seus problemas internos. A atual potência mundial é a China. A Coréia já chegou aqui como parceira na exploração do petróleo. Os estrangeiros com mais qualificações já estão chegando. Sem Educação, os empregos bons e o PIB vão crescer menos. Temos uma tendência populista e bananeira. Enquanto essa caravana lenta passa continuaremos a crescer menos que nossos vizinhos.

  35. Zobaida Zayef disse:

    O texto é exemplar! Discordo, porém, do trecho em que o autor diz “…” “…estava me representando também.” Nesse ponto, o autor se desvaloriza, se minimiza. Coloca-se no mesmo patamar de um sujeito esperto, preguiçoso,que se mutilou para não trabalhar. Atribui a si mesmo a condição de bêbado vulgar, grotesco, chulo e analfabeto… E, pelo que li, quem escreve um texto assim, está longe de sê-lo. Lula é uma farsa que os Beraldos da vida insistem em alimentar. Lula já mostrou a que veio: preparar o caminho de volta ao passado, impondo Dilma Rousseff goela abaixo do povo, através do aparelhamento do Estado e dos institutos de pesquisa. Mas, os Beraldos fazem questão de não enxergar. Talvez esses Beraldos não tenham alcance, capacidade para tanto. Esses Beraldos terão que quebrar muita pedra; terão que enfrentar muitas filas para conseguir alimentos de primeira necessidade (cite-se o exemplo da Venezuela);os Beraldos terão que se acostumar à falta dos celulares… da Internet. Os Beraldos terão que sentir-se vigiados, tolhidos no seu direito de livre expressão e no direito de ir e vir e outras coisinhas mais que os regimes totalitários comunistas impõem aos cidadãos, quando se instalam num país. Muitos, como os Beraldos, dirão: “Bobagem! O comunismo não existe mais.” De fato, o comunismo não existe mais mesmo. Somente em Cuba, na Coreia do Norte e, futuramente, no Brasil, porque Dilma Rousseff nunca lutou contra a Ditadura Militar. Ela lutava sim, pela troca da ditadura militar pela ditadura comunista e para isso, assaltou, sequestrou, aterrorizou, roubou armas etc. Deixemos acontecer, para vermos como os Beraldos da vida reagirão…

  36. João Cirino Gomes disse:

    Para O colega BERALDO DABÉS FILHO; Serra Sera vc não chega aos pés do Lula em dar aquilo que não lhe pertence! Quer ver se chega olhe cara leitor! Enquanto o presidente Lula groselha diz que não tem verbas para a Educação, não tem para melhorar a segurança, não tem verbas para a saude e não tem verbas para dar o aumento digno que ele prometia aos aposentados antes de se eleger! Ele mesmo o cara mais cara de pau já visto esta distribuindo nossos impostos fazendo cortesia visando obter cargo na ONU! Só cego não enxerga estes detalhes, mas como sempre por conveniência!
    O BNDES DO PT pagou milhões de dólares para a VENEZUELA de CHAVEZ para construção de um metrô

    O BNDES DO PT pagou milhões de dólares para a BOLÍVIA para construção de uma estrada que liga “lugar nenhum” a “porra nenhuma”; estrada esta situada em toda sua extensão em território boliviano

    O BNDES DO PT pagou 450 milhões de dólares para CUBA, E ANISTIOU AINDA 150 MILHÕES DE DÓLARES DA DÍVIDA QUE A ILHA DO TIRANO FIDEL TINHA PARA COM O BRASIL

    O BNDES DO PT pagou MILHÕES DE DÓLARES PARA A REDE GLOBO, fora os MILHÕES em propaganda que a emissora recebe

    O GOVERNO DO PT ANISITOU A DÍVIDA DE TODOS OS PAÍSES AFRICANOS QUE SOMAM 70O MILHÕES DE DÓLARES

    O GOVERNO DO PT PERMITIU QUE DURANTE APENAS UM ANO OS BANQUEIROS TIVESSEM UM LUCRO DE 170 BILHÕES DE DÓLARES
    O GOVERNO DO PT PERMITIU QUE OS BANQUEIROS NACIONAIS- ATRAVÉS DA PRÁTICA DA AGIOTAGEM, DE ALTOS JUROS E TAXAS EXORBITANTES – PUDESSEM ATINGIR EM APENAS UM MES UM LUCRO DE 30 BILHÕES DE REAIS

    O GOVERNO DO PT PAGOU 55 MILHÕES DE DÓLARES POR UM AVIÃOZINHO QUE TRANSPORTASSE O MARAJA PRESIDENTE

    O GOVERNO DO PT GASTA MAIS DE DEZ MILHÕES DE REAIS POR ANO PARA CARTÕES CORPORATIVOS, ONDE SE COMPRAM TAPIOCAS, PERFUMES, JÓIAS, URSINHOS DE PELÚCIA , CORREÇÕES PLÁSTICAS. SÓ DONA MARISA EM UM ANO GASTOU 450.000 EM BUGIGANGAS E FUTILIDADES COMO CREMES DE BELEZA E MAQUIAGEM IMPORTADA

    O GOVERNO DO PT GASTA MAIS DE 300.000 REAIS POR MES EM MORDOMIAS – BOMBONS, UÍSQUES, VINHOS…

    O GOVERNO DO PT PAGOU MILHÕES DE DÓLARES PARA DUDA MENDONÇA PARA PROPAGANDAS QUE PROMOVESSEM O PT

    O GOVERNO DO PT PERMITIU QUE 300 MILHÕES DE REAIS FOSSEM ROUBADOS DO POVO ATRAVÉS DO VALERIODUTO,CUJOS MALFEITORES ERAM MINISTROS E CORRELIGIONÁRIOS DO PT

    CHEGA
    BASTA

    NÃO diga que eu esteja defendendo o Serra; pois eu vi ele e o Lula abraçados e sorridentes, quando privatizaram a caixa econômica e ganhavam comissão por isso!
    Meu conselho é que VOTE NULO; digitando 0000 e confirmando!
    Desta maneira, deixaremos de sermos palhaços e quem sabe nos respeitem e respeitem nossos direitos!

    RESPEITE-SE!

  37. lourdes,RJ disse:

    O assunto é polémico.Eu como não gosto de polêmica,deixarei claro na urna o meu ponto de vista.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *