Início » Brasil » Ponte Internacional da Amizade é inaugurada
Nesta Data

Ponte Internacional da Amizade é inaugurada

No dia 27 de março de 1965, foi inaugurada a Ponte da Amizade, que simbolizou a paz entre Brasil e Paraguai 86 anos depois da guerra

Ponte Internacional da Amizade é inaugurada
A construção da estrutura começou no ano de 1959 (Foto: Reprodução/Internet)

A Ponte Internacional da Amizade liga as cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil e Ciudad Del Este, no Paraguai. Além de uma estrutura de concreto, ela é o símbolo de paz entre dois povos que estiverem em conflito na década de 1860. A construção começou no ano de 1959.

A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1965, há exatos 50 anos. Na época a ponte representava um recorde mundial de vãos em ponte de concreto.

O tratado para a construção da ponte foi firmado em 1956 e a comissão foi criada no fim daquele ano, 86 anos depois do fim da Guerra do Paraguai, onde Brasil, Uruguai e Argentina entraram em conflito com o país após o exército paraguaio invadir o sul do Mato Grosso em apoio ao governo Uruguaio que foi deposto pelo império brasileiro. A guerra foi vencida pela tríplice aliança e o presidente paraguaio, Solano López, foi deposto.

A derrota na guerra trouxe prejuízos enormes ao Paraguai, além do decréscimo populacional, mais de 300 mil pessoas morreram na guerra, ainda ficou dez anos sob ocupação militar brasileira, teve que pagar uma quantia enorme de indenização de guerra, além de perder 40% do território do conflito para Brasil e Argentina.

Fontes:
Globo-Meu Paraná comemora 50 anos da Ponte Internacional da Amizade

2 Opiniões

  1. Marluizo Pires Cruz disse:

    Parece que os dados numéricos do texto necessitam de correção

    A construção. começou no ano de 1959. A inauguração aconteceu no dia 27 de março de 1965, há exatos 50 anos.

    Mas fica registrado na historia os prejuízos enormes que as forças ocultas incentivadoras das guerras causam ao País.

  2. Roberto1776 disse:

    Maravilha! Hoje, os ecologistas JAMAIS deixariam que tal crime ambiental ocorresse. A Receita Federal é outro organismo que deve odiar esta maravilha arquitetônica.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *