Início » Brasil » A posse de José Sarney e a redemocratização do Brasil
NESTA DATA

A posse de José Sarney e a redemocratização do Brasil

Em 15 de março de 1985, a entrega do poder dos militares para os civis aconteceu sem derramamento de sangue e sem grandes protestos

A posse de José Sarney e a redemocratização do Brasil
José Sarney subiu a rampa do Congresso Nacional para tomar posse em 15 de março de 1985 (Foto: Arquivo/Senado)

Em 15 de março de 1985, o então vice-presidente eleito José Sarney assumiu interinamente a presidência do país, pondo fim a mais de 20 anos de regime militar e dando início ao período que ficou conhecido como Nova República, ou Sexta República.

O presidente eleito Tancredo Neves, que havia derrotado o candidato dos militares Paulo Maluf no Colégio Eleitoral, havia sido internado às pressas na véspera de assumir o cargo com um quadro de diverticulite aguda, uma inflamação no intestino. Tancredo viria a morrer no dia 21 de abril e nunca assumiria o cargo.

A Nova República foi marcada pela redemocratização política e pelo cumprimento da grande maioria dos “Compromissos com a Nação” firmados pela Aliança Democrática e assumidos por Tancredo durante a campanha. Sarney cumpriu os compromissos, entre os quais eleições diretas para todos os cargos, legalização dos partidos políticos que haviam sido criminalizados e a convocação da Assembleia Constituinte, que instituiu o estado democrático de direito no país.

A entrega do poder dos militares para os civis aconteceu sem derramamento de sangue e sem grandes protestos. O governo Sarney acabou com a censura à imprensa e legalizou o sindicalismo. O dia 15 de março é considerado por estudiosos como um marco na história do Brasil.

Fontes:
Agência Brasil-Há 30 anos poder voltava aos civis no Brasil

3 Opiniões

  1. ney disse:

    Democracia? Quando? Ele sempre foi da elite dominante desse pais.

  2. Almanakut Brasil disse:

    A consolidação do golpe do palanque das Diretas Já!

    Depois dele, só a corja sente o gostinho da qualidade de vida escandinava, enquanto o povo paga tudo!

    E deixará dívidas como herança para algumas gerações!

  3. Ludwig Von Drake disse:

    A História, quando se despir das paixões políticas e das cores partidárias, vai mostrar que a esquerda brasileira jogou o país na ditadura em 1964, e os militares garantiram a democracia em 1985.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *