Início » Brasil » Postura de Dilma na ONU enfraquece pretensões do país
Assembleia Geral

Postura de Dilma na ONU enfraquece pretensões do país

Cientistas políticos acreditam que o discurso de Dilma na Assembleia Geral das Nações Unidas vai dificultar a disputa do Brasil por uma vaga no Conselho de Segurança da ONU

Postura de Dilma na ONU enfraquece pretensões do país
A postura da presidente foi errada por tratar de temas locais em uma conferência internacional (Reprodução/AFP)

De acordo com a análise de alguns cientistas políticos, a postura da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral das Nações Unidas vai dificultar a disputa do país por uma vaga no Conselho de Segurança da ONU. Isso porque Dilma usou seu discurso para fazer campanha política e citar alguns programas internos.

Leia mais: Em discurso na ONU, Dilma destaca os avanços sociais no Brasil

Segundo Antonio Flávio Testa,  cientista político da Universidade de Brasília (UnB), o discurso da presidente foi puramente maquiagem. “Se fosse verdade o que ela disse, não haveria aumento da energia, como já anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o país não precisaria recorrer ao fundo de reservas para fechar as contas. Dilma tem feito esforço, mas os problemas estão acima de sua capacidade gerencial”.

Para Otaciano Nogueira, também da UnB, a postura da presidente foi errada por tratar de temas locais em uma conferência internacional. “O plenário da ONU serve a outras questões, e não a problemas locais. Falar disso, em ano eleitoral, é chover no molhado, porque ela não vai realizar o que está prometendo. Vai servir para usar no horário eleitoral. Resta saber se terá algum impacto na campanha eleitoral dela”.

A presidente lida com o quadro de agravamento da economia do país, apesar de vender a ideia de avanços na economia. Segundo economistas do mercado financeiro, este ano o país deve crescer apenas 0,3%.

Fontes:
O Globo-Postura de Dilma na ONU enfraquece pretensões do país, dizem especialistas

7 Opiniões

  1. Joma Bastos disse:

    ” Dilma discursou para um plenário quase vazio da ONU”: (https://www.youtube.com/watch?v=PqxeCD0UJ_s).
    Realmente a Assembleia estava super vazia… que tristeza estampada na face da Dilma…! No Mundo, já ninguém dá crédito a este (des)governo brasileiro!

  2. Henrique de Almeida Lara disse:

    Dilma é inconsequente. Ela não sabe distinguir uma coisa da outra e essa falta de discernimento a tem levado às raias do ridículo, pois sempre ela se coloca fora de contexto. Se ela faz isso por incapacidade ou por conveniência, não sei. Por exemplo, a sua diplomacia tem envergonhado o Brasil, além de trazer consequências desastrosas. Já pensou Dilma no Conselho de Segurança da ONU defendendo diálogo com radicais que não sabem o que é diálogo? Seria verdadeiro incômodo para as demais nações. Inconsequente!!!

  3. Rosa disse:

    Alem da polivalencia, eh uma mulher PODEROSA!!!!! Ha,Ha,Ha!
    Discordancias fazem parte do contexto . Mas o desespero,
    raiva, temor, nao sei , enfraquecem ou melhor, anulam a
    critica isenta. Lamentavel. Tanto o texto de quem ja sabe que o
    boi foi para o brejo e mesmo assim, ainda escova o poleiro do tucano.
    Como alguns outros comentarios que empobrecem o espaco.
    Inclusive o meu.

  4. Carlos disse:

    Essa dilma repersenta Cuba, Irã, Coreia do Norte, China, o ISIS, as FARC, o Hezbolah, o Hamas, o Foro de São Paulo, os corruptos e todos os malandros do planeta terra.

  5. Gustavo Soares disse:

    Um país que abraça e cuida de Cuba como o Brasil; que estreita relações com Irã; faz parcerias comerciais com a China; e cada vez mais se distancia dos EUA… alguém ainda acha, pelo amor de Deus, que vai conseguir uma vaga no Conselho de Segurança da ONU?? Ora, por favor! Chega de tentar me convencer com conversa mole. O pior cego é o que não quer ver…

  6. Joao freitas junior disse:

    Eu queria explicar pessoalmente pro Obama que essa mulher não me representa! aff..fala sério eu queria que ela falasse isso pras famílias que tiveram seus parentes decapitados e mortos por conta do terrorismo,no mínimo ela também sairía decapitada que não é uma má ideia.

  7. Ludwig Von Drake disse:

    O discurso da Madame na ONU foi estarrecedor. É inesgotável a capacidade dessa gente de falar Mhh! . . .

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *