Início » Brasil » Preço dos imóveis no Brasil é tão surreal quanto a taxa de famílias sem moradia
Crise habitacional no Brasil

Preço dos imóveis no Brasil é tão surreal quanto a taxa de famílias sem moradia

País tem déficit habitacional de 5,8 milhões, sendo que 90% das famílias que necessitam de moradia são de baixa renda

Preço dos imóveis no Brasil é tão surreal quanto a taxa de famílias sem moradia
Uma em cada três famílias brasileiras vive em condições habitacionais inadequadas (Reprodução/Fenae)

O Brasil está passando por uma crise habitacional sem precedentes. Somente nos últimos seis anos, o preço para comprar um imóvel na cidade de São Paulo aumentou 208% e o preço do aluguel subiu 97,5% na região metropolitana.

De acordo com o site Numbeo, que compila dados sobre o preço dos imóveis e o custo de vida em cada região, um apartamento de 970 m² na capital paulista custa o equivalente a 16 anos de salário de uma família brasileira de renda média.

Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mostram que uma em cada três famílias brasileiras vive em condições habitacionais inadequadas. Estima-se que o país tem um déficit habitacional de 5,8 milhões, sendo que 90% das famílias que necessitam de moradia são de baixa renda. Tal fato explica porque as cidades do país têm cada vez mais casas construídas em áreas impróprias, sujeitas a enchentes e deslizamentos.

Para tentar solucionar o problema, em 2009, o governo implantou o programa Minha Casa Minha Vida, uma parceria público-privada feita para facilitar o crédito e o financiamento dos imóveis. Porém, o programa beneficia apenas famílias cuja renda mensal é superior a dois salários mínimos. Até 2012, menos da metade dos imóveis do programa foram destinados a famílias pobres. E a qualidade das moradias oferecidas também está abaixo do esperado.

Enquanto isso, o número de casas vazias no país supera o déficit habitacional: existem mais de seis milhões de unidades habitacionais abandonadas no país, número alto o bastante para suprir o déficit.

Fontes:
The New York Times-Brazil's Unaffordable Homes

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Roberto1776 disse:

    Duas observações:
    Primeira: apartamento de 970 metros quadrados???
    De onde saiu esta metragem?
    Segunda: pelo texto depreende-se que o deficit não é de habitações, pois existem mais de 6.000.000 de unidades habitacionais abandonadas no país.

  2. Maiara disse:

    Verdade, Roberto. O espaço público, principalmente nas capitais, é muito mal aproveitado nesse país. Inúmeros imóveis abandonados que poderiam servir de moradia para muita gente.

  3. Wendell Cardoso disse:

    O Brasil é uma latrina cheia de m**…,tudo neste país é um roubo. moradia,alimentação,transportes,alugueis e etc. Brasil um país para poucos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *