Início » Brasil » Preços de diárias nas cidades-sedes da Copa diminuem até 52%
Copa do Mundo

Preços de diárias nas cidades-sedes da Copa diminuem até 52%

Levantamento revela que valor da hospedagem em cidades que irão sediar jogos da Copa ficou mais barato entre janeiro e abril

Preços de diárias nas cidades-sedes da Copa diminuem até 52%
Os valores das diárias no Rio de Janeiro foram os que mais caíram (Reprodução/Internet)

A diária média da hospedagem para o mês da final da Copa do Mundo, que será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro, ficou mais barata entre os meses de janeiro e abril. É o que aponta pesquisa feita pelo site Trivago, que compara preços de hotéis em mais de 40 países.

De acordo com o levantamento, no início do ano o valor da hospedagem no Rio, em um quarto para duas pessoas, era de R$1.441. O preço caiu 43% este mês, passando para R$ 816.

A queda de preços foi maior na capital fluminense, embora a pesquisa não corresponda a todas as sedes. Quem for assistir ao jogo Espanha e Chile, também no Maracanã, no dia 18 de junho, por exemplo, poderá economizar 52% no valor da hospedagem. Em São Paulo e Salvador, cidades onde o preço também foi reduzido, o percentual foi de até 34%, dependendo do hotel.

Valores das diárias, em cidades-sede, diminuíram

A redução nas tarifas, de acordo com o presidente da consultoria especializada em Hotelaria BSH, José Marino, foi motivada por uma proposição equivocada: a de que toda a demanda ligada à Copa do Mundo seria suficiente para garantir taxas de 100% de ocupação dos hotéis nas cidades-sedes. “Empresas cancelaram congressos, e turistas deixaram de visitar as cidades, durante a Copa, com medo de faltar quartos. Achava-se que o evento traria um gigantesco número de pessoas”, aponta Marino.

Outro motivo, segundo o presidente da consultoria, é que a maioria dos torcedores são brasileiros e não precisam de hospedagem. Com isso, os empresários do ramo deverão se reorganizar para elevar a ocupação durante o Mundial.

Já Nerleo Caus, vice-presidente da Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), diz que os preços menores são consequência da mudança de percepção sobre a Copa. Além disso, Nerleo aponta a acomodação do setor hoteleiro, depois da elevação inicial dos valores das diárias, como uma das causas para o barateamento das mesmas nos meses do evento.

Outro fator determinante seria o cancelamento das reservas feitas com antecedência, e o desbloqueio de leitos pela Match Services, operadora de turismo oficial da FIFA. De acordo com a FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), 9% do total dos quartos disponíveis no Rio eram dessa empresa. Em abril, são apenas 4% e até o fim do mês a Match deverá comunicar em quais cidades irá desbloquear ou bloquear quartos, o que irá definir o novo cenário do setor hoteleiro no país, às vésperas da Copa.

Fontes:
Folha-Diária em hotéis durante jogos da Copa cai até 52% desde o início do ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    É VERDADE OU ESTOU LENDO ERRADO, ATÉ A SEMANA PASSADA TODOS COMEMORAVAM PRINCIPALMENTE O POVO DOS MORROS DO RIO DE JANEIRO SOBRE OS PREÇOS EM ALBERGUES E POUSADAS E AGORA OS PREÇOS CAIRAM

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *