Início » Brasil » Prefeito de Porto Seguro cancela concurso público
Fraude em concurso público

Prefeito de Porto Seguro cancela concurso público

Empresa contratada para organizar o concurso é acusada de fraude em outras cidades

Prefeito de Porto Seguro cancela concurso público
Após denúncias prefeito acata orientação do Ministério Público (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, resolveu suspender o concurso público que seria realizado no próximo dia 24. A decisão foi tomada após denúncias de fraudes que beneficiariam parentes e amigos de funcionários da prefeitura. A reportagem será destaque na próxima edição do Fantástico, da Rede Globo.

O promotor Maurício Magnavita pediu a suspensão do concurso após concluir que a S&R Concursos e Pesquisas, empresa contratada por Abade para realizar o concurso, é acusada pelo Ministério Público de outras cidades do país de vazar gabaritos e aumentar a pontuação de determinados candidatos.

Esta não é a primeira vez que a empresa está envolvida em escândalos do tipo. Em 2011, em Ilhéus, a Polícia Federal prendeu em flagrante dois homens: um funcionário da S&R  e um candidato a uma vaga de agente de trânsito. Com eles foram encontrados provas, gabaritos, uma lista com o nome de outros cinco candidatos e um extrato bancário que continha a transferência de R$1.200 para a conta do funcionário da empresa organizadora. O processo de seleção para 548 vagas na prefeitura foi adiado e a empresa divulgou uma nota lamentando o caso e afirmando ter sido vítima de furto do gabarito das provas.

Em entrevista ao blog Zé Ninguém, Gilberto Abade acusou seus adversários políticos de atribuir um cunho político ao concurso e disse que sua intenção era cumprir a determinação do Ministério Público Federal.  “Minha intenção inicial era apenas cumprir a determinação do Ministério Público Federal, no sentido de acabar com os contratados e realizar o concurso público, oferecendo mais emprego e renda às famílias de Porto Seguro, ao fazer o concurso e efetivar os concursados.” afirmou o prefeito.

Abade afirmou que todos os candidatos que realizaram inscrições para o concurso terão o dinheiro devolvido e se comprometeu a realizar o concurso ano que vem.  “Vou esperar passar o período eleitoral e pretendo realizar o concurso logo no início do próximo ano, assim que for reeeleito” disse Abade.

O fato das prefeituras servirem de cabide de emprego não é novidade. Parentes, amigos e candidatos derrotados encontram meios para entrar na esfera política sem vencer o pleito eleitoral. São os chamados políticos de carreira, contratados e pagos com dinheiro público para ocupar um cargo comissionado. As prefeituras costumam gastar milhões com comissionados, causando um prejuízo aos cofres públicos e desperdiçando dinheiro que poderia ser investido em projetos mais importantes como, por exemplo, obras de infraestrutura.

 

Fontes:
Jornal da Cidade-Após fraude, prova de concurso em Ilhéus (BA) é adiada
Gazeta do Povo-Cabide de emprego político
Ceza Aguiar-Rápido e rasteiro
Blog do Zé Ninguém-Prefeito Abade acata orientação do MP e suspende concurso público

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

5 Opiniões

  1. gêy disse:

    Só quero saber é como vai ser a devolução do dinheiro das pessoas que se inscreveram.

  2. deb disse:

    as pessoas que se escreveram tem o direito de receber o dinheiro das taxas, onde podemos pegar a grana devolta??

  3. alexandre disse:

    Esse prefeito de porto seguro e muito desonesto,cancelou o concurso e ate agora nao devolveu o dinheiro,fizeram varias exigencias ja cumprir com todas e nada…que pais e esse onde os corruptos e q tem vez? onde esta a justica, cade o judiciario a promotoria publica;pois isto e roubo,estao usurpando o dinheiro do povo e ninguem toma providencias.

  4. Thaiane Santos Vieira disse:

    Gostaria de saber quando o dinheiro do concurso será devolvido, os dias estão passando e ninguém mais dá notícias. Não sou de Porto Seguro, mas depois deste ocorrido, a pessoa que votar nesse prefeito é no mínimo sem o menor grau de instrução e bom senso!

  5. Bia disse:

    Gostaria de saber se o dinheiro do concurso será devolvido ou não? juros já não bastam não? além dos juros também quer ficar com nosso dinheiro? Podia ao menos ter a decência em responder nossas perguntas e devolver nosso dinheiro também, pois quem pega dinheiro do outro é ladrão e ladrão tem que ser preso. Espero que a devolução do dinheiro seja feita.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *