Início » Brasil » Presidente do TRF-4 diz que sentença de Moro a Lula é ‘irrepreensível’
POLÍTICA

Presidente do TRF-4 diz que sentença de Moro a Lula é ‘irrepreensível’

Desembargador comparou sentença de Moro com o caso histórico referente à morte do jornalista Vladimir Herzog

Presidente do TRF-4 diz que sentença de Moro a Lula é ‘irrepreensível’
O juiz federal Sérgio Moro condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão (Foto: Wikimedia)

No último domingo, 6, o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) disse, em entrevista ao Estadão, que a sentença do juiz federal Sérgio Moro dada ao ex-presidente Lula é “tecnicamente irrepreensível”.

Moro condenou o ex-presidente a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O TRF-4 é a segunda instância de julgamento dos recursos da Operação Lava Jato. A apelação da defesa de Lula vai ser analisada pelo TRF-4 e vai ser julgada pela 8ª Turma, composta por três desembargadores.

Ao ser perguntado se confirmaria a sentença de Moro, se fosse da 8ª Turma, o desembargador disse não saber dizer o que faria, pois não leu a prova dos autos. “Mas o juiz Moro fez um exame minucioso e irretocável da prova dos autos. Eu comparo a importância dessa sentença para a história do Brasil à sentença que o juiz Márcio Moraes proferiu no caso Herzog, sem nenhuma comparação com o momento político. É uma sentença que vai entrar para a história do Brasil. E não quero fazer nenhuma conotação de apologia. Estou fazendo um exame objetivo”, declarou o desembargador.

A comparação do desembargador é referente a um caso histórico que ocorreu em 1978, quando o juiz Márcio José de Moraes condenou a União pela prisão, tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog na época do regime militar. A condenação ocorreu antes do Ato Institucional N° 5 ser revogado.

Na entrevista, o desembargador ainda acrescentou que a sentença de Moro é “um exame irrepreensível da prova dos autos. É uma sentença que ninguém passa indiferente por ela”.

Fontes:
O Globo-Triplex: Sentença de Moro é 'tecnicamente irrepreensível', diz presidente do TRF-4
Veja-Márcio José de Moraes, o juiz que condenou a ditadura pela morte de Vladimir Herzog
Jornal do Brasil-'Sentença que condenou Lula vai entrar para a história', diz presidente do TRF-4

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *