Início » Brasil » Primeiro debate entre presidenciáveis acontece nesta quinta-feira
ELEIÇÕES 2018

Primeiro debate entre presidenciáveis acontece nesta quinta-feira

Debate será promovido pela Band e terá transmissão também pela internet

Primeiro debate entre presidenciáveis acontece nesta quinta-feira
O debate será dividido em cinco blocos (Foto: TV Band))

Acontece nesta quinta-feira, 9, o primeiro debate entre os candidatos a presidência da República das eleições de 2018. O embate será promovido pela emissora TV Band, a partir das 22h, e contará com a participação de oito presidenciáveis.

O debate será transmitido pela TV Band, BandNews Internacional e pela Band Internacional, além de pela internet, pelo Portal da Band e pelo canal da emissora no YouTube – o Band Jornalismo. A hashtag “#DebateBand” já é um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, mostrando a alta expectativa do público.

Os presidenciáveis que participarão do debate são: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (Psol), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).

De acordo com o Portal da Band, os presidenciáveis, na mesma sequência descrita acima, iniciam a participação no programa respondendo a uma pergunta feita por leitores do jornal Metro. O debate terá um total de cinco blocos, com a mediação do jornalista Ricardo Boechat, além da participação dos também jornalistas Fábio Pannunzio, Sérgio Amaral e Rafael Colombo, que farão perguntas a todos os candidatos.

Segundo o Portal da Band, os candidatos se confrontarão cerca de 80 vezes. Caso algum dos presidenciáveis ofenda um participante, o mesmo poderá ter direito de resposta, se for analisado como procedente por uma bancada formada por jornalistas e advogados.

Cada pergunta será feita em até 30 segundos, enquanto os candidatos terão 90 segundos para responder. As réplicas e tréplicas, porém, só contarão com 45 segundos. No primeiro bloco, além das perguntas dos leitores do Metro, os candidatos já se confrontam com perguntas.

Enquanto isso, no segundo e no quarto bloco, os jornalistas Band farão as perguntas e escolherão os candidatos que farão a réplica. Pelo regulamento, todos os candidatos serão perguntados e farão réplicas.  Em seguida, no terceiro bloco, os presidenciáveis voltam a se confrontar. Cada candidato poderá ser perguntado em até duas vezes.

No último bloco, os candidatos terão 90 segundos para fazer as considerações finais. Caso as eleições de 2018 vão para o segundo turno, um novo debate na Band será realizado no dia 11 de outubro.

Pelas redes sociais

A candidata Marina Silva anunciou, pelo Twitter, que estará presente no debate da Band, destacando ainda que é a única mulher dentre os presidenciáveis participantes. Ademais, prometeu mostrar que “é possível ganhar uma eleição de forma respeitosa” e levar “mensagens de respeito e igualdade entre os gêneros”.

Até o fechamento desta matéria, o candidato Jair Bolsonaro não tinha feito, nesta quinta-feira, menção ao debate da Band nas redes sociais. No entanto, o seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, convocou os eleitores do presidenciável para elevar a hashtag “#Bolsonaro2018” em apoio ao candidato.

O candidato Geraldo Alckmin também ainda não fez menção ao debate na Band pelas redes sociais nesta quinta-feira. Por outro lado, o presidenciável Alvaro Dias preparou uma arte com informações sobre horário e meios de transmissão sobre o embate, destacando ainda que “o importante é não perder o debate de hoje na Band”.

O presidenciável Guilherme Boulos usou as redes sociais para pedir ajuda aos seus eleitores. Além de afirmar que estará presente no debate da Band, questionou: “Se fosse você no debate, qual pergunta faria para os outros candidatos?”, dando indícios de que pode aproveitar algum questionamento para reproduzi-lo no programa.

Já o candidato Cabo Daciolo usou o Facebook para convocar o apoio dos eleitores, dando grande destaque ao debate desta quinta-feira.  O presidenciável apresentou uma arte com data, horário e local do debate e afirmou: “A nossa fé está em Deus. Tenho orado para que o Espírito Santo nos conduza no debate”.

Até o fechamento desta matéria, o candidato Henrique Meirelles também não havia se pronunciado a respeito da sua presença no debate pelas redes sociais. Por fim, o presidenciável Ciro Gomes usou a hashtag “#CiroNaBand” para convocar a audiência de seus eleitores, com a postagem afirmando que o candidato “vai mostrar que tem o melhor projeto para o Brasil”.

 

Leia também: 14 mitos sobre as eleições
Leia também: Eleições 2018: não votar pode dar armas a quem?

Fontes:
Band-Band realiza primeiro debate entre presidenciáveis nesta quinta-feira
Band-Confira as regras do debate entre presidenciáveis na Band

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *