Início » Brasil » Processo de cassação de Bolsonaro será arquivado em janeiro
Política

Processo de cassação de Bolsonaro será arquivado em janeiro

Fim de legislatura do Conselho de Ética, no dia 31 de janeiro, impossibilita a determinação de prazo para julgamento do caso, que precisará ser reaberto no ano que vem

Processo de cassação de Bolsonaro será arquivado em janeiro
Jurisprudência criada em caso Roriz traz esperança pra quem quer ver Bolsonaro perder o cargo (Foto:Reprodução/Renato Araújo/ABr)

O processo de cassação do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), instaurado nesta terça-feira, 16, não deve ter vida longa. O processo será arquivado no dia 31 de janeiro de 2015, pois a mudança na legislatura do Conselho de Ética da Câmara obriga que todos os processos em trâmite em 2014 sejam arquivados.

Leia mais: Procuradoria denuncia Bolsonaro por incitar prática do estupro

O pedido de cassação foi feito após o deputado carioca dizer que só não estupraria a colega de Câmara Maria do Rosário (PT-RS), porque ela “não merece”. O PT reagiu imediatamente, repudiando a declaração de Bolsonaro e pedindo a cassação do mandato dele. PSB, PSOL e PCdoB protocolaram o pedido junto ao PT.

A reabertura do processo no ano que vem dependerá de um pedido de algum partido ou parlamentar, e a decisão ficará a cargo da Secretaria-Geral. Outra via para cassar Bolsonaro seria protocolar uma nova representação, ampliando os prazos para julgamento.

O acusado usará como argumento o fato de que iniciará em 2015 um novo mandato e portanto não pode ser responsabilizado por fato ocorridos no mandato anterior. Um dos membros do Conselho de Ética, Fernando Ferro (PT-PE), discorda.

“Trata-se de uma matéria com repercussão nacional. Vai ficar feio para quem defender uma coisa dessas”, disse.

A esperança dos que querem o fim do mandato de Bolsonaro fica por conta da jurisprudência criada pelo caso de Jaqueline Roriz (PMN-DF) em 2006. Antes da eleição, Jaqueline foi flagrada recebendo R$50 mil referentes ao mensalão do DEM. Apesar do fato ter sido anterior ao pleito, o relator do caso recomendou a cassação por entender que a legislatura estaria contaminada pela atitude ilícita ocorrida até cinco anos antes.

Fontes:
Carta Capital-Pedido para cassar Bolsonaro já tem data para ser engavetado

5 Opiniões

  1. paulim disse:

    essa m@ d bosonaro tem que ser banido da politica cassação para ele já.

  2. Graça disse:

    Esta história de cassar Bolsonaro é porque ele só diz a verdade e isto incomoda os petralhas. A dita cuja chamou ele de estuprador e o erro dele foi não mover um processo contra ela. Esta deputada quer ” holofotes ” de qualquer maneira.
    Ela deveria ver o que já fez, como SE EMOCIONAR E CHORAR POR CAMPINHA E APARECER COM UM COMPUTADOR DE ÚLTIMA GERAÇÃO, QUANDO DEFENDE ” OS POBRES “.
    Ela já apresentou algum projeto relevante ???
    Bolsonaro é um dos poucos homens de bem que ainda temos no Brasil. Basta ver a votação contra a cassação dele. Mais de 80% contra.
    Eu desejo que ele continue nos defendendo, nós sim, POBRES BRASILEIROS que temos políticos da qualidade dela.

  3. João D Aniello disse:

    Acho que ele foi infeliz na palavra utilizada, é que ela e tão ruim que nem estuprada vai conseguir ser…… e tentar cassá-lo é por não conseguir calar as verdades, então tenta outros caminhos a coitadinha…..

  4. jovelino bispo vieira disse:

    Bolsonaro caiu em uma armadilha, a patachoca Maria do Rosario(PT) defensora dos direitos humanos de bandido havia ofendido Bolsonaro antes chamanfo- o de estuprador( ela o efendeu sem motivo aparente) , todos sabem que ele e cabeca quente e retrucou a ofensa da petista , curiosamente so partidos de estrema esquerda queriam sua casacao , Bolsonaro e um dos poucos que combate a currupcao verdadeiramente e o fim da impunidade de criminosos dos terroristas de esquerda que mataram, assaltaram,sequestraram em prol de um governp cumunista no Brasil

  5. João Ricardo disse:

    Muitos querem o Bolsonaro fora, mas esse é o único cara que realmente combate a corrupção e os excessos. Esse é o cara que deveria ser presidente.

    Não vai ser cassado para o desgosto da oposição que não aguenta escutar as verdades que MERECEM ouvir…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *