Início » Brasil » Projeto de lei que privatiza a Cedae é aprovado
RIO DE JANEIRO

Projeto de lei que privatiza a Cedae é aprovado

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou por 41 votos a favor e 28 contra projeto que permite vender a companhia para o setor privado

Projeto de lei que privatiza a Cedae é aprovado
Privatização da Cedae era uma exigência do governo federal (Foto: alerj.gov)

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta segunda-feira, 20, o projeto de lei que prevê a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) por 41 votos a favor e 28 contrários. Participaram da votação 69 deputados.

O resultado abre caminho para o governo estadual do Rio de Janeiro vender a Cedae para o mercado privado. A venda da companhia era uma exigência do governo federal para liberar o estado a participar do Plano de Recuperação Fiscal, que prevê a suspensão do pagamento da dívida estadual com a União e também libera o estado a receber da União um empréstimo de R$ 3,5 bilhões.

A proposta de privatização, no entanto, pode ser alvo de emendas e outras alterações. A oposição declarou que vai se mobilizar contra o resultado. “Esta luta não termina hoje. Vocês vão ganhar essa batalha hoje, mas podem esperar muita resistência. Essa privatização não acontece hoje”, disse o deputado Marcelo Freixo (Psol).

Servidores da Cedae contrários à privatização entraram em greve na meia-noite desta segunda-feira. Pela manhã, houve protestos em frente a Alerj. Segundo Humberto Lemos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Saneamento Básico e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ), a greve não gerará falta de abastecimento de água para a população durante o Carnaval.

Fontes:
G1-Alerj aprova venda da Cedae

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Renato Cesar disse:

    Diante da situação econômica que o (des)governo do Estado do RJ, colocou seus servidores e pensionistas, desde o final de 2015, com atrasos no pagamento e/ou a constante incerteza, todos os meses, se haveria ou não pagamento e o não pagamento do 13º dos servidores. Sinceramente não estou nem aí se a CEDAE vai ser privatizada ou não, Com a barriga vazia e cobradores na porta, não tem como ter qualquer tipo de pensamento contrario a privatização.

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Mais porque o Estado do Rio se encontra nesta situação? porque o ês governador é um ladrão o atual Pezao outro ladrao e para tapar o buraco deixado por esses miliantes tem que vender o que é do povo que foi construído com o dinheiro do povo, vende o o povo que EXPLODAM.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *