Início » Brasil » Protestos antigoverno ganham destaque na imprensa internacional
15 de março

Protestos antigoverno ganham destaque na imprensa internacional

Versão internacional do site da CNN colocou as manifestações antigoverno em seu destaque principal, com a manchete 'Out, Dilma'

Protestos antigoverno ganham destaque na imprensa internacional
'Out, Dilma', na CNN (Fonte: Reprodução/CNN)

Os protestos realizados neste domingo, 15, contra o governo da presidente Dilma Rousseff em diversas cidades do país ganharam destaque nos sites dos principais jornais do mundo.

A versão internacional do site da CNN colocou as manifestações antigoverno em seu destaque principal, com a manchete “Out, Dilma” (“Fora, Dilma”), citando o “clima festivo” nos atos e os gritos contra a corrupção no país, além dos pedidos de impeachment de Dilma. A reportagem ressaltou que o governo brasileiro “está lutando em meio a uma economia fraca e a um enorme escândalo de corrupção envolvendo a estatal de petróleo do país”, e ainda que a taxa de aprovação de Dilma “despencou junto com a economia” desde a sua reeleição.

O site do espanhol El País afirmou que o Brasil “pede mudanças no maior protesto de sua democracia. Manifestantes marcham contra a corrupção e a crise”, ressaltando ainda que os protestos não atraíram apenas os brasileiros das classes mais altas, ao contrário do que alguns afirmavam.

A britânica BBC deu bastante destaque às imagens da população nos protestos, com o título “Grandes protestos no Brasil exigem o impeachment da presidente Rousseff”, lembrando que oposição apoiou as manifestações, mas não pediu abertamente o impeachment de Dilma.

O site do francês Le Monde publicou um vídeo com imagens da Avenida Paulista, em São Paulo, da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e da Esplanada, em Brasília, destacando a baixa popularidade da presidente Dilma, pressionada por escândalos de corrupção e uma “economia à beira da recessão”.

Os jornais argentinos Clarín e La Nción também acompanharam as manifestações. “Massivas marchas de protesto no Brasil contra o governo Dilma”, dizia a manchete do Clarín, que deu destaque à “enorme” mobilização em São Paulo. Já o La Nación fala nos milhões de brasileiros que gritaram “Fora Dilma!” nas ruas do país, descrevendo o ambiente amistoso dos atos.

Fontes:
Veja - Imprensa internacional destaca o 'maior protesto da democracia' brasileira

2 Opiniões

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Alguém está “tentando suprimir a escolha do representante eleito através do voto da maioria”?!… Acho que não, a maioria — que não se vendeu por uma ou outra benesse — está é manifestando seu descontentamento com a inépcia do atual (des)governo, com o total descontrole das economia do país, e com a aviltante impunidade de sempre para os corruptos — se de interesse do governo; enfim com a destruição sistemática das instituições republicanas!
    Depor um governo ‘democraticamente eleito’ (como gostam tanto de alardear!) não é de forma alguma um processo simples, nem desejável. Se consumado o afastamento de Dilma Rousseff, teremos um período de grande turbulência política no país, sem definição para coisa alguma — principalmente quanto ao rumo que se dará à economia, que é o que mais interessa. Mas é preferível enfrentar isso do que persistir nos erros que o (des)governo atual insiste teimosamente!
    Em resumo: não venham com esse papo de “ameaça dos interesses externos”, “transposição de bens”, nem “canto de sereia”, pois isso soa como a mais deslavada hipocrisia!!
    Eu penso assim !

  2. Marluizo Pires Cruz disse:

    Os senhores incentivadores da guerra política através de protesto de rua tentando suprimir a escolha do representante eleito através do voto da maioria, parece tentar reacender um passado recente na história do país, Onde os doutrinadores incentivadores da quebra do sistema democrático, induzidos talvez por interesses externos, apreciadores do brilhante alheios já possuidores do poder logísticos de transposição de bens e pessoal para outros países, impuseram aos brasileiros vários anos de regime militar onde muitos sofreram as consequências da disputa de poder e os horrores das guerras por eles promovidas. Porquanto o caminho da Paz parece ser o melhor caminho para a humanidade caminhar. Atentai-vos ao canto da sereia. Pois a história pode repetir no tempo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *