Milhares de pessoas estão reunidas em Copacabana, no Rio de Janeiro, para participar de uma manifestação contra o governo da presidente Dilma Rousseff neste domingo, 15.
Há cartazes pedindo o impeachment de Dilma. Há também pessoas protestando contra a corrupção e outras pedindo intervenção militar no país.
O protesto também já começou em Brasília, na Esplanada dos Ministérios. A maioria dos manifestantes está vestindo camisas amarelas.
A expectativa é de que as manifestações antigoverno aconteçam em pelo menos 50 cidades brasileiras. Os protestos foram convocados pelas redes sociais.
A maioria dos grupos organizadores dos protestos defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff, apontando a existência de uma suposta corrupção no governo petista, além de criticarem o escândalo da Petrobras e os altos custos com impostos e tarifas no país.
Em São Paulo, por exemplo, mais de 100 mil pessoas confirmaram presença no protesto por meio de um evento no Facebook. Há também manifestações agendadas no exterior, como em Londres, Boston e Sidney.
Legendas da oposição declararam adesão aos protestos, embora os organizadores afirmem que os movimentos não têm qualquer ligação com partidos políticos.
O senador Aécio Neves (PSDB) convocou a militância tucana para ir às ruas protestar, ressaltando, entretanto, que o impeachment não faz parte da agenda do partido.
A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, tem repetido que as manifestações populares são “legítimas” e que fazem parte da democracia.
Fontes:
Reuters - Começam protestos contra o governo Dilma em Brasília e no Rio de Janeiro
R7 - Sob forte esquema de segurança, protesto contra governo Dilma reúne milhares de manifestantes em Copacabana
219 visualizações
4 comentários