Início » Brasil » PSB se fortalece para as próximas eleições
Coluna Esplanada

PSB se fortalece para as próximas eleições

O partido é um dos que mais vai se beneficiar com a abertura da esperada ‘janela’ de 30 dias para o troca-troca de legenda sem perda de mandatos

PSB se fortalece para as próximas eleições
Vem do Senado o melhor cenário para o PSB (Fonte: Reprodução)

Mesmo com a morte do líder Eduardo Campos, o PSB é um dos partidos que mais vai se beneficiar com a abertura da esperada ‘janela’ de 30 dias para o troca-troca de partido sem perda de mandatos. Muitos deputados já articulam se filiar, mas vem do Senado o melhor cenário para a legenda: além de Lúcia Vânia (GO) e Marta Suplicy (SP) — que conversa com o PMDB para aumentar sua cotação no PSB –, o tucano Álvaro Dias (PR) já negocia com o diretório no Paraná a sua entrada no partido. O vice-governador de SP, Márcio França, negocia a filiação em massa de vereadores e deputados estaduais.

Na janelinha

Álvaro Dias quer entrar nas fileiras socialistas com um pedido um meio desconcertante para os caciques: ser candidato a presidente pelo PSB.

Banho-maria

Causam ciumeira na cúpula do PSB as conversas de Marta com o vice-presidente Michel Temer. Ela indicou que se filiaria em breve e agora deixa a situação pendente.

Porta aberta

O PSB teme que o PMDB garanta a Marta a disputa da prefeitura. Outro cotado, Gabriel Chalita, foi neutralizado: tornou-se secretário de Educação do prefeito Haddad (PT).

Pressão sindical…

As centrais sindicais pressionam os congressistas sobre o ajuste fiscal. A intenção do presidente do Senado, Renan Calheiros, de derrubar os acordos firmados na Câmara para manter a desoneração da folha acendeu o alerta em setores beneficiados.

…para manter acordo

Presidente do Sindicato dos Profissionais de Tecnologia da Informação — um dos setores que devem manter alíquota menor — Antônio Neto, que comanda a Central dos Sindicatos Brasileiros, protestou: ‘4,5% inibem o crescimento e a geração de emprego’.

Direção perigosa

Quem portar carteira provisória de motorista pode ficar proibido de dirigir em rodovias federais e estaduais. O projeto de lei 2229/15, apresentado pelo deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP), é visto com simpatia pelos colegas.

Vitrine internacional

A Comissão de Relações Exteriores do Senado convidou o líder oposicionista Leopoldo Lópes, que disputará a presidência da Venezuela, para audiência no Congresso.

Com Dilma ou não?

Manoel Dias se impôs e fica no ministério do Trabalho. Mas Lupi, presidente do PDT, marcou nova rodada com a bancada para agosto a fim de discutir a conjuntura nacional.

A foto do desespero

Bateu um desespero no venezuelano Luiz Jorge, marido da embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde. Num almoço dia 30 de maio em Brasília, no qual José Dirceu participou, um convidado os fotografou juntos. A Embaixada procura discretamente o autor. Teme que a foto do ‘embaixador’ com um condenado vaze nas redes sociais.

Aterrissagem atrasada

Numa reunião na vice-presidência da República para definir se o Hub das companhias aéreas fica com Natal, Recife ou Fortaleza, a turma do Ceará sentiu o maior desfalque: o governador Camilo Santana. O vice Michel Temer esperou o que pôde, mas tocou a fala. Camilo apontou o nariz na porta e os presentes já se levantavam para sair.

Oi e tchau

Temer já estava em ‘casa’, mas Camilo deixou esperando ninguém menos que o ministro da Secretaria de Aviação, Eliseu Padilha — quem decidirá sobre o Hub — e os senadores Eunício (PMDB) e José Pimentel (PT). Pegou mal. Foi tempo para oi e tchau.

Ficou para agosto

Os senadores batem cabeça sobre a proposta de federação dos partidos, de autoria de Valadares e relatoria de Jucá. Os que defendem acham que fortalecem as legendas. Os contra apontam que será o fim das pequenas legendas e da política municipal.

Filme repetido

A Federação parece para muitos uma irmã da Verticalização: era boa ideia só para as cúpulas dos partidos, mas acabou caindo por força das peculiaridades locais.

Outro para Brizola

O PDT lança em setembro, no Salão Negro da Câmara, o livro sobre Brizola que a editora Paz e Terra acaba de lançar, de autoria de Trajano Ribeiro e Clóvis Brigagão.

Ponto Final

Piada que circula em Brasília: a PF encontrou três carros importados na garagem de Collor, 14 carros declarados na Justiça e nenhum sinal da Fiat Elba até agora.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

2 Opiniões

  1. Plinio disse:

    PSDB: ideologia dos Golpistas!

  2. Vitafer disse:

    Onde está a Fiat Elba do Collor, gente!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *