Início » Brasil » PT e PSDB já articulam eleições municipais
Coluna Esplanada

PT e PSDB já articulam eleições municipais

O PT escalou o deputado federal Reginaldo Lopes para mapear as potenciais candidaturas

PT e PSDB já articulam eleições municipais
Reginaldo Lopes foi o federal mais votado de Minas com 310 mil votos (Reprodução/Internet)

A mais de um ano das convenções para escolhas de candidatos, PT e PSDB já polarizam uma disputa de bastidores, cada qual a seu modo, a fim de arregimentar apoio político nas principais cidades do País, em capitais e interior. O PT escalou o deputado federal Reginaldo Lopes para mapear as potenciais candidaturas. ‘Tenho viajado duas capitais todo fim de semana’, revela. Um trabalho que os tucanos iniciaram em 2012 com o federal Rodrigo de Castro (MG), que articula com vereadores de todo o Brasil.

Poder mineiro

Reginaldo Lopes foi o federal mais votado de Minas (310 mil votos) e ganhou da Executiva Nacional a Secretaria de Articulação, e aval de Lula e Dilma para a missão.

Tucanada

Castro, vice-líder de votos em Minas, está à frente de uma secretaria da Executiva do PSDB que acompanha e doutrina os milhares de vereadores, e também faz articulações.

Estratégia

Partidos da base e oposição do governo federal sabem que a consolidação do projeto de 2018 passa pelas prefeituras, e lançam campanhas de filiação em massa este ano.

Os Marcio’s

O ex-ministro das Cidades e Ex-APO Marcio Fortes gastou lábia desde quarta-feira para explicar que não é ele, e sim o homônimo, ex-deputado federal tucano, quem aparece na lista das contas secretas do HSBC na Suíça, como revelou o UOL. O político tucano e empreiteiro há anos não circula pelo Poder na capital. Daí a confusão.

Só assim

Aliás, o ex-ministro (o que não tem conta secreta), não tem boa experiência com dinheiro no exterior. Quando APO, em visita a Londres, um larápio levou sua carteira num passeio perto do hotel. Foi o único caso em que deixou dinheiro seu na Europa.

O vidente

Tem congressista pasmo com a vidência do novo presidente da Funai, Flávio Chiarelli. Em audiência, cravou que a PEC 215 será derrubada pelo STF. É a proposta que tira da presidente e coloca sob responsabilidade do Congresso a demarcação de reservas.

Sem cachimbo

Como notório, há um embate entre a turma dos direitos humanos e ruralistas – cuja bancada é forte no Congresso – pelo poder de demarcações.

Missão (im)possível

Metade do PIB nacional (CEOs das maiores empresas) se reúne em SP semana que vem, em almoço do LIDE de João Dória, para ouvir o ministro Joaquim Levy (Fazenda)

Jango no exílio

O filho do ex-presidente, João Vicente Goulart, enviou para a Civilização Brasileira os primeiros capítulos de seu livro ‘Eu e Jango, meu pai’. São memórias dos tempos de exílio após o golpe, em 1964, até sua morte em 1976.

Partidos & DCE’s

O candidato Victor Vilela, da Juventude PSDB, venceu a eleição para o Diretório Central de Estudantes da faculdade particular Uniceub em Brasília. Caiu um grupo há 14 anos no DCE. Mas a birra é outra. Os tucaninhos descobriram fortes indícios de que gente da cúpula do partido financiou a chapa da oposição, ligada ao PEN.

Memória

Aéreas brasileiras estão em alerta nas escalas com o caso do copiloto da Germanwings culpado, por ora, pelo desastre. Há relatos de que, a despeito do problema mecânico do avião da TAM que caiu em 2007 em Congonhas, os pilotos não se davam bem.

Há testemunhas

Um comandante que pilotou por anos para grandes companhias, hoje na aviação executiva, sempre acompanhou com esmero o perfil de seus copilotos. Quando desconfiava de um, levava para a cabine um taco de baseball e nunca saiu para o toilet.

Poder no divã

Brasília está de cabeça para baixo. Quem diria, um tesoureiro vira ministro da Secretaria de Comunicação, e o PMDB, logo quem, faz campanha pela redução de ministérios.

Bancada do passeio

Saiu nos jornais de Minas: A Câmara de Ipatinga gastou R$ 400 mil para capacitar metade dos vereadores em cursos em cidades turísticas…

Ponto Final

Novo episódio ontem do seriado ‘Lava Jato’, da PF: ‘A fila anda, a cela aperta’. Botaram a mão no herdeiro do grupo Queiroz Galvão.

2 Opiniões

  1. Henrique de Almeida Lara disse:

    Antevejo grande fracasso para o PT.

  2. jayme endebo disse:

    Tudo farinha do mesmo saco, temos que refazer o Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *