Início » Brasil » ‘PT está enfrentando uma crise’, diz jornal ‘Washington Post’
Corrupção

‘PT está enfrentando uma crise’, diz jornal ‘Washington Post’

Partido dos Trabalhadores completa 35 anos sob denúncias de suborno e doações ilegais que afetam profundamente sua capacidade de governar, diz 'Post'

‘PT está enfrentando uma crise’, diz jornal ‘Washington Post’
Lula é ridicularizado por manifestantes sindicalistas no aniversário de 35 anos do Partido (Foto: Reprodução/Reuters)

Em uma reportagem sobre os 35 anos do PT, o jornal americano Washington Post notou uma nuvem negra pairando sobre as cabeças dos petistas que comemoravam, na última sexta-feira, 6, o aniversário do partido.

“O PT está enfrentando uma crise”, afirma o jornal, citando como causas a estagnação econômica, o impopular ajuste fiscal, a seca no Sudeste e a queda significativa na popularidade da presidente Dilma. Mas a verdadeira tempestade são as denúncias de suborno e doações ilegais ao partido investigadas no escândalo da Petrobras, diz o Post.

Em matéria publicada também nesta quinta-feira, 12, o jornal Bloomberg vai além e diz que o petrolão transformou-se em um risco maior para o PT do que foi o próprio mensalão do governo Lula. Isso porque Dilma esteve à frente do Conselho da Petrobras entre 2003 e 2010, uma parte do período durante o qual os supostos pagamentos de propina teriam ocorrido na estatal. Isto é, ao contrário de Lula, a presidente não pode alegar que não sabia de nada.

A Bloomberg lembra que o escândalo já empurrou Dilma ao mais baixo grau de aprovação comparado a qualquer outro líder brasileiro dos últimos 15 anos, o que ameaça torná-la um “pato manco” apenas poucos dias depois de ter iniciado seu segundo mandato. O jornal lembra que até os membros da base governista, inclusive alguns filiados ao PT, já começaram a questionar sua liderança.

“Na medida em que o escândalo do petrolão força o Partido dos Trabalhadores a assumir uma postura cada vez mais defensiva, o PT se esforça para se reinventar após 12 anos no poder, durante o qual deixou de ser uma coalizão idealista dos trabalhadores, sindicalistas e intelectuais, para se tornar uma elite política cada vez mais vista como corrupta”, diz o Post.

Na última pesquisa de opinião, do Datafolha, 52% dos entrevistados disseram acreditar que Dilma sabia da corrupção na Petrobras e que nada fez.

Fontes:
Washington Post - Brazil’s ruling party wonders how it lost its populist touch
Bloomberg - Caso Petrobras é risco maior para o PT do que foi o mensalão

2 Opiniões

  1. aparecida santana disse:

    Desgoverno total no Brasil. FALTA TUDO, SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, MOBILIDADE URBANA….Tudo por conta da corrupção. Até os direitos das Pensionistas e dos trabalhadores eles querem mudar ( isto é, as conquistas adquiridas por aposentados e pensionistas estão TIRANDO. Impostos altíssimos e, a Petrobrás desvalorizada , cada vez valendo menos.

  2. Hugo Leonardo Filho disse:

    Não há novidades, o partido dos trabalhadores segue o mesmo enredo trágico de todos os demais partidos de esquerda do mundo quando chegam ao poder, em geral seus líderes saem do poder direto para a cadeia, ou são escorraçados pela turba enfurecida. No Brasil já tivemos os dois exemplos, falta perseverar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *