Início » Brasil » PT mapeia as digitais de Marta
Coluna Esplanada

PT mapeia as digitais de Marta

O PT palaciano faz um levantamento dos cargos que ela indicou em órgãos federais desde 2003, quando Lula chegou ao Poder

PT mapeia as digitais de Marta
Vai sobrar para os apadrinhados políticos de Marta Suplicy (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A saída da senadora Marta Suplicy do partido, atirando contra a legenda, não vai ficar barato. O PT palaciano faz um levantamento dos cargos que ela indicou em órgãos federais desde 2003, quando Lula chegou ao Poder — a quem ela evita críticas. São algumas dezenas de cargos e vai sobrar para os apadrinhados políticos. O primeiro deles é o presidente interino da Autoridade Pública Olímpica, Marcelo Pedroso, apadrinhado da senadora. Ele foi seu secretário-executivo no Ministério da Cultura.

Bateu asas

O pau quebra no ninho tucano do DF com a eleição para novo diretório, e o interventor Eduardo Jorge, o ex-chefe de Gabinente de FHC, pediu licença. Não quer dor de cabeça.

Só Dilma não vê

O preço do celebrado quiche do bistrô do Senac na Câmara subiu 25%. O famoso amendoim do amor, de barraca em frente ao Ministério da Cultura, está 30% mais caro.

É fato

Marcos Leôncio, da ADPF (delegados), lembra que o Governo é ingrato ao cortar verbas da PF. Diz que a polícia contribui para o ajuste fiscal nas operações contra a corrupção.

Dá um aí!

O vice Michel Temer, articulador político da presidente Dilma, anda assustado com a voracidade de aliados do Governo por cargos. O líder na Câmara, José Guimarães (PT-CE), sugeriu que o PDT vai migrar para a oposição. Não vai. Para completar, disse que o PT gostaria de ficar com o Ministério do Trabalho, hoje com Manoel Dias (PDT).

Dólares na cueca 2.0

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, ligado à Força Sindical, Célio Malta, fez protesto na Chapelaria do Congresso ontem vestindo cueca vermelha e falsos dólares — uma alusão ao ex-assessor do deputado José Guimarães.

Cunha x Cardozo

Não há vingança de Eduardo Cunha contra a presidente Dilma ao patrocinar a PEC da Bengala, que lhe tirou 18 indicações para Cortes (5 só para o STF). Cunha atingiu em cheio o desafeto José Cardozo, ministro da Justiça que sonhava ser alçado ao Supremo.

Lá fora

O principal boletim de notícias online do The Wall Street Journal informou na terça que o MP investiga o ex-presidente Lula por tráfico de influência em contratos em Cuba.

Enéas

Ontem completaram-se oito anos da morte de Enéas Carneiro. Fez história numa campanha com 5 milhões de votos apenas com uma frase de três segundos.

Cadê ele?!

Fora de Brasília por motivos familiares, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) mandou avisar às venezuelanas Mitzy Capriles e Lilian Tintori, esposas de Antonio Ledezma e Leopoldo Lópes, respectivamente, que apresentou moção de repúdio ao Governo de Nicolás Maduro, que mantém os dois oposicionistas presos. Elas visitaram o Senado.

Vira-casaca

Anos atrás, quando Jucá era líder do Governo, ele apoiou a entrada da Venezuela no Mercosul, e atacou Ledezma e Leopoldo, que visitaram o Senado na tentativa de convencer o Brasil de que os direitos humanos eram violados no governo Hugo Chávez.

Plantou; falta crescer

Saiu na quarta o Decreto 8.447, da presidente Dilma, a pedido da ministra Kátia Abreu (Agricultura), que cria o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba — o cinturão agrícola de 337 cidades do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Seletividade Penal?

Um dos membros da Comissão Especial, o deputado Efraim Filho (DEM-PB), ex-presidente da Comissão de Segurança, indica que a PEC da Redução da Maioridade Penal ‘caminha para a seletividade (de penas) nos casos de crimes hediondos’. Segundo Efraim, ‘pode-se criar uma outra faixa etária para certos tipos de crimes’.

Prejuízo

Lembram o livro de R$ 158 (exceto o valor da postagem) que um brasiliense esperava há 3 meses? O Correios avisou que não encontrou o objeto e deu opção de indenização.

Há vagas

A preocupação do COI com a falta de leitos no Rio para os Jogos: a instituição fechou parceria com o , site que oferece vagas anunciadas por moradores.

Ponto Final

Como tudo no Brasil fica para a última hora, parece que o Rio não deu a largada ainda para os Jogos. A conferir.

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *