Início » Brasil » PT, rei da autopromoção no exterior?
Tendências e debates

PT, rei da autopromoção no exterior?

Prestígio de Lula no exterior contrasta com a miséria da política, com a corrupção generalizada, a desindustrialização e a maquiagem da pobreza no Brasil

PT, rei da autopromoção no exterior?
Petista coleciona prêmios de diversas instituições do exterior (Reprodução/Terra)

Nesta quinta-feira, 14, o ex-presidente Lula recebeu na Espanha o Prêmio Internacional Catalunha, por causa, segundo a justificativa oficial, “da política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades”.

Foi o enésimo prêmio recebido por Lula no exterior. Foi a enésima honraria justificada basicamente pelos mesmos supostos prodígios do ex-presidente quando dos oito anos que ocupou o cargo, em uma lista que vai do prêmio de “Homem do ano” do jornal francês Le Monde ao de “campeão” do combate à fome dado pela ONU, passando por muitas ordens do mérito militar e muitos títulos de doutor honoris causa, isso sem contar que o ex-presidente é uma espécie de candidato permanente ao Prêmio Nobel da Paz.

Tamanho prestígio de Lula no exterior, entretanto, talvez seja fruto mais do eficiente marketing do PT e menos das “conquistas” do Brasil após dez anos de gerenciamento petista — sim, porque o Brasil visto sem o filtro da propaganda oficial é muito diferente do “país de todos”, como decreta o slogan publicitário do governo federal.

 

Como um tablet num barraco de zinco

 

E que país é este? É um país afundado na miséria da política, na corrupção generalizada e no consequente apodrecimento da democracia representativa, cujo sintoma maior são os sucessivos recordes de abstenções nos últimos processos eleitorais; é um país em franca desindustrialização, com a balança comercial cada vez mais dependente das commodities do agronegócio, fazendo de nós uma espécie de semicolônia moderna; é o país da imensa fragilidade da independência entre os poderes, fragilidade esta escancarada pelo mensalão do PT, desde a compra de votos em si até o acordão que até agora poupou Lula, o então chefe do executivo corruptor, de qualquer tipo de investigação.

É o país onde o maior indicador de melhoria da qualidade de vida que o governo consegue apresentar é o da explosão das vendas de telefones celulares em 10, 12 ou 24 vezes sem juros, como se em algum lugar do mundo um celular no bolso significasse mais dignidade, segurança no trabalho, nas ruas, direitos, garantias, acesso a saúde e educação de qualidade, transporte público decente, menos impostos ou tudo mais que o país precisa com urgência.

É mais ou menos a mesma lógica — guardadas as devidas proporções — da substituição dos livros escolares por tablets nas escolas que funcionam em barracos de zinco no miserável Quênia…

 

A classe média eleitoreira do PT

 

Na última terça-feira, 11, em um evento na França, a presidente Dilma disse que um dos objetivos do seu governo é transformar o Brasil em um país de classe média. Não será difícil se o PT continuar mascarando os números do combate à pobreza, como fez recentemente, em junho deste ano, quando determinou que a partir de então seria de classe média a família que tivesse renda per capita mensal entre ínfimos R$ 291,00 e modestíssimos R$ 1.019,00.

Um dos mais retumbantes desmentidos ao slogan petista do “país de todos” e da distribuição de renda como “nunca antes na história deste país” foi um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), divulgado em agosto deste ano, segundo o qual o Brasil é hoje o quarto país mais desigual da pobre América Latina, aparecendo melhor colocado apenas do que Guatemala, Honduras e Colômbia.

O jornal britânico The Independent, que o PT não pode acusar de “reacionário” ou “de direita” — como gosta de fazer, da militância aos grão-duques, posando de “esquerda” que há tempos o partido não é, se é que algum dia chegou a ser — publicou no último dia 7 de dezembro uma reportagem sobre como a economia brasileira não cresce mais exatamente por causa de problemas estruturais a respeito dos quais o PT, há dez anos à frente do Executivo,  dá sinais de que não vai conseguir solucionar.

Caro leitor,

Você acha que o Lula, galardoado inúmeras vezes no exterior, é mais um produto do marketing petista e da propaganda oficial do governo e menos uma consequência das suas realizações como presidente do Brasil?

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

49 Opiniões

  1. João Cirino Gomes disse:

    Politicos brasileiro, PT e seus partidos aliados, comunistas e descarados! Estou ficando enojado, com licença preciso sair para vomitar!

  2. Jose Helio disse:

    Joaquim Barbosa para futuro presidente do Brasil. Homem Ilustre apto não apenas ao cargo que hora ocupa, mais sim ao de Presidente da Nação. Reto diante da lei implacável com desonestos, corruptos, canalhas, podres pela cobiça do poder a qualquer custo. Fazendo o povo de idiotas e retardados. A miséria e desvalorização da nação com todo tipo de Impostos altíssimos. Taxas e juros bancários astronômicos mesmo não sendo matemático sentimos a carga e o peso disto na vida diária. Isto é injusto com o povo que é ordeiro e pacífico, trabalhador e esforçado. Cadeia é pouco para toda esta bandalha. Se for ver há coisas ainda não descobertas que se for a publico a revolta sera geral.

  3. helo disse:

    FHC acaba com a inflação e Lula surfa como celebridade.
    Por incompetência a inflação volta, o país piora, e Lula se revela o centro de riquíssima corrupção.
    No exterior, com menos interesse e fanatismo, críticas e más notícias sobre Lula e sua turma, e infelizmente sobre o Brasil, já começam a pipocar.

  4. Sandra disse:

    É incrível o cinismo deste beócio, ex-presidente! Ele acha que a sua popularidade serve como salvo conduto para suas canalhices! Ao invés de subir em palanques e falar parvoíces, por que não prova sua inocência? Resposta : porque é impossível…

  5. PENSADOR disse:

    E COLLOR FOI DEPOSTO (JUSTAMENTE) POR APENAS UM LAND ROVER….
    O crescimento do Brasil durante a ditadura midiática LULA,muito menor do que dos países da AL até menores que dos países africanos,foi superlativizado durante seu mandato para fazer-nos crer os mais ricos do mundo.
    A DÍVIDA EXTERNA, AO FIM DO MANDATO DE LULA EM 300 BILHÕES DE DÓLARES, A DIVIDA INTERNA EM 683 BILHÕES DE REAIS NO INÍCIO DE SEU GOVERNO E AMPLIADA A 1,7 TRILHÕES NO FIM DE SEU GOVERNO, tudo isto gastando a herança do Plano Real de Itamar Franco. Grécia e Portugal entraram suas economias em parafuso quando sua dívida alcançou cerca de 1,1 PIB.
    ESTAMOS EM 75% DO PIB. JÁ ESTAMOS PERTO?

  6. Luiz B. Júnior disse:

    SÓ PETISTAS FANÁTICO ACREDITAM NESTE ALOPRADO E ANALFABETO LULA, OS GRINGOS, CREIO EU, NÃO SABEM E NEM SE INTERESSAM POR SABER O QUE ACONTECE NO BRASIL, O POVÃO NEM SABE AONDE FICA O BRASIL. QUEM FOR A FAVOR DA PETRALHADA NÃO É BRASILEIRO, SÃO ENTREGUISTAS. MERECEM O PAREDÃO.
    A PIOR COISA QUE UM POVO PODE SER É TRAIDOR. SE NÃO TEM AMOR POR SUA PÁTRIA, NÃO TEM AMOR A MAIS NADA.

  7. Beraldo Dabés Filho disse:

    Delação premiada de bandido condenado e ofensa vazia de um adversário, sem nenhuma prova, nada valem e, em comum, cheiram a detrito humano. Só a oposiçãozinha incompetente, não aceita que o Brasil dos últimos 10 anos é infinatamente melhor do que antes No exterior é um fato incontestável, motivo das honrarias ao Eterno Presidente Lula. Só isso…
    ____________________________________________
    NUNCA VOTE EM BRANCO! NUNCA ANULE SEU VOTO!

  8. Ma Patot disse:

    Lula eh apenas mentiras repetidas “ad nauseum” , diariamente, sem parar, com uma pitada de imbecilidades. Impunemente… Sem nenhum pudor nem vergonha na cara, sempre com um ar de alegria irresponsavel. E uma campanha permanente, em torrente, de tal modo que quando se desmente uma mentira de ontem, ele ja soltou mais umas tres hoje de manha ! No exterior eh mais facil ainda porque como Lula nao fala nenhuma lingua estrangeira, as mentiras sao escritas por gente alfabetisada e distribuidas com auxilio de agencias pagas. Imensa quantidade de dinheiro tem sido gasta assim, (mesmo depois da posse de Dilma ), inclusive porque os titulos “honoris causa” de universidades custam uma fortuna quando sao para pessoas nao qualificadas que os “compram” para afagarem seus egos (no caso do Lula para aplacar sua inveja e seu mais que justo complexo de inferioridade em relacao a FHC).

  9. Mauricio Fernandez disse:

    SENHOR JOÃO CIRINO GOMES, por especial favor pare de formular ilações pouco recomendaveis sobre a Senhora Rosemary Noronha e o ex presidente Luiz Inacio Lula da Silva. O ex presidente já declarou que não sabe de nada, desconhece o assunto e as pessoas relacionadas ao mesmo. O PT se declara incomodado e pouco a vontade frente as suas declarações. (NÃO TEM JEITO. SÓ LEVANDO NA BRINCADEIRA MESMO!)

  10. João Cirino Gomes disse:

    Assunto: Rosemary prestava serviços (sexuais) a Lula.
    Muitos fãs irão dizer que é problema dele, que é assunto particular dele, enfim, mil justificativas. Mas a pergunta que não quer calar: Mais de 50 viagens ao exterior, em avião da FAB, sem ter seu nome registrado como presente no avião, com riscos de um acidente, com todos gastos e mordomias de hoteis, tudo pago pelo nosso dinheiro, isto é sim problema nosso, apesar de ser um caso de amante quase oficial. Imagina a vida desta Marisa todos estes anos “sabendo” do caso, e fazendo de conta que nada era com ela. Deve ser muito dificil trocar poder, orgulho e dinheiro em troca de manter as aparências. E os maridos desta Rose nestes anos. Será que também trocaram ceder a mulher ao Chefe, em troca de cargos? Esta é outra pergunta que não quer calar. Vejam o depoimento abaixo, de conhecimento de todos assessores e subalternos desde 1994. E o cara querendo dizer ser exemplo para o povop brasileiro. Em qual critério poderemos usas-lo como exemplo?

    Alguem duvida ou ainda acredita em papai noel ??? rrsrrsr

    Rosemary prestava serviços (sexuais) a Lula.

    BRASIL – Bizarro
    Rosemary prestava serviços sexuais a Lula
    O jornal Folha de São Paulo, foi direto ao ponto: a secretaria Rose e o ex-presidente Lula, eram íntimos desde a campanha presidencial, em 1994. A assessoria do ex-presidente diz que o assunto não será comentado. Sabe-se apenas que Lula viaja ao exterior nos próximos dias e só volta daqui a duas semanas. Assim fica longe da imprensa brasileira, mas, principalmente, distante das garras de Dona Marisa.
    Foto: Jorge Araújo/Folhapress/Instituto Lula

    O CASAL – O romance entre Lula e Rosemary Noronha não era um segredo de estado, o pessoal do Palácio da Alvorada, seguranças, assessores e jornalistas mais próximos, todos sabiam. A coisa só veio à tona agora depois que começou a cheirar mal.
    Fontes: Folha de S. Paulo
    , Veja
    A influência exercida pela ex-chefe do Planaltinho, o escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, no governo federal, revelada em e-mails interceptados pela operação Porto Seguro, decorre da longa relação de intimidade que ela manteve, atém hoje, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Rose e Lula trocam figurinhas desde 1993. Egressa do sindicato dos bancários, ela se aproximou do petista como uma simples fã.

    O relacionamento dos dois começou ali, a um ano da corrida presidencial de 1994.

    À época, ela foi incorporada à equipe da campanha ao lado de Clara Ant, hoje auxiliar pessoal do ex-presidente. Ficaria ali até se tornar secretária de José Dirceu, no próprio partido.

    O radar de Marisa Letícia, a mulher do ex-presidente, acendeu a luz vermelha e ela jamais escondeu que não gostava da “assessora” do marido.

    Em 2002, Lula se tornou presidente. Em 2003, Rose foi lotada no braço do Palácio do Planalto em São Paulo, como “assessora especial” do escritório regional da Presidência na capital.

    Em 2006, por decisão do próprio Lula, foi promovida a chefe do gabinete e passou a ocupar a sala que, na semana retrasada, foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal.

    Nesse papel de direção, Rose contava com três assessores e motorista.

    Sua tarefa era oficialmente “prestar, no âmbito de sua atuação, apoio administrativo e operacional ao presidente da República, ministros de Estado, secretários Especiais e membros do gabinete pessoal do presidente da República na cidade de São Paulo”.

    O escritório e o cargo que ela exercia, depois do escândalo está sendo desmobilizado e extinto pela presidenta Dilma, já que era desnecessário, mantido apenas por um capricho romântico de Lula.

    Durante 19 anos, o relacionamento de Lula e Rose se manteve oculto do público.

    Em Brasília, a agenda presidencial tornou a relação mais complicada.

    Quando a então primeira-dama Marisa Letícia não acompanhava o marido nas viagens internacionais, Rose integrava a comitiva oficial. Ela era, portanto, uma espécie de segunda dama, não contabilizada.
    Foto: Jorge Araujo/Folhapress

    Rosemary Noronha, como parte da comitiva de uma viagem de Lula à Costa Rica, em 2009
    Segundo levantamento da Folha tendo como base o “Diário Oficial”, Marisa não participou de nenhuma das viagens oficiais do ex-presidente das quais Rosemary participou. Comenta-se que D. Marisa tinha o cuidado de ver a relação dos que iam viajar e se por acaso Rose lá estivesse, ganhava uma cartão vermelho da Primeira-Dama.

    Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a presença dela sempre causou mal-estar dentro do Itamaraty. Na opinião deles, a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo não era necessária.

    Oficiais da Aeronáutica se preocupavam com o fato de que ela por vezes viajava no avião presidencial sem estar na lista oficial. Imagine os embaraços diplomáticos e de segurança a existência de uma constante “clandestina” no avião presidencial?

    Em muitas vezes, Rose seguia em voos da equipe que desembarca antes do presidente da República para preparar sua chegada.

    Nessas viagens, seguranças que guardavam a porta da suíte presidencial nas missões fora do Brasil registravam ao superior imediato a presença da assessora. Oficiais do cerimonial elaboravam roteiro e mapa dos aposentos de modo a permitir que o presidente não fosse incomodado. Resumindo no exterior, Rose dormia com Lula.

    Durante esses quase 20 anos, Rose casou-se duas vezes. Seu primeiro marido, José Cláudio Noronha, trabalhou na Casa Civil do então ministro José Dirceu quando Rosemary assumiu o escritório de São Paulo.

    Na chefia do gabinete, ela construiu a fama de pessoa de temperamento difícil. Lula chegou a receber de amigos reclamações dando conta de que ela tratava mal os funcionários.

    Um deles descreveu um episódio em que ela teria pedido para serventes limparem “20 vezes” o chão do escritório até que ficasse realmente limpo.

    Essas primeiras damas genéricas são sempre assim.

    Apesar do temperamento, Rose era discreta e não gostava de contato com a imprensa. Em algumas festas e cerimônias, controlava a porta de salas vips, decidindo quem podia ou não entrar.

    A Folha contatou que ela também costumava se consultar com o médico de Lula e da presidente Dilma Rousseff, Roberto Kalil.

    Rose acompanhou o ex-presidente em algumas internações durante o período em que este se recuperava do tratamento de um câncer no Sírio-Libanês, em São Paulo. Mas só pisava no hospital quando Marisa Letícia não estava por perto.

    Na campanha presidencial de 2006, a chefe de gabinete circulou nos debates televisivos que Lula teve com o tucano Geraldo Alckmin.

    Ministros e amigos do ex-presidente não negam o relacionamento de ambos. Foi de Lula a decisão de manter Rosemary em São Paulo, conforme relatos de pessoas próximas.

    Procurado pela Folha, o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, afirmou que o ex-presidente Lula não faria comentários sobre assuntos particulares.

    Como se vê agora Rose é assunto particular, mas durante esses últimos doze anos de governo petistas ela foi paga pelos brasileiros. Se além ou apesar de amante ela prestasse um serviço público decente, ainda dava para compreender.

    Afinal, a Rosemary Noronha que nos interessa é aquela que usava o cargo público para praticar falcatruas. A Rosemary, amante, é um problema exclusivo de Lula e de Dona Marisa.

  11. Rita disse:

    Isso é um deboche aos Brasileiros de bem. que sempre trabalharam para pagar seus impostos.
    E ter que aturar um sujeito desses , é indigesto para mim, e quase tôda á maioria que não votou neles.

  12. Maricio Fernandez disse:

    Quem galardoa? Será que são ingênuos e desindormados ignorantes? Acredito que não. Se assim o fazem é por alguma razão. Pelo jeitão simpático, alegre e acolhedor do povo brasileiro é que não é. Quem galardoa? Certamente que são aqueles que tem seus interesses preservados pelos galardoados. Assim é com Lula e foi com outros FHC e ……… Para essa gente não interessa quem ou o partido que esteja no poder. Se engana quem gosta!.

  13. João Cirino Gomes disse:

    Pergunta Lula é galardoado pelo simples fato de estar comprando simpatia com verbas dos cofres públicos!

    Vejam Lula perdoou dividas de vários países que deviam ao Brasil, Lula fez doações a vários países, inclusive a Grécia que é país de primeiro mundo!

    Lula usou as verbas publicas para construir estradas, portos e até rede de hotéis em Cuba!

    Usou destes aricitos, e vive comprando a mídia para distorcer fatos, acobertar suas falcatruas e o bajular!

    Lula se empenhou tanto em eleger a Dilma, para que ela acobertasse seus roubos, crimes corrupções e enriquecimentos ilícitos!

  14. João Cirino Gomes disse:

    Viu isso ai? A lei a ordem e justiça já eram!]

    Até o slogan, ordem e progresso da bandeira nacional passou a ser propaganda enganosa!

    Pois a ordem esta sendo para os menos favorecidos e o progresso para os canalhas oportunistas, desviadores e ladrões

  15. Emmanoel Agostinho de Oliveira' disse:

    O que está acontecendo hodiernamente no nosso País em torno da metodologia política do PT se assemelha ao ocorrido na década de 30 do século passado na Alemanha com a escolha de Hitler para Chanceler. Internacionalmente, a nossa situação não atingirá as mesmas dimensões, posto que somos, infelizmente, uma Nação desorganizada, mas internamente, ai de nós brasileiros.
    Uma sugestão para que mudemos da água para o vinho, isso em menos de três décadas, como ocorreu na Coréia do Sul, seria o investimento maciço em uma educação de qualidade para a população, porém isso não faz parte dos planos das autoridades governamentais que encontram na ignorância das massas o meio mais cômodo de se conseguir a “governabilidade”. Tenho dito

  16. ilio borges de araujo disse:

    Comungo da ideia de que Lula é galardoado por causa do marketing petista forte e mentiroso, desconstituem feitos de outros governos e maximizam os seus. Acho que o seu governo em primeiro lugar teve a herança BENDITA do governo FHC com reformas corajosas, e teve também a sorte de ter uma época favorável e otimista no mundo, de resto é balela, mentiras, corrupção, e um trabalho caro para os cofres públicos, para manter o seu projeto de poder.

  17. João Cirino Gomes disse:

    Por Moretti Bueno, jornalista.

    – Além da pressão psicológica que pode fazer mal a um tratamento pós-câncer, o palestrante transnacional Luiz Inácio Lula da Silva já começa a sentir os prejuízos das recentes denúncias de corrupção em torno de seu santo nome. Seis grandes empresas cancelaram palestras que fariam com o líder máximo do Instituto Lula. Três eventos foram adiados no Brasil. Dois cancelados em Portugal e outro não mais acontecerá em Moçambique.

    O Rosegate exala cada vez mais cheiro de esgoto para o lado do mito Lula da Silva. A petralhada mensaleira se borra de vez com a certeira ameaça de que Marcos Valério, Carlinhos Cachoeira e Paulo Vieira vão apontar quem era o verdadeiro chefe que comandava os inúmeros esquemas de corrupção. A temporada de delação premiada tende a evoluir para uma deletação dos principais integrantes do Governo do Crime Organizado. O cag— é geral na grande fossa em torno do Palácio do Planalto.

    O medo de sempre é o crime politicamente insepulto de Celso Daniel – prefeito petista de Santo André sequestrado, torturado e assassinado em janeiro de 2002. Agora, o promotor de Justiça paulista Roberto Wider Filho intimará Marcos Valério Fernandes de Souza a confirmar a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi extorquido em R$ 6 milhões pelo empreiteiro de lixo Ronan Maria Pinto. O MP quer saber se o milionário “pedágio” para parar de ameaçar Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho sobre o hediondo crime contra Daniel foi usado por Ronan na compra do jornal “Diário do Grande ABC”, em 2003.

    O novo medinho vem do baiano Paulo Vieira. O diretor exonerado da Agência Nacional de Águas mandou avisar que não sairá da Operação Porto Seguro como o chefe da quadrilha. Vieira ameaça denunciar “gente graúda” – bem acima dele. O fato concreto e explosivo é que Vieira era parceiro de Rosemary Nóvoa Noronha – apadrinhada de Lula da Silva na chefia de gabinete da Presidência da República em São Paulo. Vieira negocia uma delação premiada que pode tornar ainda mais deficitária a conta moral da petralhada – uma espécie de rato de esgoto que, se não for extinta, deve ser banida da vida pública diretamente para a privada.

    Pavor maior ainda é se Carlinhos Cachoeira realmente desaguar tudo que sabe. Outro que negocia uma delação premiada, o goiano Carlos Augusto Ramos representa uma ameaça ainda mais perigosa para a cúpula petralha. Com seus vídeos, gravações e documentos comprometedores, armazenados em núvem e com familiares de confiança, Cachoeira tem tudo para criar problemas para a Presidência da República (na gestão passada e na atual) e para muitos governadores e prefeitos. Basta que Cachoeira revele o mar de bos– em torno da empreiteira Delta (líder do PACo e das mais superfaturadas obras do País).

    A revelação dos bastidores de negociatas dos mais variados escândalos (Celso Daniel, Mensalão, Rosegate e Delta-Cachoeira) pode derrubar muitos “condomínios” da República Sindicalista do Crime Organizado. A alta cúpula do Poder Judiciário, incluindo Ministério Público, Polícia Federal e organismos de inteligência do Brasil e do exterior, nunca na história deste Pais teve tanto apoio para promover delações premiadas que redundem em deletações de políticos corruptos.

    A governança do Crime Organizado, marcada pela parceria criminosa entre os podres poderes estatais e bandidos de toda espécie, inviabiliza o desenvolvimento de negócios transnacionais no Brasil. O atual combate ao crime não ocorre por puritanismo moralista, na romântica luta do bem contra o mal. Delações deletarão bandidos do poder porque, simplesmente, a Oligarquia Financeira Transnacional – que sempre investiu em nossos corruptos para explorar o Brasil – agora não aguenta mais pagar tanta taxa criminosa de pedágio para um bando de ladrões fora de controle.

    O momento é de salve-se quem puder. Por isso, Presidenta Dilma Rousseff propagandeia na mídia internacional o seu discurso anti-corrupção. As recentes palavras de Dilma ao jornal francês Le Monde sinalizam que, se o tempo fechar institucionalmente por aqui, ela deseja ser poupada e viabilizada como a “faxineira” que apertará o botão da descarga: “Não tolero corrupção. Se há suspeitas fundadas, a pessoa deve partir”.

    Semânticamente, numa análise neurolinguística precipitada, o inconsciente coletivista de Dilma poderia estar se referindo ao seu antecessor. Afinal, Lula da Silva exercia uma evidente presidência parelela usando dois elementos de extrema confiança: Rose no gabinete presidencial paulista e Gilberto Carvalho na secretaria geral de Dilma. Como Lula ainda não partiu, agora pode sair partido. O problema da Dilma é ser obrigada a lhe prestar constante fidelidade, com declarações públicas de apoio e exaltação de uma honestidade que fica cada vez mais difícil de comprovar na prática.

    O perigo de bagunça institucional se agrava com o conflito entre o desgastado Poder Legislativo e o Poder Judiciário – cuja cúpula surfa na ilusória onda de “salvadores da Pátria”. Com o Poder Executivo afundado no mar de esgoto, o Judiciário tenta se credenciar como o “Poder Moderador” (historicamente exercido pelos militares, depois que derrubaram o Império e proclamaram a República que nunca serviu aos interesses brasileiros).

    Tal plano, financiado ocultamente pelos grandes investidores transnacionais, vai ter um final feliz para o Brasil e para os brasileiros?

    Eis a grande pergunta que fica sem resposta até que a Profecia Maia sobre o Brasil se concretize, algum dia, quem sabe…

  18. Mauricio Fernandez disse:

    Concordo plenamente com alguns entendimentos quanto a atuação do Lula. Mas existem também aqui disparates maiores como ignorar os interesse das oligarquias nacionais imediatamente anteriores ao governo Lula. Se Lula apareceu como o “salvador” ou qualquer outra qualificação razões houve e de sobra. Os erros de Lula não foram maiores nem apresentaram a mesmice dos horrores impostos ao povo. Enquanto outros permitiam exterminios sem a mesma intensidade de divulgação sem ao menos alcançar um pau de fósforos Lula pelo menos deu um osso e uma vela. O que é um crime para alguns não tem o mesmo entendimento em se tratando do antes de Lula. O Brasil, país escravagista, apelidado de discriminatório hoje, quando na realidade apresenta um racismo mais voraz do mundo, é campeão em cotas. Entretanto insiste em afirmações estapafurdias, sacrificaram e mataram seres humanos de forma mais cruel que aos animais, contra as questões das cotas para o regate de tudo o que é devido aos negros. Sou contra as cotas. Entendo que o governo deveria indenizar aos negros assim como indeniza as vitimas da ditadura. Lula que se dane.

  19. PENSADOR disse:

    BRASIL MAIS RICO E POVO MAIS POBRE,
    Estive por 15 dias no dito pobre Paraguai pela nossa m[idia oficial, mais espec[ificamente em Pedro Juan Caballero. Dentro de uma das lojas se anunciava o sal[ario-m[inimo daquele pa[is em 1.500.00 guaranis ou R$600,00 da [epoca(hoje R$800.00) enquanto o nosso ao mesmo tempo somava m[iseros R$467.00.
    Um bolinho cheioo de carne na lanchonete custava GS1500 ou R$0,75 enquanto uma coxinha nde carne de soja no lado brasileiro custava R$2,00, uma coca cola custava R$0.50. uma moto 125 CC nova custava R$1200.00 e no Brasil mais de R$5.000,00. Comida ent’ao, nos mercados, comprada pelos brasileiros e pelos de la por menos da metade do pre;o. do Brasil. Brasileiro la entram para encher seus carros de comida produzida no Brasil por muito menos da metade dos nossos pre;os. Hoje, o Salario-minimo de la soma R$800,00 e o custo de vida continua baixissimo. Um lan;amento de uma casa em condominio de Asuncion, a capital . com 95 m2 de area construida pelo pre;o de R$GS100000000.00 ou somente R$40000.00.
    Minha esposa sentiu-se mal e indicaram-nos um bom hospital do lado de l[a no qual fomos prontamente atendidos. Muito atencioso, o m[edico providenciou uma simples radiografia na qual diagnosticou uma intensa infec;’ao de sinusite que n’ao foi ou n”ao quiseram diagnosticar com ressonancia magneticas e tomografias feitas pouco antes do lado brasileiro. PAGAMOS NO PARAGUAI SOMENTE R$ 30,00 PELA CONSULTA E EXAME.
    E O GOVERNO BRASILEIRO A GASTAR COM PROPAGANDA A LA GOEBBELS QUE SOMOS MAIS RICOS, O POVO, DO QUE OS PARAGUAIOOS E LATINOAMERICANOS.

  20. Ciro disse:

    Acho que é menos marketing do partido do que um desejo neurótico das nações mais desenvolvidas de atribuir a um homem simples de um país pobre um status elevado. É parte do processo de tornar o pensamento um reflexo, uma estereotipia, através do politicamente correto. “Seria” fascista chamá-lo de qualquer coisa negativa.

    Acho que o movimento de adoração vem antes da gringa do que do partido, que é claro, fica eufórico e entra na dança. Se pindorama está podre é porque o mundo não está muito melhor, afinal o Brasil é uma província e não existiria aqui pt sem os intelectuais pop da Europa que transformaram cuba e urss em um fetiche da classe média desejosa de ser considera avançada dentro dos valores que foram por essas figuras criadas.

    Junte isso o crescimento econômico que caiu no colo de lula (e que agora “descaiu” do da dilma) – os resultados econômicos de curto prazo, bons ou não, em geral não são resultado do trabalho de um presidente, esteja ele fazendo um bom trabalho ou não. Tem um pouco de pena. Os desfavorecidos são julgados segundo valores diferenciados. Ninguém zomba dos primeiros passos desengonçados de um bebe, muito pelo contrário.

    Além disso, faltam estadistas de qualidade no mundo e aquilo que falta passamos a procurar e se não há, fabricamos.

    Some as estatísticas sobre a redução da desigualdade, que soam bonito, principalmente para quem acha que Buenos Aires é a capital do Brasil e ignora que essa multidão não saiu da miséria, estando apenas artificialmente içados. Seus netos serão igualmente miseráveis porque justiça social se faz com reformas sistêmicas ao invés de remendos,

    (Muito embora, é verdade, o bolsa família seja indispensável porque a miséria só é assunto de economia, educação e etc para quem não é miserável. Para estes é só uma urgência sentida e sofrida, cuja remediação é mérito do lula sim, ou pelo menos desmérito do fhc. Muito embora mérito involuntário porque a esquerda só se preocupa com a causa, mas especificamente com a sua vaidade pessoal de realizar a causa. Como disse o recém falecido entusiasta do totalitarismo coletivista, as pessoas passam a revolução fica. Pois é, os miseráveis passam, a miséria fica e os votos fluem. Quem passa fome vota com a barriga

    Pelo menos que fique uma lição ao psdb, que tem chances de ganhar a eleição que virá se a economia continuar capenga, de que é preciso fazer reformas sociais no país porque é um dever moral e porque é uma necessidade eleitoral.)

  21. Joaquim Caldas disse:

    Lula o maior tirano do século XXI.

  22. Van disse:

    O General morreu em 1972, portanto NÃO conheceu Lula, mas veja como ele foi profético quando escreveu em seu livro.

    Sem conhecer Lula

    A contra-revolução de 1964 teve como seu principal líder o contra-vertido general Mourão Filho. O militar não conheceu Lula. Mas, ao que tudo indica, alem do seu destemor pessoal, era um profeta. Basta ler o que o general escreveu no início dos agitados anos 70:
    “Ponha-se na presidência qualquer medíocre, louco ou semi-analfabeto e, vinte e quatro horas depois, a horda de aduladores estará à sua volta, brandindo o elogio como arma, convencendo-o de que é um gênio político e um grande homem, e de que tudo o que faz está certo. Em pouco tempo transforma-se um ignorante em um sábio, um louco em um gênio equilibrado, um primário em um estadista. E um homem nessa posição, empunhando as rédeas de um poder praticamente sem limites, embriagado pela bajulação, transforma-se num monstro perigoso”
    .
    Fonte: União pela Ética e Cidadania

  23. helo disse:

    Lula foi um grande sindicalista, muito inteligente, carismático e midiático. Mas se envolveu com infinitos malfeitos e estes não deixarão que sobreviva politicamente. Está se tornando indefensável. Os que não conseguem ver esta realidade pensam que questões pessoais é que estão em questão. Mitterand as teve e foi considerado um grande presidente para a França. São tantos os milhões e escândalos que colocam o Lula na berlinda que já se torna incômodo para políticos da base aliada ou do PT ter o seu nome muito próximo a ele. Ele agora acena com sua candidatura. Não dará mais.

  24. Maria de Nazaré Lourinho Revert disse:

    se eu não posso falar a verdade então não perguntem a minha opinião ! Eu não costumo usar meias palavras. Obrigada

  25. Maria de Nazaré Lourinho Revert disse:

    Mal sabia o pobre Brasíleiro, do início do seculo 21, que a unica coisa que ele ganhou foi uma imensa corda para se enforcar! Que os pobres de tempos idos hoje pensam que tem casa propria,(financiada) que tem carro coisa que eles jámais imaginariam poder ter um dia(financiado) hoje tem, mas a que preço?O que “era” pobre que acredita ser classe media (a nova classe média) hoje , não tem noção de oque o espera, mesmo em sua grande maioria alguns já não tendo mais nem mesmo o seu maior bem, que é o nome limpo. Mesmo assim a ficha ainda não caiu! Eu não quero nem pensar quando ele perceber que foi ludibriado por propaganda enganosa de um governo inresponsável oportunista e incompetente, poque essa é a cara do PT, que aproveitou a boa intenção do seu antecessor em relçao a projetos sociais para decolar nessa asa de imaginação perversa que se provalece da ignorança e da miséria do povo para iludir e levar para um abismo do qual poucos conseguirão sair! Eu des do inicio sempre que tive oportunidade bati nessa tecla, mas não tive êxito infelizmente. O Brasil não percebe, mas nunca tivemos em percentagem populacional tantos criminosos nas prisões brasileira como temos nos dias atuais, a populaçao carceraria é assustadora, e como se isso não bastasse algemaram os pais e a sociedade! Mas isso eu gostaria que colocassem uma materia com esse assunto(menor delinquente)para que possamos comentar a respeito. Obrigada

  26. Sandra disse:

    Pior cego é o que não quer ver! É isso aí Pozzobon…Lula é manchete e não em um bom sentido, é sinônimo de safadeza, corrupção, roubalheira.
    ———————————————————————————-
    Carlos U. Pozzobon disse:
    14 de dezembro de 2012 às 16:21
    LULA É MANCHETE EM TODA A IMPRENSA MUNDIAL…. Menos no Brasil onde a mídia é totalmente manipulada pelo PT.
    ESPANHA – El principal imputado del “juicio del siglo” acusa a Lula de ser “el jefe” de la trama de compra de votos – (O principal acusado no “julgamento do século” acusa Lula de ser o chefe da trama de compra de votos).
    http://es.noticias.yahoo.com/principal-imputado-juicio-siglo-acusa-lula-ser-jefe-054957125.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
    CHILE – Reo denuncia que Lula “era el jefe” de red de corrupción juzgada en Brasil – (Réu denuncia que Lula era o chefe da rede de corrupção em julgamento no Brasil).
    http://www.biobiochile.cl/2012/09/15/reo-denuncia-que-lula-era-el-jefe-de-red-de-corrupcion-juzgada-en-brasil.shtml
    PANAMÁ – Lula “era el jefe” de red de corrupción juzgada en Brasil (Lula era o chefe da rede de corrupção no Brasil)
    http://www.telemetro.com/inter/2012/09/15/114501/lula-era-jefe-red-corrupcion-juzgada-brasil#.UFcwqtATG1s.facebook
    FRANÇA – Au Brésil, l’opérateur du scandale des années Lula prétend que le chef de l’Etat était au courant (No Brasil, o operador do Mensalão (Marcos Valério) diz que Lula sabia da trama.)
    http://america-latina.blog.lemonde.fr/2012/09/15/au-bresil-loperateur-du-scandale-des-annees-lula-pretend-que-le-chef-de-letat-etait-au-courant/
    ARGENTINA – Acusan a Lula de haber liderado una enorme red de corrupción – (Lula é acusado de liderar grande rede de corrupção)
    http://www.lanacion.com.ar/1508847-acusan-a-lula-de-haber-liderado-una-enorme-red-de-corrupcion
    HONDURAS – Acusan a Lula da Silva de ser jefe de red de corrupción – (Lula é acusado de ser chefe de rede de corrupção).
    http://www.elheraldo.hn/Secciones-Principales/Mundo/Acusan-a-Lula-da-Silva-de-ser-jefe-de-red-de-corrupcion
    MÉXICO – Empresario acusado por corrupción involucra directamente a Lula en fraude – (Empresário acusado de corrupção envolve Lula diretamente na fraude)
    http://www.sinembargo.mx/15-09-2012/368039
    VENEZUELA – Acusan a Lula de ser “el jefe” de la corrupución en el Brasil – (Lula é acusado de ser chefe da corrupção no Brasil).
    http://dossier33.com/2012/09/acusan-a-lula-de-ser-el-jefe-de-la-corrupucion-en-el-brasil/

  27. Affonso Aquino disse:

    Classe média promovida não lê jornal…e continua satisfeita, aumentando os indice de popularidade da Presidenta…

  28. Luiz A. F. Ramos disse:

    Corrigindo “Manhattan Connection” ……

  29. Luiz A. F. Ramos disse:

    Como disse Marcelo Madureira numa entrevista no programa Manhattan Connetion: “Vai demorar muitas gerações para corrigir o mal que esse picareta que está na Presidência da República, fez à população brasileira, principalmente à juventude”. Assino embaixo.

  30. João Cirino Gomes disse:

    Lula queria é isso, não foi a grana dele que ele doou até aos países de primeiro mundo!
    Lula e sua família todinha, e os pelegos que fazem parte desta quadrilha!

    Não tem como negar, a população esta na mesma que antes, ou pior, pois as dividas internas só cresceram! Só não esta vendo quem não quer;

  31. Van disse:

    Juntando o texto de Ana T Oliveira e de Hugo Souza não me resta muito a dizer. Já que disseram tudo que
    considero a nossa Realidade de hoje, embora, muitos levados pelos interesses e conveniências façam questão de
    não enxergar.

    È pena meu Brasil !

  32. francisco paulo cavalcante disse:

    lulla e blefe bravateiro .Porém quando é convidado a falar a verdade some

  33. Áureo Ramos de Souza disse:

    Prezados amigos leitores, procurei antes ler a matéria propriamente dita e depois fui aos comentários onde existe uma diversificação ou seja os prós e os contras, só um lí que fala em partidos contra o PT no caso PMDB-PSB-DEM e PSDB partidos estes que quando eram líderes não fizeram nada e um outro leitor que diz ser o Lula um analfabeto e se o é devíamos ter orgulho pois foi analfabeto que alfabetizou de melhor qualidade dando melhor condição e qualidade ao ensino e que continua ainda de péssima qualidade. Ora se é de péssima qualidade como pode um jovem de classe pobre abaixo de pobre sendo estudante de escola municipal e estadual e galgou o 1º lugar no vestibular de medicina e hoje digo ontem dia 13/12 formou-se e é a partir de agora Dr. ESAÚ nascido na cidade de Jaboatão dos Guararapes cidade esta onde existe hoje um dos maiores estaleiros e mais de 150 mil trabalhadores tudo isso adquirido no governo do analfabeto, eu não entendo. Vou usar o velho ditado ELE ROUBOU MAIS FEZ MUITA COISA, se é que le roubou . Elisa foi morta e até hoje ninguém encontrou o corpo ele roubou e ninguém prova PQP o que é que vocês querem?

  34. Jose Ferlucio Soares disse:

    Lula é a maior fraude a mentira personificada: não é estadista, coisa que ele nem sabe o que é: se é coisa de comer, beber ou serve pra limpar as sujeiras que ele mesmo perpetra; este sujeito ja praticou muito ato lesivo a nação e ao povo brasileiro; o problema são as provas; alô Policia Federal e Ministerio Publico, vamos procurar gravações, filmagens, testemunhas com coragem; em algum momento elas vão aparecer. Vamos provar o blefe que é este analfabeto; O PT é nada sem este verme

  35. carlos augusto disse:

    É triste vêr que ainda existem pessoas como esse Hugo com o famoso “complexo de vira-lata”, imortalizado pelo Nelson Rodrigues.

    Só faltou êle dizer que as honrarias dadas ao nosso presidente foram compradas pelo PT.

    Êle parece saudoso do grande FHC, que abriu as pernas para as determinações do “Consenso de Washinton”,

    impostas pelo FMI e pelo Banco Mundial.

  36. Renato Andrade disse:

    Ha mais ou menos uns 30 (trinta ) anos que estou tentando encontrar alguma realizacao do PT.
    No (DES)Governo do PT tambem nao consegui ver nenhuma realizacao seria destes “PETRALHAS”, agora realizacao “SUJA” e´ o que mais tem.
    Nao consigo entender como estas pessoas que se dizem inteligentes e cultas nao conseguem aceitar os erros cometidos por estes elementos, porque ver eles veem, mas continuam a dizer que nao e´ verdade.
    Isto sim eu chamo de “burrice”, ignorancia”, entre outras palavras que nao vale mais a pena falar dos “PETRALHAS”.
    Como pode, a maior corrupcao da historia do nosso Pais e eles continuam a dizer que o tal do “LULA” nao sabia de nada!!!
    Pequenas mudancas aconteceram porque estava na hora.
    CHEGA DE MENTIRA !!!
    OS POLITICOS DO BRASIL NAO QUEREM MELHORIAS PARA O POVO BRASILEIRO !!!
    Politica nao e´ profissao. Estes caras nao sao politicos. Eles estao politicos.
    BRASILEIROS, ACORDEM !!!

  37. Ivan Souza disse:

    Setores da mídia nacional estão mesmo é com inveja do sucesso conquistado pelo ex-presidente Lula, que continua sendo homenageado no exterior, por entidades possuidora de alta credibilidade. Esses inconformados que vivem de alfinetar o Lula e ao PT, parece que não conhecem as inúmeras irregularidades cometidas pelos demais governos dos diversos partidos (PSDB, PMDB, DEM, PSB, etc.) É verdade que o PT, assim como nos demais partidos políticos existem pessoas que não são merecedora da confiança do povo. Estas pessoas devem ser excluídas de qualquer qualquer função de poder, nisso eu concordo plenamente. Mas os inconformados da mídia, que vivem a serviço da famosa DIREITA brasileira, insistem em generalizar que os políticos do PT são incompetentes, desonestos, e ai vai…. (principalmente os do executivo). E enquanto isso eles endeusam figuras de outras legendas partidárias, que não maioria das vezes são piores que os petistas. Há situações em que esses jornalistas de baixa categoria, mesmo sabendo das irregularidades se omitem em revelá-las, só para não queimar o filme do seu protegido.

  38. Carlos U. Pozzobon disse:

    LULA É MANCHETE EM TODA A IMPRENSA MUNDIAL…. Menos no Brasil onde a mídia é totalmente manipulada pelo PT.

    ESPANHA – El principal imputado del “juicio del siglo” acusa a Lula de ser “el jefe” de la trama de compra de votos – (O principal acusado no “julgamento do século” acusa Lula de ser o chefe da trama de compra de votos).

    http://es.noticias.yahoo.com/principal-imputado-juicio-siglo-acusa-lula-ser-jefe-054957125.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    CHILE – Reo denuncia que Lula “era el jefe” de red de corrupción juzgada en Brasil – (Réu denuncia que Lula era o chefe da rede de corrupção em julgamento no Brasil).

    http://www.biobiochile.cl/2012/09/15/reo-denuncia-que-lula-era-el-jefe-de-red-de-corrupcion-juzgada-en-brasil.shtml

    PANAMÁ – Lula “era el jefe” de red de corrupción juzgada en Brasil (Lula era o chefe da rede de corrupção no Brasil)

    http://www.telemetro.com/inter/2012/09/15/114501/lula-era-jefe-red-corrupcion-juzgada-brasil#.UFcwqtATG1s.facebook

    FRANÇA – Au Brésil, l’opérateur du scandale des années Lula prétend que le chef de l’Etat était au courant (No Brasil, o operador do Mensalão (Marcos Valério) diz que Lula sabia da trama.)

    http://america-latina.blog.lemonde.fr/2012/09/15/au-bresil-loperateur-du-scandale-des-annees-lula-pretend-que-le-chef-de-letat-etait-au-courant/

    ARGENTINA – Acusan a Lula de haber liderado una enorme red de corrupción – (Lula é acusado de liderar grande rede de corrupção)
    http://www.lanacion.com.ar/1508847-acusan-a-lula-de-haber-liderado-una-enorme-red-de-corrupcion

    HONDURAS – Acusan a Lula da Silva de ser jefe de red de corrupción – (Lula é acusado de ser chefe de rede de corrupção).

    http://www.elheraldo.hn/Secciones-Principales/Mundo/Acusan-a-Lula-da-Silva-de-ser-jefe-de-red-de-corrupcion

    MÉXICO – Empresario acusado por corrupción involucra directamente a Lula en fraude – (Empresário acusado de corrupção envolve Lula diretamente na fraude)

    http://www.sinembargo.mx/15-09-2012/368039

    VENEZUELA – Acusan a Lula de ser “el jefe” de la corrupución en el Brasil – (Lula é acusado de ser chefe da corrupção no Brasil).
    http://dossier33.com/2012/09/acusan-a-lula-de-ser-el-jefe-de-la-corrupucion-en-el-brasil/

  39. Rafael Esteban disse:

    Não podemos quitar o merito conquistado por Ex- Presidente Lula, mais tambem o povo brasileiro nao pode aceitar uma corrente de corupçao generalizada no pais, do qual ele é culpave de tudo isto, por isso tem que ir preso junto com os de mensalão e tem que haber justiça neste pais, por que a justiça tem que ser para todos iguais.

  40. eliana cabral disse:

    acho. Tudo no pt é propaganda, marketing. Lula é o maior demagogo que vi na politica do brasil. Já votei nele, enganada, pra depois constatar q. não passa de um mentiroso, cascateiro, prepotente, cachaceiro, e agora descarado; mantinha uma amante ladra em sao paulo. Canalha…..

  41. Ana T Oliveira disse:

    Claro que o ex-presidente tem seus méritos! E o maior deles foi ter dado continuidade as politicas do PSDB, do plano economico Real -que mantem até hoje, aos programas sociais todos copiados, renomeados e ampliados pelo PT e sua base alugada. Quanta a questão economica, a conjuntura na época lhe ajudou muito. Lula poderia ter tido meu voto e Dilma também, mas preferi Marina, porque Lula decepcionou muitos seus eleitores antigos, tanto que ele ou sua cria nunca ganharam uma eleição no primeiro turno(que popularidade é essa então?) Sabemos que faz parte do populismo desconstruir a imagem dos governos anteriores, roubar os méritos dos outros e cuspir no prato que comeu. Lula sabe fazer isso muito bem, sociopata ou psicopata que é. E para isso conta com artificios, manipulação de dados, uso de uma poderosa máquina publicitaria com o nosso dinheiro, aparelhamento de estado(de 19 ministerios em 2002 caminhamos para 39 em 2013, se não m engano!) PTbrás, e outras estatais deram prejuizo depois de 20 anos no azul; disseram adeus a meritocracia, educação 87 no ranking da Unesco e outras instituiçoes, violencia urbana sem precedentes, saude caotica. Escandalos, escandalos e mais escandalos no governo de um partido que se dizia o guardião da ÉTICA e da MORAL. O PT é a propria esgotosfera cheia de ratos. E digo mais, qualquer partidozinho teria feito mais pelo Brasil nos ultimos 12 anos do que essa organização criminosa que tomou conta do Brasil. Parabéns a Colombia, ao Peru e ao Chile pelo crecimento espetacular de seus PIBs em 2012! E meus pesames Brasil, Argentina, Venezuela e Paraguai pelo pibinho vergonhoso!! E pelos numeros alarmantes de violencia e criminalidade urbana no trio desgorvenado por populistas(Dilma, Cristina e Chávez) E os militontos ainda dizem que somos nós que não amamos o Brasil……

  42. Nelson Franco Jobim disse:

    Reescrevendo o texto anterior: …nas camadas sociais mais pobres…

  43. Nelson Franco Jobim disse:

    Houve uma melhoria nas condições de vida nas camadas sociais por causa da ampliação dos programas sociais da era FHC e do aumento real do salário mínimo, esses são os méritos de Lula. A corrupção generalizada está corroendo esta imagem. As notícias chegam mais devagar ao exterior, onde há uma imagem positiva consolidada e a esquerda reluta em criticar um “herói operário”. Mas, nesta semana, a Transparência Internacional distribuiu, em seu boletim de notícias sobre corrupção, matéria da agência Bloomberg dizendo a corrupção ofusca o brilho da estrela internacional em que Lula se tornou.

    Ao falar recentemente no lançamento de uma biografia de Getúlio, o historiador britânico Leslie Bethell observou que o status de Vargas perante a História só aumentou depois que ele deixou o poder, com o suicídio. No caso de Lula, Leslie acredita que vai acontecer o contrário. O julgamento da História será mais rigoroso do que o julgamento da opinião pública.

  44. WILLIAM GURZONI disse:

    O Povo brasileiro precisava de um Lider e uma auto estima conquistada apos a Eleiçao do FHC e a Copa do Mundo de 2002. Os bons ventos da democracia e da meritocracia , autorizavam Lula a subida no Poder Executivo , ate porque , a sucessao presidencial era uma auto afirmaçao do Governo Brasileiro.
    Em sendo assim , Lula foi ” O cara” e com isso sucessivamente auto promoveu o Brasil no Exterior em uma otima fase economica na derrocada Europeia e alianças estrategicas com a China . A Asia foi o filao da vez a crise Americana foi sem duvida a maior intenção de que o Brasil e lider Mundial dos Bric´s.
    Assim Lula e o presidente mais popular na era apos Juscelino Kubstchek e a Dilma Roussef e a unica presidente que pode se reeleger por falta de candidatos a oposiçao.

  45. MAURÍCIO DA COSTA JARDIM disse:

    BOA TARDE SÓ QUERIA SABER O PORQUE DA MÍDIA NÃO COLOCAR O PAI DO MENSALÃO E CIA E SEU PARTIDO , ASSIM COMO O DEM EM UMA CPI COMO ESTÃO FAZENDO COM O PT, SE É PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO QUE NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS EM NÃO DIZER QUE ESSES QUE COMEÇARAM TUDO,OU NÃO? SEM MAIS

  46. Afonso Schroeder disse:

    Pelo menos podemos ver e ler situações bem diferentes de antes de 2003, onde só se lia e via falar em FMI, inflação, povo sem emprego etc.., totalmente diferente nos dias de hoje onde vemos avanços em todos os setores da sociedade, sabemos isto incomoda poucos que não admitem ficar sem o poder político, mas procuram por todos os meios o retrocesso econômico-político, oxalá que Deus continue iluminando esta equipe competente e capaz, que todos os dias busca os aperfeiçoamentos que se fazem necessários.

  47. Antonio Nascimento disse:

    Boa tarde caros,

    Da mesma forma que o PT pode de meneira tendenciosa inclinar a si mesmo tais honrarias me parece que esta materia também segue o mesmo rumo. O Brasil esta longe de ser o que o PT fala, mas com certeza conseguiu avanços significativos, só não avança mais porque ainda temos um processo politico que promove amarras estranhas para que se consiga governablidade. Quando essas amarras deixarem de existir e o interesse for em prol de uma nação mais justa (Utopia) talvez aconteça as sonhadas reformas (administrativa, judiciaria e tributaria) estabelecendo de vez neste país a igualdade social, ou pelo menos algo próximo disso.

  48. Fernanda de Aquino disse:

    Essa promoção do Lula no cenário internacional é uma conhecida tática socialista: a de declarar falsas informações referentes à situação sócio-econômica do país, tanto no exterior como também para a população.
    Para tal, não existe escrúpulos. Compra-se a mídia, compra-se prêmios e títulos e enquanto os incautos se deixam seduzir e manipular. Há, porém, aqueles que enxergam além da aparências. Estes, trabalham arduamente na difícil tarefa de abrir os olhos desses pobres brasileiros que parecem ter uma herança genética maldita totalmente desprovida da noção de ética.

  49. André Luiz Duarte de Queiroz disse:

    Certamente, toda essa exaltação de Lula é muito mais marketing, auto-promoção pela propaganda oficial do governo petista do que pela percepção imparcial e correta de suas realizações como presidente. Lula ainda é visto como praticamente um “santo”, um messias que veio para “resgatar” as classes menos favorecidas de décadas e mais décadas de governos orientados para os interesses das oligarquias nacionais. Mas isso é e sempre foi uma farsa! Lula e o PT demonstraram padecer dos mesmos vícios da política brasileira (Incompetência, Negligência e Corrupção), e isso vem sendo mascarado pela propaganda oficial e pelos tantos programas assistencialistas oficiais e políticas de “afirmação” (cotas reservadas para negros para ingresso no ensino superior, o exemplo mais notório…). Só a história, daqui a décadas, é que poderá dar a dimensão real do que foi para o Brasil, com seus erros e acertos, o governo de Lula e o PT (que se confundem! Se soubesse francês, Lula poderia muito bem dizer “LePT, c’est moi!”)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *