Início » Brasil » Quase 200 candidaturas impugnadas por ficha suja
Eleições 2014

Quase 200 candidaturas impugnadas por ficha suja

No Rio de Janeiro, o ex-prefeito César Maia teve a candidatura ao Senado impugnada com mais 34 políticos

Quase 200 candidaturas impugnadas por ficha suja
César Maia teve candidatura impugnada por condenação por improbidade administrativa (Foto:Reprodução/internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

As procuradorias regionais eleitorais impugnaram com base na Lei da Ficha Limpa candidaturas de pelo menos 198 políticos fichas-sujas. Foram questionadas 414 candidaturas de 10 mil analisadas pelo Ministério Público até esta segunda-feira, 14.

Com base em dados fornecidos pelos estados que cumpriram o prazo, somente 13 das 27 unidades, pode-se indicar que mais candidatos tenham sido enquadrados como fichas-sujas. Os estados com mais pedidos de análise de candidaturas questionadas são: Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Acre.

As justificativas mais frequentes foram rejeição de contas por órgãos colegiados e condenações anteriores, como abuso de poder econômico.  Os impugnados podem contestar a decisão das procuradorias em até sete dias.

Candidaturas impugnadas

No Rio de Janeiro, o ex-prefeito César Maia teve a candidatura ao Senado impugnada com mais 34 políticos, apontados do total de 2.852 registros questionados.  Maia foi condenado por improbidade administrativa em segunda instância pela 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio por ter usado recursos públicos, em 2005, para construção da Igreja de São Jorge, em Santa Cruz. O candidato prestará esclarecimentos à Justiça Eleitoral e recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça.

Em Tocantins, foram três os candidatos impugnados, entre eles o líder nas pesquisas, o ex-governador Marcelo Miranda, do PMDB, e ainda Ataídes de Oliveira, do Pros, e Joaquim Rocha, do PSOL. No Mato Grosso, foi questionado o registro do candidato a governador José Geraldo Riva, do PSD.

Fontes:
Estadão - Ficha Limpa já enquadra quase 200 candidaturas
Estadão - Procuradoria do Rio questiona candidatura de Cesar Maia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

8 Opiniões

  1. jomabastos disse:

    Enquanto for necessário os políticos entregarem uma declaração de bens e valores no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), isso significará que não existe qualquer controle da máquina fiscal sobre os seus cidadãos, logo a corrupção estará impune para viver e conviver neste País sem que a justiça faça qualquer obstrução ao enriquecimento ilícito. Por enquanto, vivemos e convivemos numa Nação extremamente corrupta, que ainda dá suprema importância a uma declaração de bens e valores dos políticos.

  2. Joaquim Caldas disse:

    Eu não acredito que a justiça teve uma recaída? Ou tão, apenas, enfeitando os partidos contra o PT? Empurraram uma ex-presidiária para governar a nação brasileira,imagina os restantes destes sujos políticos,é tudo limpeza!

  3. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se são ficha suja, não tem nada de dar condição de recursos a esses ladrões. Acabou a mamata, vá trabalhar bando de vagabundo

  4. Joselina disse:

    Se estes candidatos já mostraram que não tem qualificação pra governar, pra governar ele não precisa saber tudo, mas escolher pessoas qualificadas e idôneas pra fazer bem o que é preciso, enquanto o poder for dividido entre parentes e amigos, como se o dinheiro do povo fosse dele, vão continuar roubando, não é uma administração ,para o interesse do povo é da gangue é roubo e quem roubá é bandido,não tem que questionar tem que ser punido, porque é consciente e premeditado,organizado.

  5. ednilza disse:

    Porque não consigo ter acesso aos nomes dos ficha suja do Estado do Rio de Janeiro???
    Por favor,alguém me diz onde posso conseguir!
    Estes fatos totalmente importante para a cidadania Brasileira,precisa ser estampada na cara de tds,pois chega uma hora que não sabemos mais pra onde corre,pois,ha varios ficha suja,que fizeram a entrega em cima da hora, eo TRE-TSE, o órgão competente,e o msm dana pode fazer…eai??!!
    Me parece mais uma vez,Brechas da nossa legislação.(…)
    A quem possa me ajudar.Obrigada

  6. Maria das graças Rocha disse:

    Ficha suja? Como e TRE explica propaganda na rua e comício com José Camilo Zito , ex-prefeito de Caxias, RJ, pedindo votos? Até aonde eu acompanhei,são incontáveis processos crimes, acusado de matar pessoas , tipo o ex sec+retário do transportes, lideranças de associações de moradores, professores que não votaram com o Zito, candidatos adversários por outra chapa. Interessante que um grupo de matadores e alugadores de pistola, moram na Rua Itaqui, 55 e outros. A professora Maria das Graças Rocha levou 7 tiros e não morreu por um milagre após jogar o seu carro gol branco KMP 0792 em cima dos dois elementos em cima de uma moto com uma sub metralhadora na mão atirando a queima roupa. Inq. pol. 775/97 59DP-Duque de Caxias-RJ. Todos comentam e deixou Caxias um pandemônio de lixo além de muitas denúncias de desvio de verba. Na época , era filiado ao PSDB, também filiado o ex- vereador Vaguinho, onde estava sempre o grupinho da Rua Itaqui fingindo que trabalhavam e faziam serviço sujo. A Profª, Graça Rocha, até hoje não vive, vegeta e ficou com a sequela dos tiros. Se quis retomar sua casa, em frente aos assassinos, Rua Itaqui 58, CEP 25070 160, teve que se armar, literalmente, pois teve sua casa invadida e esta quadrilha não desiste, tentando atraí-la para muitos lugares.Pensem numa pessoas revoltada e corajosa é esta Profª Graça Rocha. O TRE DEVERIA DIVULGAR OS PROCESSOS E AS DENÚNCIAS CONTRA OS CANDIDATOS. O povo tem direito de saber. Todos entendem porque uns ‘ficha suja’ não podem e outros podem também. É uma nogeira. Para que estudar, fazer dois três cursos superior e conviver com uma podridão dessas? Levar tiros a caminho da escola porque protege os seus alunos e luta por eles. Nos 15 dias que antecederam o atentado à Professora Graça Rocha, transferida para a Escola Municipal Jardim Gramacho por Roberta Barreto, ex secretária de Educação, trabalha , ainda hoje na FUNDEC quase em frente ao hotel Luxemburgue , na Avenida Brigadeiro Lima e Silva. Roberta Barreto foi quem transferiu a Professora Graça Rocha Para o Jardim Gramacho para ser morta lá. Não sabia que este era o papel de uma secretaria de educação? QUADRILHEIRA ! A JUSTIÇA SABE DE TUDO ISTO. TALVEZ A JUSTIÇA FEDERAL QUEIRA JULGAR ESTES CRIMES. EU VI UM PROGRAMA EM QUE A JANDIRA FEGALI DIZIA EM ALTO E BOM TOM: NÃO TEMOS JUSTIÇA.

  7. Maria das graças Rocha disse:

    QUEM NÃO SE LEMBRA DA MORTE DO CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL , O SAUDOSO CARLÃO, ASSASSINADO NO VIADUTO DA RIO> MAGÉ, ONDE FIZERAM AGORA O ARCO METROPOLITANO? ARREBENTARAM COM SUA ESPOSA , PROFª ROSANE REBELO, QUEBRARAM SEU BRAÇO, SEU MAXILAR , ROUBARAM O MAQUINÁRIO QUE AJUDAVA O POVO A ATERRAR SEUS TERRENOS. Mas nem tudo está perdido. Soube que tinha um policial ajudando a recuperar o maquinário roubado do falecido Carlão, tipo retro-escavadeira, pá-mecânica. Ah, se todos injustiçados tivessem apoio de um policial destes justiceiros, as coisas seriam bem mais fáceis.

  8. antonio de oliveira silva disse:

    Eu acho que todos o aqueles que é corruptos tem que ser varrido
    da coisa publica para sempre.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *