Início » Brasil » Quase metade dos brasileiros não usa preservativo
Ministério da Saúde

Quase metade dos brasileiros não usa preservativo

Pesquisa mostrou ainda que 94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência do preservativo na prevenção de doenças

Quase metade dos brasileiros não usa preservativo
Ministro da Saúde durante lançamento da campanha de prevenção de DST/Aids no Carnaval (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Uma pesquisa do Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira, 28, durante o lançamento da campanha de prevenção de DST/Aids no Carnaval, revelou que 45% dos brasileiros admitem não terem usado preservativo em relações casuais nos 12 meses anteriores ao levantamento.

A pesquisa, que é baseada em dados de 2013, mostrou ainda que 94% da população sexualmente ativa reconhecem a eficiência do preservativo na prevenção de doenças.

O Ministério da Saúde afirmou que os resultados estão dentro do previsto, e que a camisinha não perde o seu espaço, “mas precisaremos lidar com outras estratégias.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o avanço na qualidade de vida dos pacientes soropositivos resultou em uma geração com menos medo de contrair a doença. “Não podemos passar a ideia de que, por haver medicação eficaz, a doença é uma coisa glamurosa. Temos que pensar em dimensão coletiva, afinal, é uma DST. A interrupção da cadeia de transmissão é desejável”, ressaltou o ministro.

O Ministério da Saúde lançou nesta quarta a campanha de prevenção e combate à Aids para o Carnaval, com a hashtag “#partiuteste”. O objetivo é atingir jovens com idades entre 15 e 25 anos, buscando reforçar a prevenção, o teste e o tratamento da doença no SUS. Além disso, serão disponibilizados 120 milhões de preservativos.

Fontes:
G1 - Pesquisa diz que 45% admitem fazer sexo sem camisinha, diz ministério

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *