Início » Brasil » ‘Que diferença faz quem é Chico Mendes?’, questiona ministro do Meio Ambiente
DECLARAÇÃO POLÊMICA

‘Que diferença faz quem é Chico Mendes?’, questiona ministro do Meio Ambiente

Ricardo Salles afirmou em entrevista que não conhece Chico Mendes

‘Que diferença faz quem é Chico Mendes?’, questiona ministro do Meio Ambiente
Declaração de ministro gerou polêmica (Fonte: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil)

Questionado sobre a sua opinião sobre Chico Mendes nos minutos finais de um entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que não conhece Chico Mendes e o apontou como “irrelevante”.

As declarações do ministro geraram muita repercussão na internet, principalmente nas redes sociais.

“Eu tenho um certo cuidado em falar sobre coisas que eu não conheço […] Eu escuto histórias de todo lado. Dos ambientalistas mais ligados à esquerda, o enaltecimento de Chico Mendes. As pessoas que são do agro, que são da região, dizem que Chico Mendes não era isso que é contado…”, afirmou o ministro.

Cristina Serra, uma das debatedoras convidadas do programa, então o questionou sobre o que o pessoal do agro diz. Ricardo Salles então afirmou que o pessoal do agro diz que “Chico Mendes usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião”.

O âncora Ricardo Lessa, por sua vez, afirmou que Chico Mendes “morreu pobre” e o ministro rebateu: “O fato é que é irrelevante. Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?”.

Cristina Serra ressaltou que “Chico Mendes é uma liderança reconhecida pela ONU”. Já Salles afirmou que “a ONU reconhece um monte de coisa errada também”.

Questionado após a declaração de Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que “Chico Mendes faz parte da defesa do Brasil na defesa do meio ambiente”, porém não quis comentar diretamente a fala do ministro do Meio Ambiente.

Fontes:
Último Segundo - "Que diferença faz quem é o Chico Mendes?", diz ministro do Meio Ambiente
G1 - Ministro reconhece ignorância sobre quem foi Chico Mendes e sobre o mérito da luta pelo meio ambiente

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Ivone disse:

    E o Brasil está nas mãos de pessoas ignorantes como este senhor irrelevante!!!
    Muito triste

  2. Marcia disse:

    Eu sou do Acre, filha de seringueiro, e posso afirmar:
    Chico Mendes era um vagabundo, um mau caráter, nunca gostou de trabalhar. A classe dos seringueiros NUNCA se sentiu representada por Chico Mendes. Que não passa de “um produto inventado pelo marketing do coitadismo a mando do PT da corrupção. E mais, em 14/10/2014 saiu por Portal G1 (Globo) que sua família desvia verbas do Instituto criado e que leva o nome dele.
    Quer mais ou já tá bom ?

  3. carlos alberto martins disse:

    o nosso ministro é tão obtuso de inteligencia ambiental que não serveria nem para plantar bananeira no picadeiro de um circo.

  4. Maria das Graças Rocha disse:

    Existe o conhecer pelo que todos os sentidos testificaram.O conhecer de conviver, do ouvir falar,de ver, até mesmo, do que a imprensa divulgou.Depois dos 50 anos, de muitas vivências em muitos movimentos a priori,
    comunitários, relevantes pelo seu objeto de defesa. Depois dos 50, os critérios são outros. Se emite opiniões em assuntos polêmicos e contesta autoridades relapcias, os parâmetros são outros. Apontar desvio de conduta no mandamento da Administração Pública,tem como prêmio, perseguições e toda a sorte de retaliação. Não obstante, se ignoramos, corremos o risco de sermos vítimas de catástrofes tal qual, Mariana e Brumadinho. Urge que se fiscalize e divulgue laudo de todas as represas e corregedorias acompanhem processos pertinentes a vítimas de tragédias ambientais devendo a todos serem responsabilizados pelos danos a vidas, aos rios e mares,aos animais, ecossistema como um todo. Tenhamos compromisso com nossa profissão.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *