Início » Opinião » Artigos » Queda de braço
COLUNA ESPLANADA

Queda de braço

Presidente do Banco Central e o ministro da Fazenda travam embate nos bastidores em torno do aumento da alíquota do IOF das operações de câmbio

Queda de braço
Aumento de IOF deve ser enviado ao Congresso por MP (Foto: Pixabay)

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles – um potencial candidato de Michel Temer à sucessão presidencial – travam embate nos bastidores em torno do aumento da alíquota do IOF das operações de câmbio para aumentar as receitas. Com o apoio do Palácio do Planalto, Meirelles tende a vencer e o aumento do imposto deve ser enviado ao Congresso por MP.

Sobreviveu

Um apadrinhado pelo PT sobreviveu na mudança da cúpula da usina de Itaipu. Cezar Ziliotto continuará à frente da Diretoria Jurídica. Porque tem mandato até 16 de maio.

Choque em 220V

Rubens Penteado descobriu pelo D.O. que vai comandar a Diretoria Técnica Executiva de Itaipu. Mas não aceitará, porque queria a Administrativa. Deu no Blog do Zé Beto.

Guerra da educação

Clima azedou nas gigantes da educação Estácio e da Kroton – esta negocia a compra da primeira. Há desconfiança de que e-mails de diretores da Estácio foram hackeados.

Bancos de olho

As empresas de previdência ligadas aos bancões privados acreditam que até o saque da conta inativa do FGTS vai incentivar o brasileiro a procurar planos da seguridade no mercado privado, diante do caos anunciado com a iminente reforma. Pesquisa do BuscaPrev revela que brasileiros com baixo poder aquisitivo estão buscando planos.

Povo atento

O BuscaPrev aponta que cresceu o número de interessados em previdência privada nos últimos meses. Dezembro registrou alta de 186% nos acessos, comparado ao mês anterior. Em dezembro foram 5.944 simulações de contratos, e janeiro registrou 4.500 consultas no site que é referência em comparações de planos.

Radiografia

Keyton Pedreira, idealizador do BuscaPrev, diz que homens são os que mais procuram os planos e 64,53% contrataram algum tipo de apólice pelo site. E a faixa etária que mais contratou foi de 25 a 34 anos (41,24%), seguida da 35 a 44 anos (30,02%).

Chapa?

Jair Bolsonaro está tão empolgado com a disputa de 2018 que foi ao gabinete do senador Magno Malta e gravou vídeo: “Ou eu estarei com ele ou ele comigo em 2018”

Tensão

O deputado Alfredo Kaefer (PR), que avalia sair do PHS, teve convite de vários partidos e em especial do PSDB, que o deseja de volta aos quadros. Ainda pensa.

TCU x MTur

O Ministério do Turismo tem até o fim de abril para informar se concorda com a recomendação do TCU para que seja elaborada uma ‘Política Nacional de Gestão dos Lugares e Construções Protegidos como Patrimônio Mundial da Humanidade’ (ufa!)

Mapeamento

Como a União injeta dinheiro no patrimônio, a falta de planejamento de várias gestões passadas da pasta gera prejuízos decorrentes da degradação dos locais e também da não exploração total do potencial turístico. O relator do caso é o ministro Vital do Rêgo.

Rota ativa

O MTur estuda a criação, em conjunto com os ministérios do Meio Ambiente e Cultura, de comissão técnica para o desenvolvimento de políticas para o caso. E ressalta que já desenvolve programas de melhorias em infraestrutura em todo o País.

Delegados unidos

A Associação Nacional dos Delegados Federais promove de segunda a quinta no Costão do Santinho, em Florianópolis, o VII Congresso Nacional com cerca de 500 delegados, além de juízes, advogados. A Coluna marcará presença na figura do editor, que participará de um painel sobre papel da imprensa no noticiário policial-judicial.

Profeta do caos

O deputado Darcísio Perondi, que foi cotado para ministro no lugar de Geddel Lima, fez uma previsão catastrófica para o Planalto – mas longe de se realizar: “Se todos não contribuírem, inclusive os trabalhadores rurais, a Previdência vai quebrar em 4 anos”.

Ponto Final

“Compartilho com vocês mais uma boa notícia. Nossas exportações estão crescendo. Balança comercial positiva. Cenário favorável para o país”

Do presidente Michel Temer, em manifestação entusiasmada no Twitter, no mesmo instante em que o STF recebia o calhamaço da PGR com pedido de abertura de inquéritos contra políticos, muitos do PMDB.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. carlos alberto martins disse:

    o presidente Temer está parecendo ser um apresentador de circo, muito fala pelo pouco que apresenta.acórda presidente e tóma o seu lugar de ser maiór mandatário de nóssa nação.e vá em busca de reais soluções para acabar com a crise que estamos vivendo.a sua atual política esta nos trazendo desesperança.seja fórte,feche o senado,e,o congresso,marcando nóvas eleições com candidatos de ficha limpa.com certeza absoluta o Brasil agradece.que tal fazer um mea-culpa e de cara limpa começar a realmente cuidar do povo.deixe de ser um boneco de marionetes.

  2. Markut disse:

    Até parece que essa “boa notícia”do Temer foi rapidamente explodida pelo “escândalo da carne fraca”.
    À resiliência do velho patrimonialismo, na sua inveterada miopia, não interessa ver o país crescer.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *