Início » Brasil » Ranking mostra que Brasil não avançou no domínio do inglês
Proficiência em inglês

Ranking mostra que Brasil não avançou no domínio do inglês

País está em 38º entre 63 países avaliados pela empresa suíça Education First, especializada em treinamento de idiomas

Ranking mostra que Brasil não avançou no domínio do inglês
Pouco uso do idioma no cotidiano é um dos fatores que contribuíram para a baixa posição do Brasil (Reprodução/Internet)

Um ranking divulgado na última quarta-feira, 12, pela empresa suíça Education First (EF) mostra que os brasileiros não avançaram no nível de proficiência da língua inglesa. A EF é especializada em treinamento de idiomas e avaliou o desempenho de 63 países em 2013.

No ranking, o Brasil ficou em 38º lugar, atrás dos vizinhos Argentina, (15º), Peru (34º) e Equador (35º). De acordo com a avaliação da EF, o índice de proficiência em inglês dos brasileiros caiu de 50,07, registrados na avaliação do ano passado, para 49,96, no levantamento deste ano.

Desde 2010, o índice do Brasil no ranking avançou apenas 2,69 pontos, o que fez o país sair do nível “muito baixo”, para “baixo”.

A Dinamarca ficou em 1º lugar no ranking, seguida da Holanda, Suécia, Finlândia e Noruega. Já o Iraque ficou em último com um índice de avaliação de 38.02.

Para criar o ranking, a EF analisou o desempenho de 750 mil alunos maiores de 18 anos que fizeram exames de inglês em 2013.

Para Vera Bianchini, coordenadora pedagógica do curso de idiomas Fisk, o pouco uso do idioma no cotidiano é um dos fatores que contribuíram para a baixa posição do Brasil no ranking. “Uma boa parcela da população não atinge um nível de proficiência mais alto por considerar necessário para seu cotidiano somente o ‘inglês básico’, de emergência, para situações que dispensam conhecimento mais profundo”.

Segundo a coordenadora, no Brasil, os que chegam a um nível avançado em inglês são aqueles que pretendem seguir carreira em empresas multinacionais ou viver no exterior.

Fontes:
BBC-Brasil "empaca" em ranking de domínio da língua inglesa

1 Opinião

  1. Joma Bastos disse:

    Brasil não avançou no domínio do inglês e no domínio da língua materna, português do brasil, piorou!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *