Início » Brasil » Rebelião
COLUNA ESPLANADA

Rebelião

Imbróglio envolvendo a indicação de Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o comando do Ministério do Trabalho chegou ao limite para parte da bancada do partido na Câmara

Rebelião
Parlamentares se queixam do desgaste provocado pela série de decisões da Justiça que impediram a posse de deputada (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O imbróglio envolvendo a indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o comando do Ministério do Trabalho chegou ao limite para parte da bancada do partido na Câmara. Deputados intensificaram ontem a cobrança para que o líder, Jovair Arantes (PTB-GO), indique outro nome para chefiar a pasta. Os parlamentares se queixam do desgaste provocado pela série de decisões da Justiça que impediram a posse de deputada. Jovair tenta conter a rebelião dos petebistas e, orientado pelo presidente da legenda, Roberto Jefferson, tem reafirmado que não vai rever a nomeação de Cristiane. Nega também boatos de que discute com o Planalto uma “saída política” para o impasse.

Pretensão

A cada nova derrota de Cristiane na Justiça, cresce a pretensão do ministro em exercício Helton Yomura de ser efetivado na chefia do Ministério do Trabalho.

Pescadores

Em encontro com pescadores e superintendentes do MT ontem, em Manaus, Yomura discursou como ministro (efetivo) e evitou comentar a decisão da presidente do STF, Cármen Lúcia, que suspendeu — novamente — a posse de Cristiane Brasil.

Plano B

Emperrou de vez a articulação do governo para aprovar a reforma da Previdência em fevereiro. Ministros e líderes já admitem plano B: votação só em março ou início de abril.

Paisagem

Embora tenha feito cara de paisagem ao ser chamado de “golpista” e “ladrão” por um turista durante caminhada nas imediações do Palácio do Alvorada, o presidente Michel Temer não escondeu a irritação e se queixou da segurança.

Pito

Diante do “pito” presidencial, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) planeja fechar as vias de acesso aos Palácios do Jaburu e da Alvorada durante as caminhadas de Temer para evitar novo constrangimento.

Mea culpa

Em meio às mobilizações que antecedem o julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre, o ex-prefeito e ex-ministro Olívio Dutra (PT-RS) faz um mea culpa sobre os erros do partido: “Poderíamos ter avançado mais se não fossem as composições (políticas) que fizemos”.

Legítimo

Dutra diz ser legítima a ‘pressão popular’ às vésperas de a Justiça decidir o futuro de Lula. “Nem chuva nem vento atrapalha nosso movimento. É legítima a pressão sobre os três poderes, agora, mais intensa sobre o Judiciário”, afirma.

Óbitos

Por recomendação do Ministério Público, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá que adotar o quanto antes medidas para tomar conhecimento mais rapidamente dos óbitos ocorridos em todo o Brasil.

Estelionato

O procurador da República Fernando Rocha sustenta que o objetivo da medida é impedir o chamado “estelionato post mortem” — crime no qual fraudadores continuam recebendo pensões ou aposentadorias em nome de pessoas já falecidas ou usam os dados dessas para obter novos benefícios.

Contrabando

Seis carretas com mais de 5 mil caixas de cigarro contrabandeado foram apreendidas no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Jaraguari (MS).

Rota

O posto da PRF de Jaraguari fica na principal rota do tráfico de drogas e do contrabando — vindos das Bolívia e do Paraguai — que abastece os estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. É considerado um ponto estratégico no combate aos crimes transfronteiriços.

Ponto Final

“É certo que a propina do triplex do Guarujá talvez seja um dos menores crimes que Lula tenha cometido”.
Do deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Lucinda Telles disse:

    Olívio Dutra nunca me pareceu muito brilhante, ele culpa os outros partidos pelos fracassos do seu partido, continua posando de vítima, mas pelo menos reconhece erros, só falta reconhecer os crimes.

  2. olbe disse:

    Esta moça, se tivesse um pouco de dignidade pediria o chapéu e se afastaria…sua ninsist6encia só falam mal de sua pessoa..

  3. Bruno Davi disse:

    Caso a herdeira do mensaleiro reine no MT Brasil dara mostra mundial q ainda esta no século 18 das capitanias hereditárias,onde meritocracia, capacidade,competência e MORALIDADE eram palavras inexistentes,e a população das capitanias, assim como querem fazer do MT,limitem se a ser patrimônio semoventes,como gado q fica d herança numa família escravocrata!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *