Início » Brasil » Receita de omelete
eleições 2014

Receita de omelete

Vinte anos depois do Plano Real, eis que o frango retorna à mesa do debate econômico. Agora ele volta – junto com os ovos – como sugestão de consumo para contornar a intensidade da elevação da inflação

Receita de omelete
Como recomendado pelas autoridades, para o almoço do domingo da eleição, cancele o churrasco e anote uma receita de omelete para os tempos atuais (Reprodução/Internet)

Vinte anos depois do Plano Real, eis que o frango retorna à mesa do debate econômico. Nos idos de 1994 a ave foi um de seus ícones, quando o quilo custava uma unidade da nova moeda: R$ 1,00, revertendo o adágio de que pobre só come frango quando um dos dois está doente. Agora ele volta – junto com os ovos – como sugestão de consumo para contornar a intensidade da elevação da inflação.

O IBGE baseia-se, para calcular seus índices de preço, numa pesquisa de orçamento familiar que define o percentual de diversos gastos da população, inclusive a alimentação, em relação ao total das despesas. O poderoso IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ou índices similares, servem para reajustar a taxa de juros da economia, o aluguel, os salários negociados pelos sindicatos. Ocorre, como é intuitivo, e também cruel, que o percentual de gastos com alimentação é maior nas classes de renda mais baixa, chegando a 27,8% nas famílias de menor renda mensal, e desce proporcionalmente à elevação do nível de renda até chegar ao mínimo de 8,5% para os mais abonados, resultando na média nacional de 16,1%.

O IPCA atingiu nos últimos 12 meses findos em setembro/14 um recorde de 6,52% e tem estado acima da meta comprometida de 4,50% ao ano em todos os meses do governo atual; em quatro anos, esta diferença resulta em um golpe significativo para o orçamento das famílias. Fica evidente que o controle da inflação, quando desejado, é uma forma eficiente de manter o poder aquisitivo e, mais ainda, de proteção aos que possuem renda mais baixa.

O recente aumento da inflação teve como destaque os preços de alimentação e bebidas (+8,2%), sobretudo da carne (+19,6%), levando assim a uma consideração de que os menos favorecidos são os mais forçados a procurar alternativas de proteína, como ovo de galinha (+3,6%) e o frango (+3,8%), como sugeriu recentemente o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

O tomate, outro dos vilões deste ano, teve seu preço elevado em 25% na média nacional, com grandes variações regionais, tendo registrado um avanço de 55% no Rio de Janeiro, de 13% em São Paulo e de somente 3,0% em Brasília. Não deixa de ser um perigo para os políticos da Capital, já que os eleitores podem comprar tomates e ovos mais baratos para outros destinos que não os culinários.

O assunto ganhou tanto destaque que mereceu uma nota oficial do Ministério, que explica que, ao comparar as variações dos preços dos alimentos em setembro, o Secretário pretendia apenas chamar atenção para um movimento de substituição que pode estar em curso e não houve intenção de sugerir um comportamento específico para as famílias. Alheio à discussão, o bife continuou fora do prato, com seu preço proibitivo.

O governo, por seu lado, resolveu desde seu início, de forma equivocada, que índices de preços, estatísticas de pequeno crescimento do PIB, aumento nas despesas públicas, ajustes de câmbio, expansão excessiva do crédito e outras considerações correlatas são somente conversa mole de economista: o que importa são os dividendos eleitorais, já que a data das eleições é o mais longe que se enxerga, comprometendo-se o fim do médio e longo prazo, ai de nós.

Se examinarmos este ano de atividade econômica, de fato um crescimento zero do PIB não seria tão importante, não fosse significativa a série acumulada de baixos resultados. Se compararmos o desempenho do Brasil com os países da América do Sul na costa do pacífico, veremos que há resultados muito superiores, considerando Chile, Colômbia, Equador e Peru. Se formos aos demais países do grupo BRICS, com exceção da Rússia, vemos que a Índia e a China tem indicadores  altamente positivos que, acumulados, podem modificar o padrão de vida de suas populações, nestes últimos casos, especialmente numerosas. Para estes países, mais envolvidos até com o cenário internacional, não há porque culpar os outros, como quer a presidente.

E o Brasil, por que não pode estar neste cenário de bonança, em vez de se unir à banda mais fraca, com o mesmo viés ideológico que tanto atrasa, como Venezuela e Argentina?

Como recomendado pelas autoridades, para o almoço do domingo da eleição, cancele o churrasco e anote uma receita de omelete para os tempos atuais. Ingredientes: dois ovos; uma pitada de sal; duas fatias de queijo; temperinho verde a gosto. Pegue os dois ovos e bata; após ter batido bem, coloque-o na frigideira já untada em óleo; adicione o sal e as duas fatias de queijo; coloque os temperos a gosto, espere ficar firme, e vire-o; está pronto, um omelete delicioso, você pode colocá-lo dentro do pão ou junto do resto da comida.

Bom apetite… e bom voto!

 

Envie seu comentário para comentario@profitprojetos.com.br

22 Opiniões

  1. vanderlei disse:

    E vocês podem usa o MAV, o porto de cuba, e o aeroporto de cuba, Sabe tudo de política como ser ruim, saiu essa semana como vocês são bonzinho para o país ditadores, Cuba, Venezuela e Bolívia, por que aqui no Brasil vocês não estão fazendo nada, alias só horas extra, por que se depender do meu voto para tirar essa raça de petralhas será um favor a essa terra chamada Brasil. Tonto de MAV´S quem não vê o que você fazem só o mal, vai junto conversar com os extremista Islâmicos, vocês junto com sua Engasgada presidenta Dilma.

  2. Beraldo Dabés Filho disse:

    Curioso o fato de que algumas pessoas escrevem muito mal,.não sabem sequer os critérios de pontuação e acham que umas palavrinhas em Inglês lhes dão algum status. Ingênuo se não fosse ridículo. O velho Tancredo Neves, reconhecido pelas grandes qualidades pessoais e intelectuais não conhecia a língua inglesa. Outros milhões de brasileiros virtuosos, honestos e trabalhadores também não conhecem aquele idioma. Serve para Secretária de empresa multinacional e para os ricos (maioria empresários e familiares) se comunicarem no exterior, gastando o dinheiro ganho em excesso, pelo suor dos seus empregados. São US$ bilhões. O Aécio Pinóquio, que não se enquadra no tipo virtuoso, muito menos honesto e trabalhador, não precisa do inglês para se comunicar com boêmios e prostitutas nas suas noitadas no Rio de Janeiro. AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    ___________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  3. Beraldo Dabés Filho disse:

    LÍNGUA PORTUGUESA: QUEM NÃO SABE NÃO DEVE ESCREVER!
    ARAN – AEROPORTO RURAL AÉCIO NEVES: QUEM CONHECE O TIO, PODE UTILIZAR!
    AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  4. vanderlei luiz mazim disse:

    Os MAV, como e pagar uma tranqueira no governo de vocês um tal de Chico Buarque de Holanda cerca de 800 mil reais, como fica, vão chorar mesmos pois já estão perdendo 56% Aécio, vocês sim tem nariz empinado e mentirosos com tudo que tem direito. Acabou. Jesus MAV.

  5. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    O desespero é tanto que a “tucanagem” já anda chorando pelas esquinas, mendigando votinho para o Dom Pinóquio Playboy e conquistador de meninas fáceis… Se a campanha durasse mais um mês certamente os hospitais estariam sendo lotados com TUCANOS, com AVC, derrame cerebral e outros males… Estão apelando para Tiradentes, José Bonifácio e Lobato e outras “divindades fictícias”, pois depois das inúmeras porcarias e desmandos que o Pinóquio fez em Minas, o mineiro que é um povo honesto e altaneiro deu o troco. Quem viu o DEBATE, notou a cara de deboche, de nariz empinado, querendo ser o tal, pois nada mais tem a oferecer do que isto. Só falsas promessas e mentiras!
    “A voz do povo é a voz de Deus”, se Minas deu um chute na bunda dele, está na hora Brasil. Vamos dar outro! E para um país consciente e sem mentiras ataques, sem aeroportos particulares com o dinheiro do povo, e sem festinhas com periguetes em boates famosas e de elite, não vote na ELITE (TUCANOS E PINÓQUIO), vote em DILMA.

  6. vanderlei luiz mazim disse:

    E o Aécio esta atropelando vocês não bebem né, o lula foi pego bêbado exercendo a sua profissão de bêbado, pois nunca nesse país não fez nada, e sua presidenta engasgada não foi pega também bebendo, vê o rabo dos outros e fácil, você MAV e uma piada, agora atira onde der certo pois errados vocês estão faz tempo, chega de tanta mentira pois os pinóquios são vocês que tem uma Leonardo Da Vinci MENTE BRILHANTE, Albert Einstein MENTE BRILHANTE, Bill Gates MENTE BRILHANTE, Lula MENTE.

  7. Sandra disse:

    Dilma destrói mais uma conquista dos brasileiros : a redução do desmatamento na Amazônia.Governo tenta esconder que a devastação aumentou em 290%….
    Agora se entende por que o governo Dilma Rousseff adiou para novembro a divulgação dos dados parciais de desmatamento da Amazônia em agosto e setembro: as taxas estão subindo. No confronto do mês passado com o mesmo período de 2013, o salto foi de 290%. Um total de 402 km² de florestas sofreu corte raso em setembro, área equivalente a mais de um quarto do município de São Paulo. No mesmo mês do ano anterior, haviam sido 103 km². A falta de fiscalização e a corrupção do governo Dilma estão destruindo e devastando mais esta conquista do povo brasileiro. Mais uma vergonha diante do mundo pois Dilma vinha apresentando dados falsos em eventos internacionais sobre o clima!

    Vote Brasil, vote bonito, vote 45! É a sua homenagem a Tiradentes, José Bonifácio e Lobato, esse trio de ouro do país.“Aécio é o Brasil sem medo do PT”

  8. Sandra disse:

    Yawn…Double yawn…

  9. Beraldo Dabés Filho disse:

    “A língua é o chicote do corpo” e “Cautela e caldo de galinha não fazem mal ninguém”. A oposiçãozinha incompetente já está contando com o ovo no .. .da galinha. Faltam ainda sete dias para as eleições e o tom da campanha do Aécio Pinóquio já vem apresentando sinais de desgaste, mais parecendo apresentação de cantor de segunda categoria, em pracinha do interior. Simplesmente sacal. Aliás, não fosse o apoio maciço do PGMB – Partido do Golpe Midiático do Brasil, a Dilma teria sido eleita ainda no primeiro turno. A campanha do Aécio Pinóquio não apresenta proposta alguma e se limita à promessa de manutenção da gestão de sucesso dos governos do PT. Nos debates fica evidente a sua soberba e “panca” de macho ameaçador diante de uma mulher. Encenando expressões corporal e verbal agressivas, foi muito violento no primeiro turno tanto com a Marina como com a Dilma e, agora no segundo turno, aumentou a pose de ameaçador. Estivesse de frente com um Lula, ou um Pimentel ou um Jaques Wagner ele se encolheria como uma franguinha. Esta reflexão remete ao episódio do seu flagrante na blitz de trânsito no Rio de Janeiro, altas horas da madrugada, bêbado (só?) e “bem acompanhado”. O Cinquentão playboy deve ter molhado as calças. AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  10. Sandra disse:

    A gerentona pode ir tratando de arrumar um emprego de capataz numa fazenda de coca do Ovo Morales, não espera aí…nem pra isso ela tem competência….Dilma foi eleita por 4 anos para presidente do Brasil, passou os 4 anos fazendo campanha para a reeleição, pouco deu expediente no planalto, comportamento que daria ensejo à despedida por justa causa em qualquer empresa se fôsse um trabalhador comum, isso às nossas expensas…Sem falar, nas viagens para o exterior, com comitivas absurdamente infladas, um verdadeiro trem da alegria de alegres parlamentares a fazer shopping desbragadamente por todas as partes do mundo, às nossas custas, sem ao menos ter o pudor de comparecer a eventos oficiais. Os gastos dos cartões corporativos são estratosféricos (do governo federal continuam a crescer….As despesas atingiram R$ 61,8 milhões em 2013. -http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/7568#sthash.fdBxezGi.dpuf ).Os ministros da gerentona comportam-se como sua chefona, em alegre revoada por todo o Brasil a fazer campanha .Por estas razões o Brasil está ladeira abaixo! Portanto minha gente é hora da mudança!
    Vote Brasil, vote bonito, vote 45! É a sua homenagem a Tiradentes, José Bonifácio e Lobato, esse trio de ouro do país.“Aécio é o Brasil sem medo do PT”

  11. vanderlei disse:

    Beraldo o MAV, estou de acordo com sua companheira Dilma, eu pelo menos comento ela engasga, não preciso comentar muito, o pessoal já sabe como vocês são, se colocar não vai ser quatro linhas vai ser um resumo dos 12 anos com o país estagnado, vocês não fazem nada para o bem, estão aplicando o mal em tudo, continuem engasgando, cada engasgada mais o Aécio sobe nas pesquisa, seu partido já era. E uma vão acabar indo direto para cuba, quando perder. Os outros partidos estão desesperado o cara coloca até Jesus, MAV, estão sim vocês ficando cada vez mais desesperado 1º de Janeiro, vão para cuba direto.

  12. Beraldo Dabés Filho disse:

    Mazim, seu texto comentário de apenas quatro linhas revela séria limitação da capacidade de se expressar. Esdrúxulo se não fosse grotesco. Seus conhecimentos gerais devem, também, ser muito limitados. Onde já se viu usar uma expressão como:”…vocês implantaram o sistema do comunismo”. Sem comentários. QUEM NÃO SABE, MELHOR NÃO ESCREVER e AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  13. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    E o desespero é grande… Os tucanos estão vendendo até a própria alma! E eu compreendo, pois o próprio reduto do Pinóquio Aécio está buscou outras alternativas para 2015: Pimentel do PT. Se o próprio estado de Minas relegou a segundo plano seu filho, o que fazer? O pai quando manda um filho embora, coisa boa não existe! Tenho familiares morando em Minas, e o descalabro foi total em seus dois governos! NINGUÉM DO INTERIOR DE MINAS APROVA SUA GESTÃO! A rejeição é na ordem de quase 100%. É unânime! É total! Um homem que não respeitou nem a própria esposa, pois foi flagrado bêbado saindo de uma balada com acompanhante (uma mulher de programa) na Barra da Tijuca no RIO á dois anos atraz (caso mostrado no Jornal Nacional) e negou a fazer teste do bafômetro, merece voto? Pelo amor de Deus!!! E, ainda tem mulheres ou mães que ainda defendem um pervertido destes! Será que gostam destas atitudes? Precisamos uma sociedade mais descente. Vote DILMA.

  14. Sandra disse:

    “Os dicionários precisam ser atualizados com um novo verbete: ‘dilmagogia’, sinônimo de um governo que só ilude os trabalhadores.”
    Fora Dima!Fora o PT!

  15. vanderlei luiz mazim disse:

    Os MAV, são feitos assim mesmo, vão perder feio, pois acabou a doce ilusão da mentira. Acabou o país das maravilhas onde vocês implantaram o sistema do comunismo. Estamos nós livrando de petistas que estão ficando no poder para ficar ricos as custas dos pobres.

  16. Roberto Santhiago disse:

    “…está pronto, um omelete delicioso, você pode colocá-lo dentro do pão ou junto do resto da comida.”. Resto da comida???? Com certeza faltará comida, isto sim!!!!

  17. Célia Sousa disse:

    Fico feliz em puder comer ovos e frango, pior quando tinha que comer só arroz e feijão. Retrocesso jamais…

    Aécio, até quem não conhece NÃO VOTA.

  18. Beraldo Dabés Filho disse:

    Sou petista de primeira hora, estou já na terceira idade, trabalhei 42 anos e estou aposentado há 8 anos. Não recebo nada do PT, tenho muitos amigos negros e não mencionei, em nenhum momento a expressão “Elite branca”. A mente racista trai alguns desatentos. Sugiro pesquisar sobre o que a filha do Guido Mantega falou do Aécio Pinóquio.
    AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    —————————————————————————
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  19. vanderlei luiz mazim disse:

    Beraldo Dabés Filho, você esqueceu de uma coisa, que quem tem FRIBOI, e o nove dedos, como você pode falar da Elite branca, kkkk ou você e Fake ou MAV, sendo pago pelo PT.

  20. Beraldo Dabés Filho disse:

    O Povão adora omelete, tanto quanto um ovo frito com arroz quentinho. Comer ovos e/ou carne de frango tem sido uma excelente saída para o Povão fugir do alto preço da carne, provocado pela grande seca que assola grande parte do território nacional, em que predomina a pecuária de corte. A elite da direita radical incompetente, com prato de caviar na mesa, não tem noção deste tipo de coisa e desata a falar besteira. Aconselho o autor da matéria, a tomar, digamos, um “Banho de Brasil”, descendo às ruas, aos bares, etc. para ter uma melhor noção do que é ser brasileiro simples.
    AÉCIO: QUEM CONHECE NÃO VOTA!
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  21. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Delícia de texto cuja receita, Clarice deixou para o filho.

  22. Áureo Ramos de Souza disse:

    E o que nós pobres brasileiros o que vemos nos programas políticos pagos por nós são promessas e agora sem promessas é ataque de um lado e outro parecendo MMA. Agora durma com uma briga dessa, de um lado um que faz 4 anos no poder e fora os outros 10 a prometer mundos e fundos e do outro um querendo o poder, que responda Anderson Silva.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *