Início » Brasil » Receita lança aplicativo para contribuintes fazerem rascunho do IR
Imposto de Renda

Receita lança aplicativo para contribuintes fazerem rascunho do IR

Com aplicativo, as pessoas físicas poderão preencher ao longo do ano dados de suas despesas que servirão como um rascunho para a declaração do IR

Receita lança aplicativo para contribuintes fazerem rascunho do IR
O serviço já pode ser encontrado no site da Receita Federal ou como aplicativo -Declaração IRPF (Reprodução/TecMundo)

Nesta segunda-feira, 3, a Receita federal lançou um aplicativo, disponível para computadores e smartphones onde as pessoas físicas poderão preencher ao longo do ano dados de suas despesas que servirão como um rascunho para a declaração do Imposto de Renda.

O serviço visa facilitar a declaração do contribuinte. Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Occaso, existia uma grande demanda por este tipo de serviço. “O contribuinte pode ir organizando os dados ao longo do ano e depois importá-los na hora de fazer a declaração. É comum que algumas pessoas percam documentos e informações necessárias para o preenchimento”.

O serviço já pode ser encontrado no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) ou como aplicativo (Declaração IRPF) e estará disponível até o dia 28 de fevereiro de cada ano. No dia 1º de março o contribuinte poderá fazer a importação das informações. Quando o prazo de entrega de declarações se encerrar, em 30 de abril, o rascunho ficará disponível novamente.

Occaso explicou ainda que o serviço não será utilizado para monitorar os contribuintes e que sua utilização é totalmente facultativa.”A Receita não tem nenhum interesse em obter dados antecipadamente”.

Outro serviço anunciado nesta segunda-feira é o monitoramento do andamento da declaração por meio de cadastro de celulares. A pessoa recebe uma mensagem a cada fez que o documento passar por uma nova etapa, como sair da malha fina.

Fontes:
O Globo - Contribuintes já podem fazer rascunho do Imposto de Renda

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *