Início » Brasil » Reconstrução do Museu Nacional pode levar um ano para começar
BRASIL

Reconstrução do Museu Nacional pode levar um ano para começar

Segundo Michel Temer, é necessário um extenso planejamento e a construção de um projeto antes que as obras do museu sejam iniciadas

Reconstrução do Museu Nacional pode levar um ano para começar
Governo também estaria planejando repassar a responsabilidade do Museu Nacional para o MEC (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

As obras para reconstruir o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, ainda vão demorar a começar. Destruído por um grande incêndio no último domingo, 2, o museu, localizado na zona norte da cidade, só deve começar a ser reconstruído em um prazo de oito a 12 meses.

Isso porque, segundo disse o presidente Michel Temer na abertura de uma reunião com empresários na tarde da última quarta-feira, 5, será necessário um projeto, que vai definir valores e os detalhes para a reconstrução. Esse projeto pode levar até um ano para ser elaborado.

“A recuperação do museu vai envolver um projeto executivo. E, depois, um projeto definitivo, que vai levar mais um tempo, de quase um ano, para que as obras sejam iniciadas”, afirmou o chefe de Estado.

A explicação de Temer foi reforçada pelo presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, que destacou que uma obra ligada ao museu “não se faz de um dia para o outro”, lembrando que a reconstrução tem que obedecer regras da engenharia. A reunião da última quarta-feira teve como objetivo discutir maiores detalhes para a reestruturação do Museu Nacional, com a possibilidade da formação de um comitê, que dará suporte financeiro, sendo discutida.

O fundo para a reestruturação do museu partiria da iniciativa privada. No entanto, ele não teria caráter de doação. O governo federal pode aplicar os princípios da Lei Rouanet, que concede isenções fiscais a companhias que apoiam projetos culturais.

“Estamos definindo, mediante a utilização da Lei Rouanet, uma adaptação dessa lei, para que tanto empresas quanto pessoas físicas possam contribuir”, apontou Caffarelli. Para ele, com a aplicação dos princípios da Lei Rouanet, as empresas privadas seriam incentivadas a contribuir.

Além da reconstrução, segundo a Folha de São Paulo, o governo federal também estaria pensando em retirar o museu da responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para o Palácio do Planalto, o Ministério da Educação (MEC) deveria ser o mantenedor do Museu Nacional.

O Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, perdeu no incêndio de domingo cerca de 90% do seu acervo de 20 milhões de peças.

 

Leia também: Governo barrou verba para o museu
Leia também: Incêndio no Museu Nacional ganha destaque internacional
Leia também: Juscelino foi o último presidente a visitar Museu Nacional

Fontes:
Agência Brasil-Governo prevê até um ano para obras do Museu Nacional serem iniciadas
G1-Temer pede apoio financeiro a presidentes de bancos para reconstruir Museu Nacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *