Início » Brasil » Recursos naturais disponíveis para 2014 se esgotaram em menos de oito meses
déficit ecológico

Recursos naturais disponíveis para 2014 se esgotaram em menos de oito meses

Levantamento da Global Footprint Network mostra que humanidade já esgotou todos os recursos naturais do planeta disponíveis para este ano

Recursos naturais disponíveis para 2014 se esgotaram em menos de oito meses
No Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos é 50% superior à capacidade anual da Terra (Reprodução/Globo)

De acordo com um cálculo elaborado pela Global Footprint Network uma organização internacional pela sustentabilidade em parceria com a Rede WWF , em menos de oito meses, a humanidade já esgotou todos os recursos naturais do planeta disponíveis para o 2014.

Desse modo, a Terra entra “no vermelho” e a população mundial seguirá em déficit ecológico, já que reduzirá as reservas, aumentará ainda mais o consumo e, consequentemente, a quantidade de CO² na atmosfera.

Segundo a entidade, seria preciso um planeta e meio para produzir os recursos ecológicos necessários para suportar a demanda atual. “O uso dos recursos naturais acima da capacidade da Terra está se tornando um dos principais desafios do século XXI. É um problema tanto ecológico quanto econômico. Países com déficits de recursos e baixa renda são ainda mais vulneráveis”, explica Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 19, dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês). Desde o ano 2000, a data é celebrada cada vez mais cedo: 1º de outubro em 2000; 19 de agosto em 2014.

Com base nas projeções populacionais, uso de energia e produção de alimentos, a GFN também garante que a população mundial necessitará usufruir da biocapacidade de três planetas bem antes da metade do século.

No Brasil, o consumo médio de recursos ecológicos equivale a 1,6 planeta próximo à média mundial , isto é, o país apresenta um consumo 50% superior à capacidade anual do planeta.

Fontes:
O Globo-Em menos de oito meses, Humanidade já usou todos os recursos naturais disponíveis para o ano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Élio J. B. Camargo disse:

    Apenas excesso de Destruidores. Incentive ou limite-se a taxa de procriação destes e isso será resolvido. A China já contribuiu, dimunindo seu número em cerca de 0,5 bilhão (dois Brasis).
    Não exite um problema ambiental, existe apenas excesso populacional.

  2. Lais disse:

    Concordo Élio, a redução populacional resolveria sim grande parte do problema e não podemos esquecer que o consumo de cada cidadão também contribuí. Imagina se cada Chines resolve ter um carro, um microondas, uma tv, um computador, uma bicicleta. enfim, imagina se cada Chines resolve ter o que um brasileiro tem, certamente o planeta desanda ainda mais, não tem recurso para todos e para todo esse consumo. O excesso de consumo e o excesso de gente. Acredito que essa evolução irá existir mas será um processo lento, assim como chegamos até aqui. Esperamos que o planeta aguente isso.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *