Início » Brasil » Região Norte lidera sensação de insegurança no país
Violência

Região Norte lidera sensação de insegurança no país

Segundo o IBGE, mais de 50% das pessoas se dizem inseguras em suas cidades

Região Norte lidera sensação de insegurança no país
Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009 (Reprodução/Internet)

A região Norte do Brasil é a que apresenta os menores índices de sensação de segurança do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também: Violência no Rio é tema de documentário da HBO
Leia também: São Paulo está falhando em garantir segurança pública

De acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais 2012, divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo IBGE, mais de 50% das pessoas se dizem inseguras em suas cidades e quase 30% não se sentem seguras em suas próprias casas.

Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009), e são referentes ao tema Vitimização e Justiça para mostrar um retrato da população brasileira em 2012.

O Pnad revelou que, no Brasil, 67,1% das pessoas se sentem seguras em seus bairros e 78,6% em suas residências. O estudo também revelou que a sensação de segurança parece aumentar à medida que os cidadãos se aproximam de pessoas e ruas conhecidas, próximas às suas residências.

A sensação de segurança é maior nas áreas rurais do que nas urbanas. O estudo aponta ainda que índices do Nordeste e Sudeste também estão abaixo da média nacional, de 52,8%.

Piauí, Tocantins e Pará

Na região Sul mais de 80% da população se sente segura no próprio domicílio. A região também mostrou os melhores resultados para os bairros (72,6%) e cidades (60,5%).

O Piauí foi o estado que teve o maior percentual de sensação de segurança para os domicílios, atingindo a taxa de 85,4%, e para os bairros (80,5%). Tocantins, com 71,8%, é onde as pessoas se sentem mais seguras em suas cidades. Em contrapartida, o Pará registrou os percentuais mais baixos nas três categorias: domicílios (64,8%), bairros (49%) e cidades (36,9%).

Fontes:
G1-Norte lidera sensação de insegurança no país, segundo IBGE

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *