Início » Brasil » Relatório revela aumento de casos de violações à liberdade de expressão no Brasil em 2014
Liberdade de expressão

Relatório revela aumento de casos de violações à liberdade de expressão no Brasil em 2014

No relatório, há dados sobre assassinatos, denúncias de tentativa de homicídio, ameaça de morte e tortura

Relatório revela aumento de casos de violações à liberdade de expressão no Brasil em 2014
Houve um aumento de 15% no número de casos de violações registrados em 2014 em relação ao ano anterior, quando ocorreram 45 casos (Divulgação/ONG Artigo 19)

De acordo com o relatório anual da ONG Artigo 19, que trabalha pelo direito da liberdade de imprensa, 55 casos de violações à liberdade de expressão foram registrados no Brasil em 2014. Houve um aumento de 15% no número de casos de violações registrados em 2014 em relação ao ano anterior, quando ocorreram 45 casos. No relatório, há dados sobre assassinatos, denúncias de tentativa de homicídio, ameaça de morte e tortura.

Em todos os casos, as pessoas foram vítimas em função de atividades ligadas à liberdade de expressão, seja pela publicação de uma matéria, seja pela mobilização de uma comunidade ou a organização de uma manifestação. O relatório Violações à Liberdade de Expressão – Relatório Anual 2014 foi baseado na repercussão dos casos de violações na imprensa, associações de comunicadores e organizações de direitos humanos, que foram apurados por meio de entrevistas com as vítimas e outros contatos relacionados aos casos.

Segundo Júlia Lima, uma das responsáveis pelo relatório, o crescimento da violência contra essas pessoas está diretamente ligado à falta de investigação e punição de crimes anteriores. “A gente continua acompanhando os casos apurados nos anos anteriores e a gente observa que eles não caminham como deveriam. A responsabilização dos envolvidos não ocorre. E o perfil de novos casos é o mesmo”, diz.

Entre os 55 casos registrados em 2014, estão 15 homicídios contra comunicadores (jornalistas, blogueiros, etc) ou defensores de direitos humanos (lideranças rurais, indígenas e quilombolas, etc), 11 tentativas de assassinato, 28 ameaças de morte e um crime de tortura.

 

Fontes:
O Globo-Relatório identifica 55 violações à liberdade de expressão no Brasil em 2014

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *