Início » Brasil » Renan Calheiros vira réu no STF
PRESIDENTE DO SENADO

Renan Calheiros vira réu no STF

Por oito votos a favor e três contra, ministros do STF decidem abrir processo penal contra o presidente do Senado. Processo é referente a inquérito aberto em 2007

Renan Calheiros vira réu no STF
Renan Calheiros é acusado de peculato (desvio de verba) (Foto: ABr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato (desvio de verba) nesta quinta-feira, 1.

A decisão de abrir processo penal contra o senador foi tomada pelo STF por oito votos a favor e três contra. O caso é referente a um inquérito aberto em 2007, no qual Renan é acusado de receber propina da empreiteira Mendes Junior, que pagou despesas de sua amante, a jornalista Monica Veloso.

Leia mais: Renan pode se tornar réu no STF nesta quinta

No julgamento, Renan era acusado de peculato, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Os ministros decidiram abrir processo apenas contra a primeira acusação, descartando as outras duas.

Votaram a favor o relator do processo, o ministro Edson Fachin, e os ministros Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Marco Aurélio, Celso de Mello e a presidente do STF, Cármen Lúcia. Os votos contrários foram dados pelos ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

A decisão não indica que o senador seja culpado, conclusão que somente poderá ser feita após o final do julgamento, com apresentação de provas, depoimentos de testemunhas e atuação da defesa do senador.

Fontes:
G1-Renan Calheiros vira réu no STF por desvio de dinheiro público

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Markut disse:

    Por um triz, escapamos do risco maior de esse senhor poder assumir o cargo da presidência da República.
    Neste país,os grotões plutocráticos,de visão curta , que vai, no máximo, até o próprio umbigo, e de cobiças longas, são ainda muito fortes.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *