Início » Brasil » Renan Calheiros volta do recesso parlamentar governista
Política

Renan Calheiros volta do recesso parlamentar governista

O presidente do Senado não se diz mais alinhado à oposição, mas conta com a ajuda de Dilma em tempos de crise

Renan Calheiros volta do recesso parlamentar governista
Renan voltou do recesso com posição oposta a que havia tomado previamente (Foto: ABr)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou do recesso parlamentar nesta quarta-feira, 5, com uma postura contrária a que adotou no primeiro semestre, quando se alinhou à oposição, depois da inclusão de seu nome entre os políticos investigados na Operação Lava Jato. Em seu retorno, Renan prometeu neutralizar a “pauta-bomba” de votações contra o governo, preparada pelo presidente da Câmara, o oposicionista Eduardo Cunha (PMDB-RJ), almoçou com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a quem prometeu apoio ao ajuste fiscal, e pautou projetos que contribuem para o equilíbrio das contas públicas.

Renan se reaproxima da presidente às vésperas do julgamento da prestação de contas de Dilma pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Enquanto o futuro da presidente passa pelo TCU, o do peemedebista está em cheque no Supremo Tribunal Federal (STF), onde é aguardada para os próximos dias as primeiras denúncias do procurador-geral da República contra parlamentares que respondem a inquérito na Operação Lava Jato. Renan é alvo de três investigações.

Fiel aliado do governo no primeiro mandato de Dilma, Renan estava determinado a contrariar o poder executivo. Chegou a classificar como “capengas” o ajuste fiscal e a aliança entre PT e PMDB. Agora, diante de ameaças de impeachment de Dilma, Renan tem sido visto pelo Planalto e aliados como o “fiel da balança” quando o cerco se fechar contra o governo.

“Não haverá ‘pauta-bomba’ no Congresso Nacional. Pelo contrário, nós estamos preocupados em desarmar a bomba que está posta na economia. Vou me pautar, sempre, como presidente do Congresso, um Poder independente e autônomo que quer colaborar, com o olhar da sociedade”, disse Renan.

Fontes:
Congresso em foco - Renan volta do recesso parlamentar governista

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *