Início » Brasil » Renan quer devolver Turismo para Dilma
Coluna Esplanada

Renan quer devolver Turismo para Dilma

É tamanha a insatisfação do PMDB com Dilma, que o presidente do Senado avisou aos aliados estar disposto a devolver o cargo do ministro do Turismo

Renan quer devolver Turismo para Dilma
Renan avisou aos aliados estar disposto a devolver a Dilma o cargo do ministro do Turismo (Fonte: Reprodução/Veja)

É tamanha a insatisfação do PMDB com a presidente da República, que o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), avisou aos aliados estar disposto a devolver a Dilma o cargo do ministro do Turismo. O ministro Vinícius Lages é indicação de Renan, desde a saída de Gastão Vieira, ligado a José Sarney. Sem apontar nomes, discretamente a cúpula do PMDB reclama dos vazamentos do Planalto de que o PMDB vai atrás de cargos em toda reunião com ministros palacianos e a presidente.

Só na amizade

Renan tem dito aos próximos que por um esforço pessoal e amigo pode indicar Henrique Eduardo Alves para o Turismo. E só assim.

Tá bom…

No jantar dos peemedebistas, Renan lembrou que a presidente Dilma está na contramão. Cobra dela corte de despesas e, acredite, até corte de ministérios — embora controle um.

Ouvidoria x Choradoria

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) deve continuar Ouvidora-Geral do Senado. Mas na relação com instituições e entidades civis. Porque existe a Choradoria-Geral…

PROS x Cid Gomes

O comando nacional do PROS entrou em velada guerra com o ministro da Educação, Cid Gomes, que já propalou não ser um representante do partido na pasta. Não por isso. A Executiva vai intervir no diretório regional do Ceará, onde Cid tem sua bancada — e não do PROS, diz um dos expoentes da legenda. No site do partido, o estado já sumiu.

Pressão

Neste cenário, o PROS vive crise existencial governista. A bancada ouve do Planalto que tem o ministério da Educação; vai a Cid e ouve que ele é da cota de Dilma, não da legenda. Inicia-se devagar uma operação para pressionar Cid a sair do partido.

Dupla do barulho

‘Eles foram para o PSDB e racharam; para o PPS e brigaram com a cúpula; para o PSB e tentaram tirar Eduardo (Campos) do controle; e agora tentam dominar o PROS’, diz um parlamentar, em referência aos irmãos Cid e Ciro.

Cadê?

Sumiu do mapa do Poder o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo. Amigos contam que tem cuidado dos filhos, em casa.

No troninho

Alvo de delação acusado de receber R$ 1 milhão em propina, o presidente do DEM, o senador Agripino Maia (RN), sumiu da tribuna do plenário, onde batia ponto todo dia.

Duelo vermelho

O PT e o PCdoB se digladiam pelo comando da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. A deputada Jô Morais (MG) é a candidata dos comunistas. Pelo PT os cotados são Marco Maia (RS) e Carlos Zaratini (SP).

Fiquei

O ex-senador e ex-presidente José Sarney alugou um prédio no Lago Sul em Brasília e determinou reforma. Segue o mistério: será escritório ou a futura sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, com seu acervo, hoje alvo de polêmica em São Luís?

Agora vai!

Uma das metas do ex-deputado Dr. Rosinha (PT) como autoridade máxima do Mercosul, cargo assumido ontem, será fazer valer a lei que obriga o hasteamento da bandeira do Bloco na frente dos órgãos públicos no Brasil.

Meu garoto

Depois da aproximação do prefeito de Petrolina (PE), Júlio Lóssio, com o governador Paulo Câmara (PSB), o senador Fernando Bezerra (PSB), que anda estranhado com a Câmara, esboça o lançamento de seu filho, o federal Fernandinho, para a prefeitura. E ensaia costura com PDT e até o futuro PL, de Kassab, que nem nasceu.

Aguardem, aqui

Dos 18 federais do Amapá, seis são novatos. Desfilam entre o deslumbramento e a inquietude. Mas podem. Quem deve se preocupar são os estaduais. Aguardem.

Justiça

O PSDB decidiu levantar na Câmara e Senado a bandeira contra os desmandos do governo Nicolás Maduro, na Venezuela. Um jovem foi morto com um tiro em protesto.

Ponto Final

Piada nas redes: depois do juiz que foi trabalhar com carro de Eike, falta o juiz da Lava Jato chegar ao Fórum comandando um navio-plataforma da Petrobras…

Com equipe DF, SP e Nordeste

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *