Início » Brasil » Reta final: e agora José?
Grita Brasil

Reta final: e agora José?

Onze dias para definir o que irá acontecer conosco e nosso país pelos próximos 1.460 dias do novo, ou velho, governo

Reta final: e agora José?
A coluna Grita Brasil é publicada às quintas

É o que temos para hoje e para os próximos 4 anos

De hoje, quinta-feira, 25, até o domingo da eleição, 5 de outubro, são apenas 11 dias. E podem confiar, pois não foi o IBGE quem falou, eu mesmo fiz questão de pegar um calendário e contar. Enfim, abafa o caso, né?

Quer dizer abafar não dá mais, mas o que fizeram na Petrobras é tão mais grave e tão mais surreal que não vi a presidente subir nas tamancas esbravejando que queria justiça. Tudo bem que ela até disse que isso tem que ser apurado, que ela era a principal interessada na apuração de denúncias de corrupção dentro e fora da Petrobras e blá, blá. Disse ainda que Paulo Roberto jamais foi homem de sua confiança e que não tinha com ele a menor afinidade. Tudo bem que ela o demitiu em 2012, mas ela se esqueceu (talvez) que ela o convidou para o casamento de sua filha em Porto Alegre no ano de 2008, onde Dilma recepcionou Lula, 10 ministros de estado e 11 governadores entre os 400 convidados. Mas isso deve ser só um mero detalhe, né?

Mas ela não disse em nenhum momento que, como presidente, ela se sentia envergonhada de ter tido um escândalo desses no seu currículo. E cá pra nós, ela tem alguma vergonha na cara? Nunca teve. Nunca terá. Ela, o Lula, o Dirceu, o Genoino…

Onze dias para definir o que irá acontecer conosco e nosso país pelos próximos 1.460 dias do novo ou velho governo.

É muito pouco (tempo) para muito (tempo). E aqui não cabe o menos é mais. Acho que nem que tivéssemos mais uns dois meses a coisa ia andar. As campanhas mais parecem uma guerra de acusações sem fim do que um debate saudável do que eu quero para o meu país. Se bem que em se tratando da Dilma o que ela quer não é novidade. O que a Marina quer eu não sei. E não faço questão de saber, pois isso só no caso de uma Presidência sua é que vamos enfim saber e na pele. E o que o Aécio quer talvez seja (ou fosse) a solução para tentarmos mudar.

Mudar sim. Da mesma forma que pensaram os eleitores que elegeram Lula oito anos atrás. Viram nele a mudança. Pena que quem se ferrou com tudo isso fomos todos nós. Se pelo menos a parte que não o queria pudesse ter sido salva, mas não, entramos nas estatísticas também. Então…

O que quero dizer com isso é que toda mudança implica um risco, mas convenhamos que a mudança com o Lula o risco era nítido e extremamente alto. E deu no que deu.

O Aécio não me passa esse medo de arriscar, já a Luciana Genro, o Eduardo Jorge, o Pastor Everaldo e o Levy Fidélix, bem esses poderiam nem ter se candidatado.

As pesquisas não param de sair e mostrar que Dilma sobe um pouco aqui, Marina desce um pouco acolá e que Aécio dá sinais de um respiro. Mas será que esses sinais serão suficientes para derrubar tanto Marina ou Dilma? Acho difícil. Talvez só se acontecer outra catástrofe, algo bombástico que possa derrubar Marina, ou Dilma.

Se bem que esse material bombástico a própria Dilma já produziu nesses quatro anos em que governou e deveria ter sido suficiente para deixar a disputa entre Aécio e Marina. Mas não foi. Como assim né? Como assim!

Mas num país em que Renan Calheiros continua político, Paulo Maluf continua querendo ser candidato, que José Arruda só não chegou aos finalmente porque pegaram ele de jeito, mas que mesmo assim ele deu um jeito de continuar com a família no poder – indicou sua esposa para vice-governadora de Brasília – nada mais normal que uma presidente que fez o que fez continue sendo uma opção do eleitor.

Marina por sua vez pede oração contra as supostas mentiras que estão contando sobre ele querendo que ela caia na desgraça do povo. Alguma coisa até conseguiram fazer com que ela perdesse, mas esses votos podem nem foram para a Dilma e não foram para o Aécio. O que aumentou de 8% para 12% foi o número de eleitores que optariam por anular ou por votar em branco. Mas isso talvez não seja suficiente para tirá-la de vez da disputa. Como disse tinha que ser algo muito obscuro, muito escabroso para que tivesse esse efeito. Algo do tipo: Marina é filha de Lula, mas ele jura que não sabia de nada.

E como diria o saudoso José Wilker no personagem de Giovanni Improtta: “O tempo ruge e a Sapucaí é grande”

A verdade é que, bem a verdade é que se nada demais acontecer vamos ter que nos dividir entre a certeza de que Dilma irá acabar de acabar com o país e a incerteza de onde Marina poderá nos levar e fazer com o já estragado Brasil. É quase uma escolha de Sofia.

Coisas de Dilma!

Dilma consegue me surpreender cada dia mais um pouco. Infelizmente para o mal.

O Sertão vai virar Roma!

Então, sabem Alto Santo? É, no Ceará! É no Sertão. É, sob a seca e a cidade em estado de emergência e que nem time tem na 1ª divisão do futebol. Conhecem? Mas agora vocês vão criar até gosto para conhecer. A presidente está bancando metade dos custos orçados em R$ 1,3 milhão para a construção do que será o Coliseu do Sertão. Um estádio de futebol com capacidade para 20 mil torcedores, número acima dos 16 mil habitantes do local e com a fachada igual ao do Coliseu. Só que Roma não é aqui. E nem o Haiti. (lembra da música?). A outra metade a prefeitura irá bancar.

Foram cinco anos de obras. E segundo a besta quadrada do ex-prefeito Adelmo Aquino, idealizador do Coliseu, a obra ampliará o potencial turístico e trará receitas para o comercio local. Já até antevejo as campanhas: Não pode ir a Roma, não fique triste. Yes, nós temos banana e também temos o nosso Coliseu.

Ou seja, como uma presidente que diz ser séria libera o dinheiro que for para uma obra dessas, sabendo que Alto Santo é um dos 175 municípios do Estado que decretaram situação de emergência devido à seca. E mesmo assim o gramado é irrigado regularmente, meses antes da inauguração prevista para janeiro de 2015.

Isso no mínimo é negligencia da parte do governo federal. E da prefeitura. E falando da prefeitura, eles correm contra o tempo e negociam para receber os jogos do time de Quixadá – cidade a 160 km de distancia – para que o Coliseu do Sertão não vire um elefante branco.

Essa é a presidente que quer ficar mais quatro anos entre nós. Meu Deus!

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

 

24 Opiniões

  1. Vania Assis disse:

    Aécio 45 . Pimenta da Veiga 45. Tenho ojeriza a mentira.

  2. Marluizo Pires Cruz disse:

    O Brasil é um país cíclico que nos últimos anos vem apresentado resultados eleitorais manifestas pelos ciclos dos acontecimentos políticos midiáticos de interesses dos doutrinadores da manutenção do poder, instituído através da conquista distributiva de valores da democracia de voto obrigatório, subjugado as divisões das migalhas de bens do Estado destinado para alguns por transferências direta de renda, visando as bases de sustentação do processo cíclico de poder eleitoral, enquanto os conquistadores do poder apoderam das grandiosas benesses do Estado, sem compromisso de cumprir as promessas eleitorais de gestão eficiente de estruturação dos deveres sociais do Estado, em termo de educação, saúde e segurança. Porquanto restando ao povo para renovar o processo eleitoral analisar as promessas de campanhas eleitorais elegerem o melhor plano de governo acompanhar a execução durante o mandato até as próximas eleições, não votando mais em quem não cumpriu o plano de governo apresentado na campanha eleitoral. Poder individual de o eleitor decretar o fim das promessas não cumpridas.

  3. Adriano disse:

    Aécio prefere jogar lama em Marina e repetir a sordidez petista. Para Aécio, os fins (tentar chegar ao segundo turno) passaram a justificar os meios (tentar sujar Marina). Aécio emporcalha assim seu nome e campanha e isto lhe será cobrado agora e adiante. Aécio não combate com vigor os desmandos petistas, mensaleiros e petrogates, dando a pensar que tem teto de vidro: prefere ‘violar a lei Maria da Penha’ e bater em mulher (Marina) ao invés de encarar o PT.

  4. André Luiz D. Queiroz disse:

    Eu votarei em Aécio Neves no primeiro turno. Seria um grande alívio se ele tivesse chance de ‘liquidar a fatura’ já no dia 5/10. Mas, voltando à realidade que se avizinha, caso Aécio não vá ao segundo turno, mas sim Marina Silva, votarei em Marina! O que não quero, de jeito nenhum, é perpetuar Dilma Rousseff e PT no governo! Chega!!!

  5. Antonio Edmilson de Castro Lima disse:

    Eu não sou adivinho, creio que qualquer brasileiro que tenha um pouco de senso crítico, pode perceber que se esta administração do pt e seus apaniguados continuarem, a sociedade brasileira vai ter que conviver com um governo que além de corrupto, é mentiroso, cínico e o eleitorado brasileiro continuará sendo o medroso de sempre e quando perceber mais uma vez que foi enganado, será tarde demais, as consequências vindouras só DEUS sabe.
    Espero que estas pesquisas que por aí manipulam as pessoas ignorantes de informação, de educação e que em sua maioria são brasileiros carentes de tudo, todos sabemos que as classes D e E é imensa no nosso país e que sempre decidiram eleições. Eu continuo torcendo para que os RATOS deixem a REPÚBLICA.

  6. Beraldo Dabés Filho disse:

    Pra que tanta conversa jogada fora. O PT é imbatível e é melhor a oposiçãozinha incompetente começar logo a velha chororoca. E em 2018 volta o Lula! Podem disparar suas metralhadoras seus hipócritas… Me dou o direito de não resposta. PT Saudações.
    __________________________________________
    NÃO VOTE EM BRANCO E NEM ANULE SEU VOTO!

  7. Joaquim Caldas disse:

    Lula o Ladrão do século XXI,o filho do Brasil está assaltando as Américas!

  8. Joaquim Caldas disse:

    DITADURA É: criar três partidos(PMDB,PT e PSDB) para governar com domínio de partido único.Realizar eleições, escolher seu presidente do povo,criar eleições eletrônicas e fraudá-las.Como não há oposição,o escolhido assume e os derrotados vem à público reconhecendo a derrota para que não haja recontagens de votos.El fim de la democracia? Hasta siempre!

  9. Joaquim Caldas disse:

    Dilma mente com elevada segurança,uma pessoa eleita pelo povo jamais faria o mínimo de suas façanhas.
    Qualquer indicado à ocupar o cargo de presidente desta republiqueta manterá o mesmo sistema criado por FHC,executado pelo PT e assistido pelo PMDB e aliados,que são os mesmos compostos da oposição antiga:MDB.

  10. Joma Bastos disse:

    “Tem momentos que tenho que segurar o vômito”, quando leio textos e comentários daqueles que apoiam as nefastas políticas sociais e econômicas do PT, ao longo destes 12 anos de governação!
    “Tem momentos que tenho que segurar o vômito”, quando leio textos e comentários daqueles que apoiam o terrorismo do Estado Islâmico!
    “Tem momentos que tenho que segurar o vômito”, quando leio textos e comentários daqueles que apoiam os condenados do Mensalão!

  11. Joma Bastos disse:

    Há que aguardar pelo 2º turno, no dia 26 de outubro de 2014.
    Infelizmente existe terrorismo na caça ao voto dos mais de 25 milhões de eleitores beneficiários do Bolsa Família, e resumindo as palavras são, ou votas no PT ou perdes o BF.
    A Dilma criou Desigualdade Social profunda, e esconde do Mundo inteiro esses mais de 25 milhões de desempregados do Bolsa Família, que na prática é manter estes mais de 50 milhões de brasileiros do Bolsa Família na miséria, 2,34 Reais por dia para cada um, servindo esta pobre faixa populacional somente para angariação de votos na alturas das eleições. Há que criar emprego para esta gente, dando-lhes formação profissional e trabalho para que possa ter uma vida com dignidade.
    Não votemos na Dilma!

  12. Francisco Lucena disse:

    Eu já oPTei pelo “Novo Governo”, Quero que o meu país tenha no comando desta grandiosa nação, nesse próximo período, uma mulher mais uma vez, uma mulher forte de “Coração Valente”. Os velhos métodos de governar, nesse momento, servem apenas para tirar todas as lições necessária no sentido de não repetirmos os mesmos erros de sempre, que tão caro custou para a grande maioria do Povo Brasileiro..

    Me preocupa muito ver o grau de parcialidade da grande mídia, que numa demonstração de aquiescência ou cumplicidade esconde fatos aberrantes de uns, enquanto promove uma campanha difamatória e descriteriosa para conseguir atingir objetivos escusos. De sorte, o Povo Brasileiro já consegue distinguir os interesses que rolam e financia, ideologicamente, essa campanha. Nada tenho contra às pessoas dos outros candidatos e dos partidos políticos que integram, todavia, como todos e todas brasileiros e brasileiras tenho a virtude e entendimento para distinguir o que é melhor para min, para a monha comunidade e para o meu país, nesse momento. Dilma está mais preparada, mais focada e mais bem intencionada nos objetivos e meios.

    As conquistas e avanços conseguidos nos últimos 12 anos, permitem a maioria do eleitorado brasileiro perceber objetivamente, as perspectivas e riscos que poderão brotar das urnas que acolherão nossa consciência politicas coletiva, no dia 05 de outubro. Quero e voto por mais educação, mais autonomia política e econômica do Brasil, frente ao mundo, mais igualdade de oportunidade, mais solidariedade e respeito às diversidades, mais empenho e determinação para aprofundar a transparência e controle na gestão da coisa pública.

  13. David Gomes Leal disse:

    O que a presidenta fez… Como assim, cara palida. Não gostar do PT é seu direito. Mas desconhecer as transformaçoes positivas pelas quais passa o país, é curvar-se demais sob o jugo da idiotia maldosa e maucheirosa… Tem momentos que tenho que segurar o vômito. Sinceramente.

  14. José Milton DeQuevedo disse:

    Vou Escolher meus representantes, através de pesquisas profundas sobre seu passado e, também suas convicções!
    Podem até não vencer mas sei que pelo menos mostraram que tem Capacidade de Legislar e Administrar,

  15. helo disse:

    O PSB e a Rede tem poucos nomes. O PT cometeu todos os erros. Um segundo turno em que a Marina se junte aos bons economistas ligados ao Aécio e aos que ela já tem oriundos do PSDB seria bom. Melhor do que se Marina se aproximar dos antigos companheiros do Volta Lula. Aécio com Marina, Marina vence. Marina sem Aécio vence a Dilma. Esta para mim é a questão que guiará a minha decisão. Voto no Aécio no primeiro turno para que Marina se dê conta de que muitos que estão hoje com ela estariam com Aécio se ele tivesse uma boa chance. Se o Aécio tiver uma boa pontuação no primeiro turno e ela se associar a ele, Marina vence no segundo turno. Se isto ocorrer, voto nela.

  16. Áureo Ramos de Souza disse:

    Eu lamento, lamentar o que todos estão lamentando. Ler a matéria de Claudio por sinal um grande repórter que usa suas palavras brincando me lembra muito Joelmir Beting. Melhorar com Marina pode até acontecer agora quem irá vigiar pois Marina ora e vigia todos os dias por ser uma evangélica e veio de classe pobre. Se quando ela lá chegar e continuar se lembrando que foi pobre e passou fome tudo bem e se ela se esquecer e for comer caviar e ficar viajando conhecendo o mundo. É muito complicado mesmo assim para o PT deixar o Brasil eu voto em MARINA

  17. Mauricio Souza disse:

    Desculpa, mas Dilma e Aécio são ruins de maneira igualitária. Nenhum dos dois tem planos e estratégias explicitas para um futuro governo como presidente da República. Ficam apenas trocando insultos, e desmerecendo um ao outro. Sim, campanha política está um lixo e não tem escolhas boas. De todos os candidatos em questão, apenas Luciana Genro e Marina tiveram coragem de mostrar a pauta de governo, sendo assim, vulneráveis a críticas de todas as oposições. Não gosto dos ideiais da Luciana, muito pelo contrário, acho ela meio idealista e radical demais, porém, ela tem plano de governo. A Marina, por mais que ela seja contraditória, ela tem plano de governo. Agora Dilma e Aécio querer pedir voto apenas por confiança; é ridículo!

    Enfim, essas eleições deveriam ser o palco de discussão e mostra de como resolver os problemas sociais e econômicos do Brasil, no entanto, o que se vê é um futuro incerto e muito nebuloso para o futuro do Brasil.

    Acredito que ao invés de usar a frase de salve as baleias, deveria usar um “salve o Brasil”, já que à 11 dias da eleição, eu não encontrei NENHUM político que me representa, em nenhuma escala, seja governo federal, até dep. estadual. A situação é trste =(

  18. martha disse:

    boa tarde! nada contra, todos nós temos nosso ponto de vista e respeito muito, porém acho que com todas estas afirmativas vc deve ser um grande conhecedor do nosso país e de nossa política ok!!penso que, quem tem tamanho conhecimento deve passar certezas positivas para os leitores e eleitores.indicando um DEUS para governar com inteligencia e sabedoria, porque se formos olhar o outro lado da moeda e se voltarmos no tempo, sempre foi assim , não importa se pelo menos algumas coisa é feita, ou se outro presidente foi mal , entra um , entra outro ninguém é remediavelmente bom , eu francamente depois que li o que vc escreveu eu votaria em vc,. com certeza daria o meu voto com alegria e esperança , e poderia afirmar que agora o carro anda pra frente. uma nação é igual digamos assim ; um computador, cada um que toca na máquina pra querer aperfeiçoa-la tenta isso , tenta aquilo da seus tropeços , mas vai nivelando até aperfeiçoa-la e para isso exige consideravelmente muitos erros, e afirmo pra vc a tecnologia não é 100%perfeita, tudo todos tem o lado positivo e o negativo ok.quero dizer com isso que , nada contra pelo amor de DEUS , mas vc falou do Lula , bom olhando do outro lado da moeda, apesar de ser considerado um analfabeto e a forma como ele discursa, que já foi piada para muitos, eu acho, veja bem, apenas vendo o outro lado , que até que fez alguma coisa, mesmo com seus adversários pisotiando em cima , seus comparsas traindo, onde levou ao escandalo do mensalão. se vc está competindo algo vc vai ter que tentar de tudo , seja lá o que for , seus adversários vão fazer de tudo para atrapalhar. eu particularmente acho incrivel e de muita coragem quem entra no disputa da política, porque é uns dos esportes ,digamos assim, mais disputados, sem respeito algum ao seus adversários, resumindo baixo. DEUS , NÃO CONSEGUIU SEPARAR O JOIO DO TRIGO. quero dizer com isso que: tudo, exatamente tudo neste mundão de DEUS, as vezes para ficar bom tem que ficar ruim , para depois tornar a ficar bom e satisfazer alguns , totalmente agradar a todos nem JESUS conseguiu agradar.

  19. JESUS R. DE ARAUJO disse:

    Sinceramente, estou enojado destes políticos, que nada fazem pelo Brasil, e que com discursos vazios e eleitoreiros, vivem enganando o povo. Aliás, nós temos um “rebanho de gatos” com altos salários, regalias e uma série de benefícios que um pobre trabalhador não tem… Pois um empregado no Brasil trabalha de janeiro até maio, simplesmente para pagar todos os impostos durante o ano. É um absurdo! E não tem suporte em saúde, educação, e segurança… Infelizmente, desde o Império, os nossos governantes já ganhavam comissão para fazerem empréstimos. FHC, Lula, Dilma, Aécio e Marina, são todos gatos do mesmo saco! Aliás, Lula, Dilma e Marina foram os fundadores do PT. Marina ganhou a boquinha no Ministério do Meio Ambiente, e que nada fez, ( e só ajudou seus parentes…) e hoje tem parte de sua campanha política paga com o Banco ITAÚ e Banco J. Safra, poderosos banqueiros que só pensam em si, e estão aos poucos arruinando a economia brasileira. Dilma com sérios problemas com a Petrobrás, que está totalmente desvalorizada lá fora… Aécio, apenas governou para a capital de Minas, pois o interior do estado foi esquecido durante seu governo. E o pior, até hoje não explicou a construção do Aeroporto em terras de sua familia, com o custo exorbitante de 14 milhões do erário público. TADINHO DE NOSSOS POLÍTICOS são tão ingênuos! Não sabem de nada! Não desviam nada!!! Ganham somente um salário mínimo!
    Trabalhei muitos anos na Europa, e ví muitos empresários e políticos importantes andando de trem ou de bicicleta.
    E, segundo a imprensa européia (jornais e revistas) eles não ganhavam acima de 4 a 5 mil euros (de 12 a 15 mil reais). E, aqui no Brasil, um presidente, senador ou deputado ganha apenas Cr$ 724,00, um salário mínimo! SERÁ! Será que um político ganha somente isto? Acorda Brasil! Mas não vote em branco!

  20. Carlos disse:

    Vai ser de novo o velho governo porque sa urnas elatrônicas já estão programadas para dar a vitoria a dilma.

  21. Paulo Fernando disse:

    Será que a grande maioria não vê nada. será que tudo está ótimo e normal. é hora de acordar para um novo tempo. Voto em Aécio.

  22. cardoso disse:

    comentario de um sofredor apaixonado.

  23. olbe disse:

    Claudio, vc já disse tudo, nada a acrescentar..perfeito tb continuo estupefacta diante deste terrível cenário que pode dar a vitória ao PT se os outros votos forem divididos entre Marina e Aécio..O que devemos fazer? SOCORRO!!!!!!!

  24. Patrícia Bretas disse:

    O “Coliseu sertanejo” já é um absurdo, mas absurdos outros há, e ainda piores: Dilma tem dado milhões de dólares para Cuba, Bolívia e Venezuela. Os haitianos que chegam aos montes aqui no Brasil têm logo recebido cidadania brasileira e Título de Eleitor…

    Como pode?? Meu Deus!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *