Início » Brasil » Revolução Praieira
NESTA DATA

Revolução Praieira

No dia 7 de novembro de 1848, começa uma das grandes batalhas regionais do tempo do Império: a Revolução Praieira

Revolução Praieira
Os conflitos se espalharam pelas ruas de Recife (Foto: Mundo Educação)

No dia 7 de novembro de 1848, começou a Revolução Praieira em Olinda, Pernambuco. Esta foi uma das grandes batalhas regionais do tempo do Império. Cerca de 1,5 mil manifestantes lutaram em vão contra a tropa imperial. Mais de 500 rebeldes foram mortos, cerca de 300 foram presos e o resto fugiu do país.

A batalha ocorreu entre 1848 e 1850. Na época, o Brasil vivia o Segundo Reinado, logo depois da Regência. A revolução foi uma espécie de movimento separatista junto com disputas partidárias pelo poder, além de revolta popular contra as más condições de vida. A revolta foi influenciada por outras revoluções liberais que ocorreram na Europa.

Muitos brasileiros estavam insatisfeitos com o governo imperial. Pernambuco era a província mais importante do Nordeste, graças aos engenhos de açúcar. No entanto, como os engenhos eram de famílias poderosas e influentes na política brasileira, a população estava insatisfeita com a concentração fundiária e com o poder político na mão de tão poucos. Para piorar, o comércio local era dominado por portugueses, o que revoltava os comerciantes brasileiros.

Neste cenário de insatisfações, o Partido da Praia foi criado para se opor ao Partido Liberal e ao Partido Conservador, ambos dominados por duas famílias poderosas que faziam acordos políticos entre si.  As lutas internas entre os partidos e os grupos políticos da época que disputavam o poder resultaram em uma série de revoltas provinciais. A última delas foi a Revolução Praieira, cujo nome foi uma homenagem ao Partido da Praia, fundado pelos revolucionários.

Fontes:
Mundo Educação-Revolução Praieira
Britannica-Revolução Praieira

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    Para onde será que foi o resto que fugiu do país?

    O Uruguai é tão longe de Pernambuco!

  2. Almanakut Brasil disse:

    Chico Science e Nação Zumbi – A Praieira

    Reverberre Canal

    youtube.com/watch?v=jE6p22nz7CU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *