Início » Brasil » Risco Gabrielli
COLUNA ESPLANADA

Risco Gabrielli

Cotado como potencial presidente da Petrobras, caso Haddad se eleja presidente, Sérgio Gabrielli está impedido de ascender ao cargo pela nova Lei das Estatais

Risco Gabrielli
Nova Lei das Estatais barra Gabrielli na Petrobras ou em qualquer cargo de estatal (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Comemorado por uns, e rejeitado por outros, como potencial presidente da Petrobras caso Haddad se eleja presidente da República, o coordenador da campanha do petista ao Planalto, José Sérgio Gabrielli, é carta fora do jogo do Poder se vislumbra essa hipótese. Ele, que já ocupou por anos o cargo, fica proibido pela nova Lei das Estatais (nº 13.303), sancionada em 2016. O Artigo 17, Parágrafo Segundo, Inciso II da Lei é claro: é vedada a indicação para cargo de conselho de administração e diretoria quem atuou, nos últimos 36 meses, “como participante de estrutura decisória de partido político ou em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral”.

Time inteiro

A Lei barra não só Gabrielli na Petrobras ou em qualquer cargo de estatal, em eventual Governo Haddad, como também a sua trupe de técnicos que o segue na campanha.

Primeira infância

A Rede Nacional Primeira Infância lançou a campanha “Criança é Prioridade nas eleições 2018”. O objetivo é fazer com que os candidatos aos Governos dos estados e os presidenciáveis assinem termo de compromisso garantindo que vão criar políticas que garantam os direitos das crianças de zero a seis anos, ou cumprir as que já existem.

Falta muito

Acredite, dos 199 candidatos a governos de estados, a duas semanas da eleição apenas 29 assinaram o documento se comprometendo. O documento lembra que, hoje, tratam-se de nada menos que 19 milhões de crianças. Estados em que tiveram assinaturas: DF, PI, PE, MA, RO, TO, SC. GO. RS, RN e CE.

Presidenciáveis

Alvaro Dias (Podemos), Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) já assinaram o documento. Hoje, quem rubrica o compromisso é o petista Fernando Haddad (PT). Líder nas pesquisas, Jair Bolsonaro ainda não, porque está internado.

Mercadinho 2.0

Mais sobre a articulação para a reabertura do Mercadinho São José, polo gastronômico e cultural em Laranjeiras, no Rio, cujo imóvel é do INSS: a MP 852, abre o caminho para a transferência de propriedade do prédio decano para a Secretaria de Patrimônio da União – e o Governo já articula a cessão do imóvel para o Ministério da Cultura.

Copo na mesa

Sob a tutela do MinC, caberá à pasta regulamentar a situação do prédio para a reabertura dos bares, restaurantes e galeria – em contrato com os inquilinos. As negociações passam pelo presidente do INSS, Edison Garcia, o ministro Sá Leitão (Cultura) e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia – estes dois últimos moradores do Rio e entusiastas da reabertura do Mercadinho.

Memória

Conforme antecipamos, o INSS levantou os seus mais de 5 mil imóveis no país para fazer leilão de boa parte deles. Na lista estavam o Mercadinho e Teatro Cacilda Becker.

Previdência, de novo

Michel Temer vai derrubar por duas semanas, em novembro, a intervenção federal na Segurança do Rio para tentar aprovar um texto de consenso da reforma da Previdência – mesmo que seja paliativa, como a de Governos anteriores. Antecipamos no dia 7 de maio que ele tentaria retomar a votação.

Sem crise

A despeito da crise financeira do estado do Rio, a Secretaria de Educação colocou os salários dos professores em dia, e 100% das escolas estão em reforma – grandes ou pequenas – afirma o secretário Wagner Victer.

MERCADO

Cases na ONU

As Lojas Americanas e B2W Digital patrocinam hoje em Nova York , na sede da ONU, o ‘SDGs in Brazil – the Role of the Private Sector’, evento da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que apresentará histórias bem-sucedidas de empresas brasileiras, em alinhamento à Agenda 2030.

Cases na ONU 2

A MRV Engenharia também baixa em Nova York, na sede da ONU. Seus executivos participam, hoje, de seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. A ideia é apresentar ao mundo suas práticas sustentáveis no canteiro.

______________________

ESPLANADEIRA

Consultor treinado pelo Serviço de Inteligência israelense, Daniel Schnaider, sócio-diretor da SCAI Group, lança Pense com calma, aja rápido – um Guia Prático para Decisões de Impacto, do selo Best Business, da Record. A Receita Federal instituiu novo cadastro de atividade econômica para produtores rurais e pessoas físicas (CAEPF).

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Moura disse:

    “Risco Gabrielli” – A refinaria Abreu Lima em Pernambuco (ou Abreu Lula?) que custou quase 10 vezes o orçamento inicial, é das mais caras refinarias já construídas no mundo e opera hoje com cerca de 50% da capacidade nominal…
    A “fantástica e faraônica obra”, eleitoreira e inviável, foi concebida (juntamente com o fanfarrão Hugo Chavez, que nunca colocou um tostão na obra) na famigerada gestão petista (Lula na presidência – megalomania pura!) com o Gabrielle no comando da Petrobrás. Que este petista jamais volte a ocupar a presidência da empresa!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *