Início » Brasil » Ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China
Brics

Ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China

Relatório sugere que o ranking das maiores economias emergentes vai mudar ainda este ano

Ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China
Da esquerda para a direita: Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Dilma (Brasil), Xi Jinping (China) e Jacob Zuma (África do Sul) (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

De acordo com um relatório do banco Merrill Lynch sobre o desempenho dos Brics, o ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China. Com um melhor desempenho, a economia indiana vai ultrapassar a do Brasil até o final de 2015, e assim vai se tornar a segunda maior do grupo, perdendo apenas para China. Desta forma, o ranking global de economias muda e o Brasil pode cair da sétima para a oitava posição.

No ano passado, a Índia Já havia desbancando a Rússia, que assim como o Brasil, vem enfrentando uma crise acentuada. A previsão do banco é que economia russa tenha o pior resultado do grupo neste ano.

Além disso, a economia indiana também pode ultrapassar a francesa e a britânica até 2019, segundo o Merrill Lynch.

A Índia é um grande importador de petróleo e vem se beneficiando dos baixos preços do produto no mercado internacional, enquanto grandes exportadores, como a Rússia, saem perdendo. Além disso, a equipe econômica e o governo indiano também conseguiram conquistar a confiança dos mercados, segundo os especialistas.

Fontes:
BBC Brasil-'Índia já cresce mais que China e ultrapassará Brasil em ranking de economias'

2 Opiniões

  1. helo disse:

    A Índia valoriza e investe em Educação, 4 prêmios Nobel. Sem petróleo, superpopulação, guerras históricas nas fronteiras, se empenha em oferecer educação séria e de qualidade. O Brasil com geografia privilegiada, petróleo, paz nas fronteiras, teve 2 maus presidentes. Lula, o rei da negociação, que valoriza e até se orgulha do pouco estudo. Em 2014 o percentual de investimento do governo na Educação foi negativo, isto é decresceu, enquanto o gasto com a área governamental cresceu 143%.
    O sucesso da Índia é o resultado de uma complexidade de inovações. O fracasso do Brasil se deve sobretudo à falta de idéias. Faltam idéias e seriedade na Educação. Na Economia faltam idéias e responsabilidade e sobram receitas atrasadas e de mau resultado. Reina o populismo. Só na corrupção fomos inovadores. Uma vez descoberta por Jefferson, a corrupção se revelou como modo de governar, por muitos apresentada como justificativa e até motivo de orgulho.

  2. Beraldo Dabés Filho disse:

    Os interesses geo-político-econômicos dos ianques explicam como uma nação que convive, dentre outras mazelas, com estupros coletivos, pode ter bomba atômica e crescimento econômicos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *