Início » Brasil » Rodrigo Maia é eleito o novo presidente da Câmara
DISPUTA DECIDIDA EM 2º TURNO

Rodrigo Maia é eleito o novo presidente da Câmara

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, Rodrigo Maia ficará no cargo até 31 de janeiro de 2017

Rodrigo Maia é eleito o novo presidente da Câmara
'Nós vamos governar essa Casa juntos. Nós vamos devolver a soberania ao plenário', afirmou Maia (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Em uma disputa decidida em segundo turno, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, na madrugada desta quinta-feira, 14, o novo presidente da Câmara dos Deputados.

De um total de 460 deputados presentes na sessão, Maia obteve 285 votos, contra 170 do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), apontado como o candidato favorito do governo. Houve cinco votos em branco. No primeiro turno, Maia obteve 120 votos, contra 106 de Rosso. O ex-ministro Marcelo Castro (PMDB-PI) ficou em terceiro lugar, com 70 votos.

A eleição para a presidência da Câmara foi acelerada após a renúncia, na semana passada, do então presidente afastado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que teve seu mandato suspenso em maio pelo STF. Desde então, a Câmara estava sendo comandada pelo vice-presidente Waldir Maranhão (PP-MA).

Rodrigo Maia, que é filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), ficará no cargo até 31 de janeiro de 2017, quando terminaria o mandato de Eduardo Cunha.

O DEM, partido de Rodrigo Maia, faz parte do governo Michel Temer, mas não integra o chamado “Centrão”, um bloco informal que reúne siglas mais de centro-direita e que são a base de sustentação do Planalto.

Rodrigo Maia chegou a ser cogitado para a liderança do governo na Câmara, mas foi preterido por André Moura, líder do PSC, que contou com o trabalho de Cunha nos bastidores. Após este episódio, Maia, que até então era considerado um aliado de Cunha, se afastou do peemedebista.

Em discurso após o anúncio da vitória, o novo presidente da Câmara dos Deputados agradeceu “ao PSDB […], ao PSB, ao PPS e ao DEM, meu partido […] Aos partidos que me ajudaram no segundo turno […]”, ressaltando que “vamos, a partir de amanhã, governar com simplicidade. […] Nós temos que pacificar esse plenário, temos que dialogar com a maioria, com a minoria”.

Fontes:
G1 - Rodrigo Maia vence Rosso no 2º turno e é eleito presidente da Câmara

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *